As 10 incríveis propriedades das nozes

15 Novembro, 2019
As nozes são fonte de vitaminas e de nutrientes que favorecem o desenvolvimento de nosso corpo, já que fortalecem o sistema imunológico e nos ajudam a prevenir doenças.

Você conhece as maravilhosas propriedades das nozes? Elas são uma variedade de oleaginosas provenientes da nogueira, uma árvore originária da Ásia Menor e Europa. É um alimento que pode ser ingerido cru ou como ingrediente de vários pratos e sobremesas.

Apresenta um formato muito singular, que se assemelha ao cérebro humano. A polpa é branca, coberta por uma fina camada de cor amarelo-castanho e, em seguida, outra camada mais dura, redonda e grossa, mais escura.

Propriedades nutricionais das nozes

Embora sejam conhecidas como alimentos com alto teor calórico, as nozes são valorizadas por sua significativa contribuição de nutrientes essenciais. São até catalogados como um alimento saudável, capaz de promover o bem-estar em muitos aspectos. De acordo com as informações publicadas na revista Nutrients, este alimento fornece:

  • Proteínas
  • Gorduras saudáveis
  • Fibras
  • Antioxidantes
  • Esteróis
  • Minerais (sódio, potássio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, cálcio)
  • Vitamina B e vitamina E

Ainda que se trate de um fruto pequeno e difícil de abrir graças à sua casca dura, é um alimento delicioso, com muitos benefícios para um bom desenvolvimento do organismo.

As principais propriedades das nozes

As nozes se tornaram um dos aperitivos mais consumidos em todo o mundo. Embora possam ser adicionados em várias receitas, há quem prefira comê-las no lanche em sua forma natural, pois são saciantes e não afetam a dieta.

Embora o seu conteúdo de gordura seja um pouco alto, grande parte é do tipo saudável. Além disso, contribui significativamente com proteínas e fibras alimentares, cuja assimilação é essencial para promover a saúde. Vejamos abaixo as suas 10 propriedades mais destacadas.

1. As nozes são anti-inflamatórias

Noz-moscada= propriedades das nozes

De acordo com uma pesquisa publicada no Maturitas Journal, as nozes funcionam como um anti-inflamatório natural. Portanto, é um alimento que reduz o risco de doenças crônicas e o envelhecimento precoce das células.

Visite este artigo: Tratamento milagroso: mel, amêndoas e nozes

2. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

O consumo de nozes pode servir de suporte para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com um estudo da Nutrition Research, esse alimento ajuda a reduzir altos níveis de todos os tipos de colesterol, exceto o chamado “bom colesterol” ou HDL.

Como alguns sabem, ter níveis elevados de colesterol é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame. Portanto, as nozes, como contêm ácidos graxos e fibras saudáveis, proporcionam um efeito protetor.

3. Favorece a circulação sanguínea

Coração e circulação sanguínea

Além de cuidar de nossa saúde cardíaca, a noz pode ser útil para obter uma melhor circulação sanguínea. Isso se deve a sua concentração de vitamina B3.

De fato, um estudo recente publicado na revista Nutrients, enfatizou que o consumo de nozes e outros frutos secos melhora a função vascular. Também relaxa os vasos sanguíneos e, como consequência, reduz a possibilidade de sofrer de doenças cardiovasculares.

4. Ajuda a diminuir o peso

Apesar de ser um alimento altamente calórico, o consumo moderado de nozes é benéfico para ajudar na perda de peso. Embora ela não queime gordura, favorece o controle do apetite para limitar a ingestão calórica diária.

De acordo com uma revisão publicada no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition:

“Os ensaios que contrastam a perda de peso através de regimes que incluem ou excluem nozes indicam melhor conformidade e uma maior perda de peso quando elas são permitidas”.

5. Melhora o sistema nervoso

Sistema nervoso

Os ácidos graxos ômega 3 e 6 das nozes estimulam o funcionamento do sistema nervoso central, o que permite um melhor funcionamento dos neurônios e uma boa atividade cerebral.

Além disso, um estudo publicado pela Plant Foods for Human Nutrition determinou que, com o consumo de nozes, melhoramos a memória e aumentamos a nossa capacidade de aprendizado.

Não sabia? 6 maneiras de manter seu sistema nervoso saudável

6. Fortalece o sistema imunológico

Os nutrientes contidos nas nozes, incluindo vitaminas B e E, ácidos graxos e antioxidantes, são benéficos para a atividade do sistema imunológico. Portanto, eles influenciam positivamente sua resposta à presença de agentes patógenos.

7. Previne problemas hepáticos

Fígado

Uma doença hepática é aquela que prejudica de maneira significativa o fígado, comprometendo o seu funcionamento. Portanto, é muito importante conhecer os alimentos que podem desintoxicar e proteger o fígado, evitando danos.

Nesse sentido, as nozes devem ser mencionadas de maneira especial, pois, como destacado em uma publicação no World Journal of Gastroenterology, tem um efeito protetor no fígado contra condições como fígado gorduroso não alcoólico.

8. Previne a osteoporose

A osteoporose é uma doença que diminui a massa óssea, tornando os ossos mais finos e frágeis. Além disso, podemos destacar que há um maior risco de osteoporose quando se tem deficiência de cobre, cálcio e magnésio.

Felizmente, as nozes são ricas nesses minerais e, portanto, contribuem para manter uma boa saúde óssea. Elas ainda se destacam na lista de alimentos recomendados para proteger os ossos da deterioração causada pelo envelhecimento.

9. Melhorar o humor

Homem com carinha feliz e triste

Os momentos de estresse, cansaço e desânimo, às vezes são causados por uma carência significativa de nutrientes. Há quem combata essa carência comendo doces, mas as nozes, assim como outras oleaginosas, são igualmente eficazes.

As suas vitaminas, minerais e antioxidantes melhoram o humor de quem as consome, portanto, comer uma noz por dia é benéfico para aliviar o estresse.

10. Cuidado com a pele

Para obter uma pele saudável, macia e jovem, é necessário obter vitamina E, que é abundante nas nozes. Fazendo uso de máscaras ou do óleo de nozes, podemos dar um cuidado completo à nossa pele.

Riscos do consumo excessivo de nozes

Como com qualquer outro tipo de alimento, as nozes sempre devem ser consumidas com moderação. É recomendável consultar um especialista em nutrição que nos indique a quantidade ideal para consumir diariamente.

Se abusarmos das nozes, podemos apresentar cálculos renais por causa das quantidades de ácido oxálico que elas contêm.

Propriedades das nozes: conclusões

Para concluir, o consumo moderado de nozes é muito benéfico para a saúde. Além disso, recomendamos que você tenha uma dieta equilibrada e atividade física adequada. Dessa forma, poderá tirar proveito de todos os benefícios deste fruto seco.

  • Ros E. Health benefits of nut consumption. Nutrients. 2010;2(7):652–682. doi:10.3390/nu2070652
  • Chorba TL, Holman RC, Strine TW, Clarke MJ, E. B. D. the frequency and preventability of adverse drug reaction-related, & Study., admissions to an I. U. H. a cross-sectional. (n.d.). Pubmed_Result. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9414630
  • Grosso, G., & Estruch, R. (2016, February 1). Nut consumption and age-related disease. Maturitas. Elsevier Ireland Ltd. https://doi.org/10.1016/j.maturitas.2015.10.014
  • Lee, Y. J., Nam, G. E., Seo, J. A., Yoon, T., Seo, I., Lee, J. H., … Kim, N. H. (2014). Nut consumption has favorable effects on lipid profiles of Korean women with metabolic syndrome. Nutrition Research34(9), 814–820. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2014.08.011
  • Mattes, R. D., & Dreher, M. L. (2010, March). Nuts and healthy body weight maintenance mechanisms. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition.
  • Morgillo S, Hill AM, Coates AM. The Effects of Nut Consumption on Vascular Function. Nutrients. 2019;11(1):116. Published 2019 Jan 8. doi:10.3390/nu11010116
  • Haider, S., Batool, Z., Tabassum, S., Perveen, T., Saleem, S., Naqvi, F., … Haleem, D. J. (2011). Effects of Walnuts (Juglans regia) on Learning and Memory Functions. Plant Foods for Human Nutrition66(4), 335–340. https://doi.org/10.1007/s11130-011-0260-2
  • Gupta V, Mah XJ, Garcia MC, Antonypillai C, van der Poorten D. Oily fish, coffee and walnuts: Dietary treatment for nonalcoholic fatty liver disease. World J Gastroenterol. 2015;21(37):10621–10635. doi:10.3748/wjg.v21.i37.10621
  • Plawecki K, Chapman-Novakofski K. Bone health nutrition issues in aging. Nutrients. 2010;2(11):1086–1105. doi:10.3390/nu2111086
  • Ros, E. (2010). Health benefits of nut consumption. Nutrients, 2(7), 652–682. https://doi.org/10.3390/nu2070652