6 formas de manter o sistema nervoso saudável

· 2 de dezembro de 2015
Além de levar uma dieta equilibrada e de praticar exercícios, poder usufruir de um sono reparador é fundamental para que o nosso organismo funcione corretamente.

Você sabia que existem formas naturais de cuidar do sistema nervoso e de mantê-lo equilibrado? Neste artigo, ensinaremos 6 formas de manter o sistema nervoso saudável.

Isso se reflete, em grande medida, na nossa qualidade de vida, em nossa rotina e em nossos relacionamentos, já que nos permite atuar sempre com serenidade, para enfrentar as dificuldades habituais, sem que nos causem um grande estresse ou impacto emocional.

Alimentação equilibrada

A alimentação que nos ajuda a regular o sistema nervoso é aquela que não foi processada, ou seja, quanto mais natural, melhor. Quanto maior for o tratamento de um alimento, menos energia vital terá e menos nutrientes nos fornecerá.Alimento

Como alternativa, uma simples maçã recém-colhida da árvore pode nos fornecer tudo o que necessitamos para melhorar o nosso estado de ânimo.

Recomendamos os seguintes alimentos:

  • Frutas e verduras: muitas delas devem ser consumidas cruas ou em sucos e batidas.
  • Legumes
  • Ovos
  • Cereais integrais: aveia, milho, quinoa, arroz, etc.
  • Bebidas vegetais
  • Oleaginosas, sem fritura e sem sal
  • Frutas secas sem açúcar
  • Sementes germinadas
  • Algas
  • Cogumelos

A carne e o peixe, desde que sejam de boa qualidade, podem ser consumidos de acordo com as necessidades nutricionais de cada um. É importante alternar a proteína vegetal com a animal, para não abusar desta última.

Veja também:  Dietas Equilibradas Para Todos

Recomendamos!

Suplementos para manter o sistema nervoso saudável

Existem alguns suplementos que podem nos ajudar nas fases em que nos sentimos nervosos, quando não descansamos bem ou quando estamos vivendo momentos complicados. Podem ser tomados durante um a três meses, seguidos de uma pausa:

Tenha um sono reparador para manter o sistema nervoso saudável

Dormir bem é fundamental para que o organismo se recupere e para nos levantarmos com energia e bom humor. E, para isso, devemos evitar tudo aquilo que dificulta ou impede o sono. Devemos nos acostumar a estes bons hábitos:

  • Jantar antes das 8 horas da noite e sempre alimentos rápidos e de fácil digestão.
  • Não tomar estimulantes no jantar, como bebidas de cola, açúcar branco, café ou álcool.
  • Evitar frutas à noite, exceto a pera, a maçã, o mamão ou o abacaxi.
  • Realizar alguma atividade relaxante antes de deitar, como ler, escutar música clássica, fazer alongamentos ou meditação.
  • Não deitar pensando nas preocupações do dia; em vez disso, visualize imagens relaxantes e com pensamentos positivos.
  • Tente estabelecer um horário todos os dias e não deite-se depois das 11 horas da noite, sempre que possível.

ExercícioExercicio

O exercício é um grande harmonizador do sistema nervoso. Os seus efeitos positivos são imediatos, sendo que no dia em que realizamos o exercício, podemos sentir como beneficia nosso estado de ânimo, nossa energia e também o nosso descanso noturno.

  • Se durante o dia tivermos uma rotina muito sedentária, devemos escolher, de preferência, exercícios do tipo cardiovascular, com a intensidade adaptada a cada pessoa.
  • Como alternativa, se durante o dia realizarmos uma atividade física, devemos optar por esportes mais relaxantes e alongamentos, como a ioga, tai-chi, Pilates, etc.

Uma opção que combina bem esses dois aspectos é a natação. Se morarmos perto de um parque, também podemos sair para caminhar por ao menos meia hora por dia.

O melhor momento do dia para realizar exercícios depende de cada pessoa, de sua rotina e de suas necessidades.

Recomendamos a leitura: 10 sintomas de doenças cardíacas que ignoramos

Contato com a natureza para manter o sistema nervoso saudávelContato-com-a-natureza

Um dos motivos pelos quais, atualmente, existem tantas pessoas sofrendo de estresse, ansiedade e de outras desordens nervosas é por termos perdido o contato com a natureza.

A vida nas cidades nos afastou de elementos tão equilibrantes como a cor verde da vegetação, o azul do mar e do céu, o cheiro da chuva sobre a terra molhada, a água pura e viva de nascentes, rios e praias, etc.

Devemos recuperar o contato com a natureza, pelo menos, nos finais de semana. Podemos organizar excursões, piqueniques ou escapadas, perder os maus hábitos e tirar os sapatos para caminhar sobre a areia ou a grama, contemplar um amanhecer ou um anoitecer, etc.

Estes remédios são uma terapia infalível para qualquer alteração nervosa e, além disso, à medida que os colocamos em prática, vamos querer sempre mais.