8 alimentos que ajudarão você a limpar as artérias

· 22 de novembro de 2015
Você conhece a aterosclerose? É o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes das artérias, que podem levar ao seu estreitamento e obstrução.

A aterosclerose é a causa mais comum de problemas cardiovasculares graves, como o infarto e a morte súbita. Neste artigo, falaremos sobre como a alimentação adequada pode ajudar você a limpar as artérias e prevenir esse mal.

Alimentação: fator essencial para a saúde ou para a doença

A alimentação tem um papel fundamental em nossas vidas e, dependendo das decisões que tomarmos, pode influir para o nosso bem ou para o mal.

Atualmente, aumentou muito a quantidade de pessoas diagnosticadas com doenças cardiovasculares. O mais preocupante é que grande parte desse aumento tem a ver com o tipo de dieta dos pacientes.

Uma alimentação rica em gorduras saturadas, açúcares e carboidratos pode afetar de maneira direta a saúde arterial e cardíaca, já que, a médio e longo prazo, aumenta os níveis de lipídios no sangue, gera obstruções e desenvolve diversas afecções.

A boa notícia é que, se cuidarmos de nossa alimentação, podemos dar ao corpo os nutrientes de que precisa para limpar as artérias e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

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Confira abaixo os oito melhores alimentos para diminuir o colesterol alto e limpar as paredes arteriais.

1. Alho

a limpar as artérias

O alho contém alicina, uma substância benéfica para a saúde cardiovascular. Esse alimento é um poderoso anticoagulante e tem a capacidade de evitar a trombose, diminuir os níveis do colesterol ruim e atuar como coadjuvante no tratamento da pressão alta.

Por ser uma fonte de compostos antioxidantes, o alho contribui para reduzir o impacto negativo dos radicais livresTambém demonstrou ter um efeito positivo no aumento do colesterol bom, além de purificar o sangue, permitindo uma circulação mais eficaz.

2. Azeite de oliva

O azeite de oliva contém ácidos graxos essenciais que contribuem para limpar as artérias e reduzir o colesterol, minimizando risco de danos ao coração.

Por ser um tipo de gordura monossaturada, tem menor risco de se oxidar, ou seja, não vai acabar formando placas nas paredes arteriais. Pode-se aproveitar o azeite de oliva para temperar saladas, sopas, ensopados.

3. Abacate

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Composto por uma polpa verde de sabor delicioso e muito versátil, o abacate é uma fruta com muitas propriedades para a saúde cardiovascular, graças ao seu alto teor de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais.

Seu consumo moderado tem um efeito positivo no controle de níveis de colesterol e, além disso, proporciona ao corpo gorduras saudáveis para seu funcionamento.

4. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria bastante utilizada na culinária, mas também é valorizada desde a antiguidade por suas propriedades energética e medicinal.

Seu composto ativo, a curcumina, é um antioxidante importante, que pode diminuir a ação de radicais livres, para proteger as células do dano oxidativo. Além disso, seus polifenois diminuem o risco de doenças cardíacas para evitar o dano arterial relacionado à obstrução. A cúrcuma é estimulante e fortalece a circulação.

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5. Peixes gordurosos

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Os peixes gordurosos, ou de água fria, são uma das maiores fontes de ácidos graxos ômega 3, essenciais para o ótimo funcionamento do organismo e a diminuição do colesterol.

Já há alguns anos, o consumo de, no mínimo, duas porções semanais vem sendo promovido a fim de alcançar as doses que ajudam a proteger o coração.

Entre esses peixes, podemos destacar:

  • Salmão
  • Atum
  • Cavala
  • Truta
  • Sardinha

6. Tomates

Utilizados em ensopados, molhos, sopas e muitas outras delícias, os tomates são uma fonte de nutrientes e compostos essenciais para o organismo. Seu alto teor de licopeno, um poderoso antioxidante, ajuda a evitar que o colesterol se oxide e grude nas paredes arteriais.

Também proporciona ao corpo uma quantidade importante de fibras, que ajuda a purificar o organismo para eliminar o excesso de gordura. A vitamina C presente no tomate também atua como um antioxidante natural, capaz de melhorar o metabolismo lipídico e celular.

7. Aveia

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Considerada como o cereal mais completo que existe por seu alto valor nutricional, a aveia é uma fonte de fibras com baixos índices de carboidratos. Esse nutriente, somado à sua capacidade de absorver até sete vezes seu peso em água, pode diminuir a capacidade do colesterol de grudar nas paredes das artérias.

O farelo de aveia também é excelente para quem quer perder peso e prevenir a aterosclerose e outros problemas do coração.

8. Maçãs

Comer uma maçã por dia faz bem para a saúde em geral, mas em especial para tudo relacionado ao coração.

A maçã contém pectina, que se une ao colesterol para impedir sua adesão às artérias. Além disso, contém flavonoides, antioxidantes que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

  • World Health Organization. (2015). Cardiovascular diseases ( CVDs ). https://doi.org/10.1017/S0261444815000233
  • Verschuren, W. M. M. (2012). Diet and cardiovascular disease. Current Cardiology Reports. https://doi.org/10.1007/s11886-012-0318-2