Remédio com cúrcuma para melhorar a circulação

Os remédios com cúrcuma para melhorar a circulação nunca devem substituir o tratamento prescrito por um médico, podendo apenas complementá-lo.
Remédio com cúrcuma para melhorar a circulação

Última atualização: 05 Março, 2021

Muitas pessoas com problemas de circulação buscam uma alternativa para melhorar sua qualidade de vida e reduzir o impacto de seu desconforto. Com isso, acabam experimentando remédios com cúrcuma para melhorar a circulação.

A cúrcuma (Curcuma longa) é um dos ingredientes do curry. Recentemente, devido ao seu potencial antioxidante e anti-inflamatório, tornou-se popular como ingrediente em outras preparações.

De acordo com a medicina ayurvédica, a cúrcuma pode contribuir para a saúde do corpo de várias maneiras. Por esse motivo, pesquisadores têm realizado diversos estudos para conhecer em profundidade seu potencial.

Por enquanto, embora as evidências pareçam promissoras, os pesquisadores sugerem que as amostras dos ensaios clínicos são muito pequenas. Portanto, não é possível atribuir “grandes” propriedades à cúrcuma.

A seguir, vamos falar mais sobre a cúrcuma e seus possíveis benefícios quando consumida a modo de remédio.

Como melhorar a circulação?

Saiba como melhorar a circulação

A má circulação pode trazer as seguintes consequências:

  • Fadiga.
  • Edema.
  • Tontura.
  • Dor de cabeça.
  • Mãos e pés frios.
  • Dor nas pernas.
  • Cãibras musculares.
  • Arritmia cardíaca.
  • Perda de cabelo e pele seca.
  • Dormência ou formigamento em partes do corpo.

Para neutralizar os efeitos da má circulação, é necessário melhorar os hábitos de vida. Acima de tudo, é imprescindível abandonar o sedentarismo, já que a falta de exercícios é um dos principais fatores de risco associados a múltiplas doenças e ao agravamento de desconfortos.

Além de adotar um estilo de vida ativo, é necessário melhorar a alimentação e a hidratação. Se você não estiver acostumado a beber apenas água, isso definitivamente deve mudar. Uma boa hidratação contribui para o fluxo sanguíneo e ajuda a prevenir e aliviar a retenção de líquidos.

Remédio com cúrcuma para melhorar a circulação

De acordo com as crenças populares, a cúrcuma pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Seu ingrediente ativo, a curcumina, que tem efeito antioxidante, seria o responsável por essa melhora.

A receita do remédio com cúrcuma para melhorar a circulação é a seguinte:

Remédio com cúrcuma para melhorar a circulação

Ingredientes para a pasta de cúrcuma

  • ¼ de xícara de pó de cúrcuma (30 g)
  • Meia colher de chá de pimenta moída (2,5 g)
  • Meia xícara de água filtrada (125 ml)

Modo de preparo

  1. Coloque os ingredientes em uma panela.
  2. Para que a cúrcuma e a curcumina sejam absorvidas e assimiladas pelo corpo é muito importante adicionar pimenta à receita. Seu teor de piperina faz com que a curcumina atue e potencialize seu efeito.
  3. Esquente a mistura em fogo baixo durante alguns minutos até obter uma pasta espessa. Depois, coloque a mistura esfrie e coloque na geladeira.

Ingredientes para o leite dourado

  • Uma xícara de leite vegetal à sua escolha (amêndoas, arroz, coco, etc.) (250 ml)
  • Meia colher de sopa de pasta de cúrcuma (8 g)
  • Uma colher de chá de mel (7,5 g)

Modo de preparo do leite dourado

  1. Em uma panela, esquente todos os ingredientes, exceto o mel.
  2. Mexa constantemente para que os ingredientes se dissolvam.
  3. Em seguida, adicione o mel à panela.

Desfrute desta deliciosa bebida todas as manhãs.

Inclua a cúrcuma em uma dieta saudável

Inclua a cúrcuma em uma dieta saudável

Embora os remédios com cúrcuma não curem problemas de saúde nem aliviem de forma definitiva o desconforto causado pela má circulação (ou outros problemas de saúde), algumas pessoas acreditam que eles podem complementar um estilo de vida saudável.

Portanto, se você quiser consumir um remédio com cúrcuma, lembre-se de que ele nunca poderá substituir o tratamento prescrito por um médico, podendo apenas complementá-lo.

Lembre-se também de que a melhor coisa que você pode fazer pela sua saúde é manter bons hábitos de vida. Alimente-se de forma saudável, hidrate-se, faça exercícios diariamente, evite ficar muitas horas na mesma posição e siga sempre as recomendações de um médico.

Pode interessar a você...
As 7 melhores dicas para combater problemas de circulação nas pernas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
As 7 melhores dicas para combater problemas de circulação nas pernas

Para melhorar a circulação nas pernas, é benéfico colocá-las para o alto por alguns minutos ao final do dia para promover o retorno venoso.