Leite dourado: uma bebida com propriedades incríveis

· 15 de julho de 2015
O leite dourado é uma bebida da medicina Ayuvérdica que tem como base a cúrcuma. Ela pode ser muito benéfica para o nosso organismo.

O leite dourado é uma mistura de leite, cúrcuma, mel e especiarias, que tem origem na medicina Ayurvédica, da Índia. Embora a cúrcuma seja um tempero e um corante, também tem diversas aplicações medicinais. Dessa forma, saiba mais sobre suas propriedades medicinais neste artigo.

Propriedades da cúrcuma

A cúrcuma, também chamada de açafrão da terra, faz parte da família do gengibre. É uma raiz de cor laranja muito apreciada na culinária.

Ela contém curcumina e substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e que combatem e previnem o câncer, sobretudo do intestino, do cólon, estômago, esôfago e de mama. Além disso, também acredita-se que ela faz bem para o fígado.

Raiz-curcuma

Assim como seu primo, gengibre, essa raiz também é considerada um antibiótico natural, pois é capaz de prevenir infecções, melhorar a circulação sanguínea e hidratar as mucosas do corpo.

Por isso, seu consumo é recomendável para pessoas que sofram de resfriados constantes, excesso de secreção nas vias aéreas e sinusite, entre outros problemas.

Beber o leite dourado à noite pode ajudar a prevenir e combater problemas digestivos e menstruais, desintoxicar o corpo, purificar o sangue e aumentar a vitalidade geral da pessoa. Além disso, também pode contribuir para um sono tranquilo, já que é um aliado contra a insônia.

Leia também: 3 receitas com cúrcuma para perder peso

O leite dourado pode ajudar a dormir melhor

Mais benefícios do leite dourado

São muitos os benefícios associados a essa bebida, que é bem simples de fazer. Você só vai precisar comprar a cúrcuma, pois é provável que vocÊ já tenha todos os demais ingredientes em casa.

A receita consiste em dois passos: em primeiro lugar, é preciso preparar uma pasta que servirá de base para o leite.

O consumo regular do leite dourado também pode ajudar a combater a artrite e a artrose, além de outras dores musculares e da articulação. E, ao mesmo tempo, também pode servir de analgésico, pois pode diminuir enxaquecas e outros males causados pelo estresse.

Além disso, existem estudos científicos que falam sobre o possível poder de que este leite pode reverter o aparecimento do mal de Alzheimer e evitar a demência associada à velhice. Existem, por exemplo, mais de 3 mil pesquisas sobre a cúrcuma no Pub Med, um dos maiores sites de pesquisas científicas.

Sendo assim, confira outras vantagens de incluir a bebida em seus cuidados com a saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças;
  • Aumenta o nível de energia no corpo e combate a fadiga persistente;
  • Atua como um anti-inflamatório, analgésico e anticancerígeno natural, sem contraindicações;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo, assim, problemas cardiovasculares;
  • Faz bem para a digestão;
  • Purifica o sangue através da desintoxicação do fígado;
  • Ajuda a diminuir a pressão alta;
  • Perfeita para ajudar a manter a saúde cerebral e a boa memória;
  • Seu poder desintoxicante contribui para tonificar a pele;
A cúrcuma é o principal ingrediente do leite dourado

  • Eficaz para minimizar problemas neurológicos;
  • Reduz os níveis de triglicerídeos.

Entretanto, é importante lembrar que este artigo tem caráter informativo e não científico. Dessa forma, sempre que iniciar um tratamento, consulte seu médico para verificar se este é o tratamento mais indicado para seu caso.

Leia também: Dieta semanal para reduzir os triglicerídeos

Como preparar o leite dourado?

Antes de tudo, você precisa preparar a pasta de cúrcuma, que será a base da receita e que pode ser guardada na geladeira para preparar vários copos do leite dourado. Mas, ao fazer o leite, consuma-o imediatamente.

Passo 1: Como fazer a pasta de cúrcuma

Ingredientes

1/4 de xícara de cúrcuma em pó (30g)

1/2 colher de chá de pimenta preta moída (2,5g)

1/2 xícara de água pura (125ml)

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo bem. Quando a mistura se transformar em uma pasta, desligue o fogo e, então, deixe esfriar. Depois, coloque a pasta de cúrcuma em um recipiente de vidro limpo e seco com tampa e conserve na geladeira.

Passo 2: Como fazer o leite dourado

Ingredientes

1 xícara de leite (250ml)
1 colher de chá de óleo de coco (5ml)
1/4 de colher de chá de pasta de cúrcuma (1,25g)
Mel a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, misture todos os ingredientes, com exceção do mel. Em seguida, leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar. Logo antes de levantar fervura, desligue o fogo e acrescente o mel a gosto. Pronto, a bebida já está pronta para ser consumida.

Dicas

  • Você pode substituir o leite de vaca por leite vegetal, como o de soja, o de amêndoas ou o de arroz, por exemplo;
  • A pimenta é muito importante nesta receita, pois contém piperina, que facilita a absorção da curcumina presente na cúrcuma;
  • O leite dourado também é considerado um tônico de beleza, então faz bem para a pele e para os cabelos, além de prevenir o envelhecimento precoce;
  • Consuma um copo médio de leite dourado morno antes de dormir, pois assim você terá um sono tranquilo e reparador.