90% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas: 5 chaves

17 de novembro de 2016
Ainda que seja trabalhoso nos habituarmos, é importante que façamos exercícios diariamente. Não é preciso ir à academia para isso, basta caminhar meia hora por dia ou inclusive dançar, e estaremos cuidando de nossa saúde cardiovascular

Segundo a Sociedade Europeia de Cardiologia nos explica, 90% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas. Esse é, sem dúvidas, um dado que nos chama a atenção e do qual desejamos falar hoje.

O presidente deste mesmo órgão deixou claro que a melhor forma de evitar a maioria das doenças associadas ao coração é mudar de hábitos de vida; e não só isso: também é vital manter firme o propósito nos de cuidarmos a cada dia.

Olhando assim pode parecer simples, mas atualmente os acidentes cardiovasculares continuam sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Assim, está claro que algo está acontecendo.
Estamos certos de que em sua família ou entre seus amigos você conhece alguém que já teve um infarto, ou talvez você mesmo tenha apresentado problemas com o colesterol ou a hipertensão.

É importante que nos conscientizemos deste tema. Em ocasiões, aspectos pequenos tais como adicionar sal ou não na salada, ou ficar sentado no sofá ao invés de sair para caminhar meia hora, pode mudar sua vida. A seguir, explicamos o porquê.

As doenças cardiovasculares na mulher

Os trabalhos realizados sobre a incidência dos acidentes cardiovasculares e sua prevenção, também centraram seu interesse a diferença entre gêneros. Os dados que nos ofereceram na raiz desta conferencia são importantes e vale a pena considerá-los.

Mulher representando doenças cardiovasculares femininas

Convidamos a conhecê-los:

  • Os problemas cardíacos são a principal causa de morte entre as mulheres na Europa, à frente inclusive do câncer.
  • As mulheres, caso sofram um infarto, tem 50% mais de probabilidades de morrer em comparação aos homens, que tem 30%.
  • Muitos se perguntam por que isso acontece. Qual é o motivo de, na atualidade, as mulheres serem as mais afetadas por problemas cardíacos?
  • A Sociedade Espanhola de Cardiologia nos indica que os sintomas de um infarto são diferentes em homem e em mulheres. As mulheres costumam associá-los ao “cansaço”.
  • As mulheres prestam menos atenção em sua própria saúde. É habitual que foquem sua preocupação nos demais e, em ocasiões, priorizem menos a si mesmas. Isso não deve ser assim.
  • A mortalidade cardiovascular em mulheres se dá, principalmente, a partir dos 65 anos. Ou seja, é a partir do desenvolvimento da menopausa quando a mulher deve se cuidar mais.
  • Enquanto ainda estamos em idade fértil os estrogênios nos protegem frente a muitas doenças e o risco de trombose é menor.

Leia também: como cuidar de seu coração se você é mulher

Como prevenir as doenças cardiovasculares?

Caminhar para prevenir doenças cardiovasculares

  1. Devemos nos conscientizar da importância de nos cuidarmos

  • Cuidar-se não significa comer mais fruta durante o dia ou sair para caminhar só uma vez por semana, quando bem nos convém. SE CUIDAR, em maiúsculas, é algo tão importante como respirar e deve ser sua prioridade a cada dia, não apenas no momento em que seu médico anuncia que seu colesterol está alto.
  • Devemos ser conscientes de que nosso corpo, especialmente quando chegamos à menopausa, vai mudar. Hoje em dia as mulheres têm probabilidades maiores de sofrer de doenças cardiovasculares, assim, se você é mulher, escute seu corpo, atenda-o e não deixe que nenhum sintoma estranho passe por alto. Por exemplo: Estar sempre cansada ou sofrer falta de ar não é normal.
  • Considere que dentro da etiqueta “cuide-se” também entra o importante aspecto de gerir suas emoções de forma adequada. Controle as situações de estresse, ansiedade, etc…

Aproveite seus Hobbies, suas amizades…. Priorize também seus momentos de ócio.

  1. Aumente o consumo de cítricos

  •  Segundo um estudo da Universidade de Oxford (Reino Unido), o consumo regular de frutas cuida de nossa saúde cardíaca, principalmente se são cítricos.
  • As laranjas, os limões ou os quiuís, são muito eficazes para combater o colesterol e evitar que as placas de gordura se acumulem nas artérias. Como recomendação, lembre-se de que é melhor consumi-las de forma natural e não em sucos.
  1. Não se esqueça das revisões periódicas

  • Considere muito que muitas doenças cardíacas acontecem de forma assintomática. É a partir dos 40 anos que temos um risco maior de que o colesterol comece a apresentar problemas, e é algo que precisamos notar.
  • Siga atentamente sua tensão e não deixe de estabelecer revisões médicas periódicas para cuidar da saúde do coração.
  1. Sair para caminhar meia hora

Os cardiologistas nos indicam que o mais saudável para evitar, na medida do possível, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é praticar 45 minutos diários de exercício cardiovascular.

Assim, não deixe de sair todos os dias para caminhar, andar de bicicleta, nadar ou inclusive dançar, por exemplo.

  1. Alimentos dos quais o coração gosta

  • Salmão
  • Atum
  • Sardinhas
  • Abacate
  • Azeite de oliva
  • Sementes de linhaça
  • Aveia
  • Mirtilo
  • Morango
  • Amêndoas
  • Nozes
  • Chá branco
  • Brócolis
  • Uma tacinha de vinho todo dia
  • Cúrcuma
  • Chocolate meio amargo

Para concluir, está claro que existe uma porcentagem inevitável de chance de sofrermos acidentes cardiovasculares, mas nunca podemos nos esquecer de que se mantivermos bons hábitos de vida, evitarmos o sedentarismo e gerenciarmos de forma adequada o estresse, iremos prevenir muitos problemas. O esforço vale a pena, por você, por sua saúde!

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