Limão: conheça suas propriedades naturais

· 20 de dezembro de 2013
O limão nos ajuda a combater diversas doenças do sistema digestivo devido a sua grande quantidade de vitaminas. Para potencializar seus efeitos podemos combiná-lo com uma colherzinha de mel.

Todas as vezes que saía para excursões com meus alunos eles me perguntavam se eu levava comigo um kit de primeiros socorros, e eu respondia que sim. Mas a verdade é que o único “medicamento” que eu levava na mochila era o famoso limão.

Com ele eu desinfetava feridas, melhorava dores de estômago e resfriados ou irritações na garganta. Nunca me fez falta levar mais nada.

Se o limão faz isso quando consumido como medida de emergência, imaginem quantos benefícios mais ele pode oferecer se consumido diariamente. Hoje nos aprofundaremos nas propriedades naturais desse poderoso antibiótico natural.

Melhor com limão

O limão é utilizado em muitos pratos e bebidas, às vezes para dar sabor ou apenas um toque de acidez à bisteca, aos peixes ou ensopados. Mas, além de seu delicioso sabor em tortas e sorvetes, encontramos grandiosas propriedades benéficas.

Seu grande teor de vitaminas o converte em um grande depurador de toxinas e um implacável bactericida.

Os teores nutritivos do limão envolvem vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, PP), a vitamina C em grande quantidade e a vitamina P, além de minerais como o potássio, magnésio, cálcio, fósforo, sódio, ferro e flúor. Assim como bastante água e fibras.

Seu baixo valor calórico – 40 calorias para cada 100 g – o converte em uma fruta ideal para dietas hipocalóricas.

Propriedades benéficas do limão

Seu alto teor em vitaminas o coloca no topo do ranking de frutas com propriedades benéficas para a saúde, por ser um poderoso antibiótico natural e depurativo. Seu alto teor em vitamina C ajuda a reforçar nossas defesas e ajuda a combater uma infinidade de doenças, dentre elas:

Resfriados e gripes

O alto teor de vitaminas ajuda o aparelho respiratório a combater várias doenças, como: resfriados, gripes, amidalites, até mesmo a asma.

Assim sendo, é possível melhorá-los com suco de limão adoçado com uma colherzinha de mel.

Antiviral

Não só é efetivo contra os vírus da gripe, como também contra uma grande variedade de organismos intrusos, valendo-se do terpeno limonoide, um componente próprio que consumimos no suco natural de limão.

Limpeza intestinal

Consumir uma xícara de água morna com o suco de um limão em jejum ajudará a ativar o intestino, melhorando seu bombeamento. Bem como limpar e desinfectar todo o trato intestinal. Essa terapia também desintoxica o fígado.

Antitumoral

Tem componentes anticancerígenos que ajudam a prevenir a divisão das células cancerígenas. Por isso seria conveniente incluir em nossa alimentação diária como preventivo.

Além disso, é um poderoso antioxidante. Consuma-o em sucos ou como tempero em saladas.

Ajuda a eliminar cálculos no fígado e vesícula

Em síntese, tome meio copo de azeite de oliva com o suco de vários limões ao deitar e outro ao levantar, pela manhã.

Talvez te interesse: Como combater cálculos renais de forma natural

Equilibra o pH

Ainda que o limão seja ácido, tem um efeito alcalino no organismo; por isso é muito benéfico consumi-lo sem adoçar para equilibrar os ácidos.

Cérebro e sistema nervoso

Na casca do limão encontramos a tangeretina, um fitonutriente que é eficaz contra transtornos do cérebro e sistema nervoso, como o Parkinson.

É conveniente utilizar a casca ralada na alimentação.

Transtornos oculares

O fitonutriente rutina colabora para melhorar os sintomas de transtornos oculares como a retinopatia diabética.

Consuma o suco natural ou com água sem açúcar.

Diabetes e alergias

Os limões são ricos em hesperidina; que reduz o excesso de açúcar no sangue e alivia os sintomas das alergias.

Em suma, consuma apenas o suco natural da fruta.

Leia mais: Mingau de linhaça para tratar alergias na pele

Feridas

O limão ajuda a cicatrizar algumas feridas, devido ao seu grande poder desinfetante.

Para consumir o limão de forma assídua e em grande quantidade é aconselhável consultar a um médico ou dentista; pois cada organismo é um mundo.

Ainda mais, existem algumas contraindicações para pessoas com anemia ou escassez de minerais, fragilidade dos ossos. Como também outros problemas nos quais seu alto consumo não é recomendado.

Propriedades naturais do limão na culinária
O limão é usado na cozinha como acompanhamento de muitas receitas, sobretudo peixes.