Dicas para cuidar bem do coração

· 9 de março de 2019
Nossa saúde se verá refletida em nosso rosto, em como nos vemos e nos sentimos, e da mesma maneira se notará no funcionamento de todos os nossos órgãos.

Devemos cuidar da saúde integral de nosso corpo e especialmente cuidar do bom funcionamento de nosso coração. É por isso que devemos levar em conta que os alimentos que estamos consumindo diariamente são os que determinam a qualidade de nossa saúde.

Uma dieta saudável evitará que mais tarde soframos principalmente com doenças cardiovasculares.

Quais alimentos devemos evitar?

Devemos evitar ou moderar estritamente o consumo de frituras, tudo que contenha gordura, como lácteos integrais, gorduras de carnes, a pele do frango, toicinho. Todos são gorduras prejudiciais ao coração.

Igualmente prejudiciais são todos os embutidos, já que possuem muita gordura.

Também devemos evitar, ou melhor, eliminar o consumo de álcool, uma vez que ele é fatal para potencializar doenças cardiovasculares.

do coração

Quais alimentos mantêm o coração saudável?

Para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, podemos controlar o consumo de certos tipos de alimentos e selecionar melhor o que comemos.

Ou seja, devemos nos alimentar de maneira mais saudável, dando preferência àqueles alimentos que nos ofereçam todos os nutrientes necessários para manter corpo e mente saudáveis.

Um ponto fundamental é comer sempre muitas frutas e verduras. Vejamos:

  • Frutas nos oferecem vitaminas e minerais; é importante aumentar seu consumo em nossa alimentação diária, comendo pelo menos uma fruta entre as refeições, em vez de optar por tomar café ou chá;
  • Verduras são indispensáveis em uma dieta saudável, não devem faltar nas refeições principais e devemos nos atentar à melhor maneira de consumi-las, se cozidas ou cruas;
  • O frango sem pele, assado, grelhado ou cozido e a carne de boi podem ser consumidos uma vez que estejam limpos, livres de gorduras;
  • Peixes são ricos em ácidos graxos poli-insaturados (ômega-), que ajudam a reduzir os triglicerídeos e a diminuir a tendência a desenvolver trombose;
  • Frutos secos, como nozes e amêndoas, por quatro ou cinco vezes por semana, podem ajudar a reduzir o risco de morte causada por doenças cardiovasculares.

Leia também: Tratamento milagroso: mel, amêndoas e nozes

  • O alho, se consumido diariamente, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim, além de ter efeitos contra a trombose.
  • Chocolate preto oferece antioxidantes, reduz a pressão arterial, além de ser delicioso;
  • Duas taças de vinho tinto por dia são recomendáveis. O vinho é um poderoso antioxidante e ajuda a aumentar o colesterol bom.
do coração

E o álcool?

Existem aqueles que dizem que o consumo moderado de álcool, ou seja, uma à duas doses por semana, pode ser benéfico para a circulação. Ainda que seja arriscado assegurar tal conceito, uma vez que não é comprovado cientificamente, fazendo parte apenas do senso comum.

Leia também: Devemos parar de beber álcool para perder peso?

O que é certo é que álcool em excesso se transforma em algo totalmente prejudicial, e não será inimigo apenas do coração, mas sim do organismo por completo.

Imagens oferecidas por: homecaregiverstore@gmail.com, nicknamemiket e Valentinian.

  • Heart, T., & Kalderon, E. (2013). Older adults: Are they ready to adopt health-related ICT? International Journal of Medical Informatics. https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2011.03.002