Gorduras ou carboidratos? Descubra a chave do sucesso

Embora algumas vezes as dúvidas nos invadam, quando estamos fazendo uma dieta é melhor descobrir que alimentos nos beneficiam ou nos prejudicam.
Gorduras ou carboidratos? Descubra a chave do sucesso

Última atualização: 25 Fevereiro, 2021

Durante anos muitas pessoas consideraram que o consumo de gorduras ou carboidratos são os culpados por seus quilos extras. Isso é parcialmente verdade.

Na verdade, o problema não está na simples ingestão desses grupos de alimentos, mas nas formas, proporções e frequência com que são consumidos.

É por isso que hoje vamos dar dicas para que você possa ter uma alimentação saudável sem excluir gorduras e carboidratos.

Um estudo recente publicado no The Journal ofthe American Medical Association (JAMA) mostrou que a qualidade é mais importante do que a quantidade.

Essa conclusão foi alcançada após a realização de um experimento na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com 609 participantes que foram divididos em dois grupos: um consumia dieta com baixo teor de gordura por 12 meses e outro com dieta com baixo teor de carboidratos.

Os resultados dessa pesquisa nutricional mostraram que todos os indivíduos perderam em média 6 quilos no total. Com isso, os especialistas deduziram que não se trata de excluir um grupo específico, mas de fazer uma alimentação saudável.

O principal autor do estudo, Dr. Christopher Gardner, professor de medicina da Universidade de Stanford, disse que eles falaram aos participantes do teste para não comprarem alimentos processados ​​e irem ao mercado de produtores. Isso, independentemente da dieta que seguissem.

Qual é melhor: gorduras ou carboidratos?

Qual é melhor: gorduras ou carboidratos?

As gorduras, ou lipídios, são necessárias para manter uma vida saudável e uma dieta balanceada. Através deles obtemos ácidos graxos insaturados, que são agrupados em diferentes alimentos de origem vegetal ou animal.

Ou seja, são essenciais para o funcionamento adequado do organismo do indivíduo. Entre suas funções estão as seguintes:

  • Fornecer energia
  • Regular a temperatura do corpo
  • Proteção de órgãos.
  • Mobilização e absorção de vitaminas.
  • Integrar-se às membranas celulares.

No entanto, o consumo de gorduras em uma dieta saudável deve ser inferior a 30% das calorias consumidas em um dia. Isso representa aproximadamente 70 gramas.

Por sua vez, os carboidratos ou hidratos de carbono se encontram agrupados em açúcares, fibras, e amidos. Eles são responsáveis ​​por fornecer energia ao nosso corpo para sobreviver à rotina diária.

Da mesma forma, favorecem a formação de tecidos tanto conectivos como nervosos. Regulam os níveis de colesterol e glicose. Cabe destacar que o seu consumo não pode exceder a 55% das calorias que você ingere diariamente.

Gorduras que devemos evitar

Para evitar
As gorduras trans, ao contrário de outros nutrientes, são estimulantes de anormalidades celulares

Você pode acreditar que todas as gorduras são ruins. No entanto, isso não é verdade. Na verdade, como mencionamos nas linhas anteriores, sua presença é necessária para o bom funcionamento do corpo. Dito isso, você precisa controlar o tipo de gordura que ingere. Por exemplo, os bons ou os insaturados mantêm o coração saudável. Eles são divididos em:

 

  • Monossaturado, capaz de aumentar o colesterol bom.
  • Poli-insaturados, que reduzem o colesterol ruim.

São encontrados em alimentos como peixes, óleos vegetais, azeite, oleaginosas, abacate, entre outros.

Existe também um conjunto de gorduras más ou saturadas cujo consumo pode trazer grandes riscos à saúde; eles aumentam o colesterol ruim, a possibilidade de doenças cardiovasculares e promovem a obesidade.

Algumas fontes de gorduras prejudiciais incluem o seguinte:

  • Comidas fritas.
  • Carne gordurosa.
  • Leite integral.
  • Manteiga.
  • Junk food.
  • Banha de porco.
  • Mantimentos industriais.

Embora esses alimentos não devam ser totalmente descartados da dieta, seu consumo deve ser feito com moderação e prudência.

Carboidratos que devemos evitar

Os carboidratos são geralmente divididos em dois grupos:

  • Simples ou integral
  • O complexo ou refinado.

Os simples são a glicose e os frutíferos, que não passaram por nenhum tipo de processamento industrial, mas retêm seus componentes nutricionais naturais (principalmente fibras).

Eles ajudam na produção de insulina e são encontrados em alimentos como frutas, vegetais, grãos inteiros, batatas e oleaginosas, para citar alguns.

Os complexos (associados à obesidade, diabetes e outros problemas de saúde), por sua vez, são aqueles aos quais foram adicionados componentes artificiais ou químicos que modificam sua forma e composição. Têm alto aporte calórico e baixo componente nutricional. Por isso é recomendável evitar o seu consumo em excesso.

Algumas fontes de carboidratos complexos são: refrigerantes e outras bebidas industriais, pão branco, alimentos fritos, doces, balas e comestíveis industriais relacionados.

Carboidratos que devemos evitar

Não se force a sempre evitar as gorduras ou carboidratos

Lembre-se de que você não precisa escolher entre gordura ou carboidratos. É sugerido comer uma dieta balanceada onde nenhum grupo de alimentos é excluído, mas algum controle é feito sobre o que comemos.

Nesse sentido, procure consumir produtos saudáveis ​​e em porções moderadas. Da mesma forma, você pode fazer uma lista dos alimentos saudáveis ​​de que gosta, para mantê-los em mente quando for às compras.

Se você tiver alguma dúvida, consulte um especialista ou seu médico de confiança.

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