8 alimentos para ter um coração saudável

· 3 de janeiro de 2018
A maçã, o chocolate e o azeite de oliva são alguns dos alimentos que, por suas propriedades, ajudam a diminuir o risco de se ter doenças do coração.

Esse artigo dedica-se especialmente aos alimentos cujas propriedades são ideais para ter um coração saudável.

Manter uma dieta balanceada não é algo que se faz unicamente para conservar a aparência. Este é um de seus benefícios, é claro, mas o importante é cuidar da nossa saúde.

Por isso, recomendamos uma alimentação adequada para estimular o bom funcionamento de cada um dos órgãos.

Alimentos para ter um coração saudável

1. Nozes

Benefícios das nozes

Graças a seu alto índice de ácidos graxos ômega-3, a noz cumpre uma função cardioprotetora.

É rica em minerais como zinco, cobre, potássio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B. Por ter uma boa dose de ômega-3, é um excelente anti-inflamatório, antiarrítmico e antitrombótico.

Também é rica em arginina, aminoácido que colabora para o relaxamento dos vasos sanguíneos e a redução da pressão alta. Suas gorduras saudáveis ajudam a diminuir o colesterol ruim e a elevar o colesterol bom.

Recomenda-se consumir essa oleaginosa pelo menos 3 vezes por semana, no máximo 30 g. É preferível evitar seu consumo em excesso, já que conta com um alto teor calórico.

2. Feijão

Esse grão oferece folato ao organismo, vitamina que ajuda a reduzir a homocisteína no sangue (aminoácido que influencia no desenvolvimento de doenças cardiovasculares).

As leguminosas em geral podem diminuir o risco de doenças do coração. São uma excelente fonte de proteína e de fibra, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

O feijão tem muita vitamina D, ferro, potássio, magnésio e cálcio, o que o torna um alimento indicado para ser incluído na sua dieta balanceada.

3. Maçã

Cesta de maçãs

A maçã é uma fruta recomendada para ter um coração saudável. É rica em fibras, vitaminas A e C, flavonoides e cálcio. Também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Seu consumo diário diminui os níveis de colesterol ruim, graça a seu alto índice de pectina (contribui para o metabolismo do colesterol).

4. Chocolate

O chocolate amargo contém uma infinidade de propriedades que fazem muito bem, tanto para a nossa saúde mental quanto corporal.

O cacau contém flavonoides, o que o torna útil para promover uma circulação sanguínea estável, prevenindo ataques do coração e derrames.

Desempenha a função de antioxidante, por isso ajuda a fortalecer nosso organismo. Por ser rico em ferro, é um alimento ideal para prevenir doenças como a anemia, pois estimula a produção de glóbulos vermelhos.

É importante ressaltar que o chocolate ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e eleva o colesterol bom. Recomenda-se que seja consumido de forma moderada.

5. Salmão

O salmão é benéfico para o coração

O salmão é um alimento muito nutritivo. É rico em vitaminas do grupo B e minerais como o selênio, o cálcio e o magnésio.

É benéfico para o coração e para o sistema circulatório por conter ômega-3; o que ajuda a estabilizar a pressão arterial e a prevenir os acidentes vasculares cerebrais e os ataques do coração.

Por conter ômega-3, cumpre uma função anti-inflamatória no corpo e previne a dor nas articulações. Da mesma forma, traz benefícios para a saúde mental, pois diminui consideravelmente a depressão.

6. Azeite de oliva

Adicione este ingrediente nas suas refeições para reduzir o risco de ter embolias e infartos.

O azeite de oliva ajuda a prevenir o envelhecimento celular, possui propriedades anti-inflamatórias e é um excelente antioxidante.

Por conter ácido oleico (gordura monoinsaturada que beneficia os vasos sanguíneos), reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), controla a pressão arterial e previne as doenças do coração.

É necessário manter o azeite de oliva em um frasco de vidro escuro para proteger o líquido do sol.

7. Vinho tinto

Vinho tinto

O vinho tinto funciona como antioxidante, importante para prevenir as doenças cardiovasculares. Essa bebida, consumida em quantidade moderada, serve como anti-inflamatório, protege as artérias e diminui o colesterol ruim.

8. Laranja

A laranja, além de ser rica em vitamina C, contém altos níveis de flavonoides, importantes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Por conter fibras, estimula a eliminação de toxinas e gorduras. Além disso, essa fruta é boa para melhorar a circulação do sangue e estabilizar a pressão arterial.

Como podemos ver, são muitos os alimentos que você pode incluir na sua alimentação diária para proteger seu coração.

É claro que não se deve abusar destes alimentos, já que isso pode ser contraproducente, especialmente no caso daqueles que, consumidos em excesso, causam sobrepeso.

No caso da laranja, por exemplo, faz muito bem tomar um copo de suco toda manhã. O mesmo acontece com o consumo diário da maçã.

Também acontece com o azeite de oliva, o qual recomenda-se que seja incluído na dieta diária seja para preparar ou para temperar as refeições.

Você já conhecia estes alimentos ideais para ter um coração saudável? Quais deles já fazem parte da sua dieta regular?