6 dicas para reduzir os níveis de triglicerídeos no café da manhã

· 24 de julho de 2017
Em nosso dia a dia ouvimos com muita frequência sobre o impacto negativo que o colesterol tem sobre a nossa saúde. Mas... o que acontece com os triglicerídeos?

Se você quer reduzir seus níveis de triglicerídeos, não hesite em incluir a aveia em seu café da manhã. Graças ao seu teor de fibras solúveis e insolúveis, ela irá ajudar a cuidar da sua saúde cardiovascular.

Além dos níveis de colesterol, devemos prestar atenção aos nossos níveis de triglicerídeos. Estes, na verdade, constituem um risco ainda maior.

Trata-se de um tipo de gordura que está ligada à nossa dieta e que, quase sem nos darmos conta, eleva de forma significativa o risco de sofrer um acidente cardiovascular.

É necessário cuidar ao máximo da nossa alimentação e da quantidade de gorduras que ingerimos.

Assim, evitaremos ter excesso de gorduras no sangue, que pode acabar causando a aterosclerose, condição que dificulta gravemente o correto fluxo sanguíneo.

Por outro lado, é importante relembrar, uma vez mais, sobre a importância de realizar exames médicos periódicos.

Os altos níveis de triglicerídeos não costumam apresentar sintomas claros.

Portanto, é uma doença que não se vê, que não deixa marcas. Entretanto, por outro lado, vai nos roubando a vida pouco a pouco, sem que nos demos conta.

Hoje, em nosso espaço, propomos dicas para começar a cuidar um pouco melhor do seu corpo a partir do café da manhã.

As propostas que compartilhamos a seguir te permitirão reduzir e regular os níveis de triglicerídeos.

Além disso, você também estará cuidando do seu coração, do seu peso, e obterá energia para começar o dia com força total.

Dicas para reduzir os níveis de triglicerídeos no café da manhã

1. Fatia de pão de centeio com azeite de oliva extravirgem

Para reduzir e controlar os níveis de triglicerídeos, precisamos da gordura saudável procedente de alimentos como, por exemplo, o azeite de oliva extravirgem.

Seu teor de ômega 3 nos ajudará a reduzir o excesso de gordura nociva no sangue que tende a endurecer nossas artérias e sobrecarregar as funções do nosso fígado.

É muito recomendável, portanto, incluir no nosso café da manhã essa simples proposta.

No entanto, lembre-se: o tipo de pão mais recomendável é aquele que contém grãos integrais, livre de farinhas refinadas.

2. Frutas silvestres

níveis de triglicerídeos

Há um erro que costumamos cometer com muita frequência na hora de reduzir nossos níveis de colesterol e triglicerídeos: pensar que devemos comer muitas frutas, sejam quais forem.

  • Devemos repensar essa crença com cuidado. A frutose, que se encontra de forma natural nas frutas, pode aumentar os níveis de triglicerídeos.
  • Portanto, não se trata de comer muitas frutas ao longo do dia, e sim de escolher de forma acertada, combinando-as bem e sem consumir em excesso.
  • As frutas secas, como as passas e as tâmaras, não são recomendáveis. No entanto, as framboesas, os mirtilos, as cerejas e os morangos são opções maravilhosas para estes casos.
  • São pobres em frutose e muito ricas em vitamina C. Ficam ótimas, por exemplo, combinadas com banana, outra fruta ideal para reduzir os níveis de triglicerídeos.

3. Bebida matinal para reduzir os triglicerídeos

Será ótimo para sua saúde preparar essa maravilhosa bebida três vezes por semana. Nos outros dias, não hesite em optar pela clássica xícara de café.

No entanto, procure não adicionar leite integral ou outro tipo de gordura para não transformar essa saudável xícara de café em um inimigo da sua saúde cardiovascular.

Veja como preparar essa saudável bebida:

Ingredientes

  • 1 xícara de espinafre fresco (30g)
  • 1 maçã
  • 5 colheres de sopa de suco de limão (50ml)
  • 1 colher de sopa de aveia (10g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • Em primeiro lugar, lave bem o espinafre e a maçã, que deve ser usada com casca. Em seguida, corte a fruta em quatro partes e retire as sementes do centro.
  • No liquidificador, basta adicionar os pedaços de maçã, o espinafre, o suco de limão, a colher de aveia e o copo de água.
  • Bata bem até obter uma bebida homogênea.

Leia também: Batida de melão e banana para reduzir o colesterol

4. Diga sim à aveia

níveis de triglicerídeos

A aveia é recomendável quase para qualquer dieta. A rainha dos cereais é, sem dúvida, uma aliada da sua saúde cardiovascular.

Ela te ajuda a regular o nível de colesterol, de triglicerídeos, cuida do seu peso, oferece energia, entre outras vantagens.

O segredo de seus grandes benefícios está em seu teor de fibras solúveis e insolúveis.

O betaglucano e as mucilagens são princípios ativos que otimizam e potencializam o metabolismo do colesterol e dos triglicerídeos. É sensacional!

5. Combinação de abacate e melancia

níveis de triglicerídeos

A melancia contém muitas vitaminas, minerais e água. Combiná-la com meio abacate nos permitirá conseguir múltiplos benefícios:

  • O abacate é um alimento rico em ácidos graxos ômega 3 e 6.
  • O recomendável é consumir um pouco menos de meio abacate combinado com uma porção de melancia. Dessa forma, conseguiremos fibras, potássio, magnésio, vitamina C, etc.
  • O segredo, como sempre, está na variedade e na moderação.

6. Maçãs e nozes

Por fim, outra proposta sensacional baseada em uma combinação saudável é cortar uma maçã verde (com casca) em pedaços e adicionar algumas nozes.

  • Simples, saboroso, saciante! É um remédio maravilhoso para cuidar da nossa saúde cardiovascular.
  • A maçã com casca é rica em antioxidantes, pectina e fibras, algo fabuloso para lutar contra os níveis elevados de triglicerídeos.
  • As nozes, por sua vez, são ricas em gorduras monoinsaturadas, são anti-inflamatórias e contêm vitamina E, ácido fólico, magnésio, etc.

Leia também: 7 sinais de que seu coração não está trabalhando como deveria

Prepare uma tigela com algumas nozes e uma maçã orgânica e comece hoje mesmo a cuidar muito melhor da sua saúde.

Sem dúvida, dentro de alguns meses, você verá os resultados nos seus exames.