Batida de melão e banana para reduzir o colesterol. Você vai adorar!

· 6 de novembro de 2016
Embora o melão e a banana tenham propriedades que nos ajudam a reduzir o colesterol ruim e a melhorar a circulação sanguínea, ao adicionarmos canela também conseguimos diminuir os triglicerídeos.

Com esta deliciosa batida de melão e banana conseguiremos equilibrar nossos níveis de colesterol para ganhar saúde e bem-estar.

As batidas naturais são uma opção muito adequada na hora de reduzir a hipercolesterolemia. Todos aqueles alimentos ricos em carotenos, vitamina C, antioxidantes, zinco e fibras são, sem dúvida, os melhores elementos para conseguir fazer isso.

Se combinarmos este remédio à base de melão e banana com uma dieta variada e equilibrada e nos acostumarmos, além disso, a manter uma vida ativa praticando um pouco de exercício, conseguiremos sem dúvida obter melhores resultados em nossos próximos exames de sangue.

Você se anima a experimentar esta batida deliciosa?

O melão nos permite reduzir o colesterol

melao

Não importa a variedade de melão que escolhermos: todos eles são ricos em fitonutrientes, água e fibras, ideal para combater o colesterol ruim ou LDL.

  • A vitamina C é um potente antioxidante que irá melhorar nossa saúde cardíaca. Ela cuida de nossos tecidos, permite que as veias e artérias estejam flexíveis e livres da placa que favorece o surgimento da aterosclerose.
  • O melão, além disso, contém betacarotenos, um tipo de antioxidante natural que melhora e acelera o metabolismo natural.
  • Por seu teor de magnésio e fibras, tem um efeito laxante que reduz a absorção de gorduras.
  • O melão também é rico em potássio, muito necessário para cuidar da saúde do coração. O consumo de quantidades adequadas de potássio em nossa dieta nos permite reduzir a pressão arterial e metabolizar melhor o impacto dos alimentos ricos em sódio.

Em nossa batida natural iremos combinar o melão com banana. Além disso, se você achar a banana um pouco indigesta, pode combiná-la com uvas ou com uma maçã.

Leia também: Suco poderoso de melão e kiwi para emagrecer

Se você polvilhar um pouco de canela na batida, incluirá outro ingrediente fabuloso para reduzir os níveis de colesterol.

Propriedades da banana para reduzir o colesterol

banana

Há quem costume ter muitas dúvidas a respeito da banana reduzir ou aumentar o colesterol. Bom, como sempre ocorre com a maioria dos alimentos, trata-se somente de introduzi-los em nossa dieta com equilíbrio e sem cometer excessos.

Algo tão simples como consumir uma banana por dia, sem dúvida, vai melhorar a nossa saúde geral. Além de ser uma fruta energética, também é um complemento ideal na hora de criar batidas deliciosas para reduzir o colesterol.

  • As bananas são um alimento com teor muito baixo de gorduras.
  • A banana é uma das melhores frutas que você pode consumir para ter um nível adequado de fibras.
  • As fibras são muito necessárias em nossa dieta para eliminar toxinas e favorecer um adequado trânsito intestinal. Graças a elas também conseguimos regular o nível de colesterol ruim no sangue.
  • A banana também é rica em antioxidantes e em minerais como o zinco e o selênio, importantes para favorecer a síntese adequada do colesterol no fígado e equilibrar seus níveis.

Recomendamos a leitura: Descubra as propriedades e os benefícios do zinco

Este dado também é importante: as bananas melhoram a circulação do sangue e previnem a formação de coágulos que podem obstruir as artérias.

Como preparar minha batida de melão e banana

batida-melao-banana

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 xícara de melão (da variedade que quiser) (150 g)
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de canela em pó (5 g)

Preparo

Esta batida de melão e banana não demora mais do que cinco minutos para ficar pronta. Basta encontrar bons ingredientes.

É importante que tanto o melão quanto a banana não estejam maduros demais. Do contrário, o excesso de açúcar pode ser negativo e até causar dificuldades de digestão.

  • Tente usar frutas no ponto perfeito de maturidade. Em relação ao melão, escolha o que você mais gostar e que estiver na temporada. Quanto mais natural, melhor.
  • O primeiro passo é obter a xícara de melão. Retire as sementes e corte em pedaços para facilitar a batida.
  • Descasque a banana e faça o mesmo. Corte-a em três partes.
  • Agora colocaremos o melão e a banana no liquidificador. Bata durante alguns segundos para depois acrescentar o copo de água e conseguir uma batida mais leve.
  • Uma vez pronto, sirva em seu copo favorito e polvilhe por cima um pouco de canela. Devemos levar em conta que esta especiaria tão deliciosa é muito adequada para reduzir o colesterol e os triglicerídeos.

Não hesite em preparar esta deliciosa batida duas vezes por semana, aproveitando sempre a temporada do melão. Seu colesterol ficará mais equilibrado e isso se traduzirá, sem dúvida, em mais qualidade de vida e saúde.

  • Pech, J. C., Bernadac, A., Bouzayen, M., Latche, A., Dogimont, C., & Pitrat, M. (2007). Melon. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-49161-3_9
  • Israeli, Y., & Lahav, E. (2016). Banana. In Encyclopedia of Applied Plant Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-394807-6.00072-1
  • Seidel, D. (2000). LDL Colesterol. Wiener lab. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/0041-0101(88)90189-4