Descubra as propriedades e os benefícios do zinco

O déficit de zinco pode ser o culpado de muitos dos males que nos afligem diariamente, como a falta de memória, o cansaço ou tendência a nos resfriarmos.

Conheça os benefícios do zinco, um mineral muito importante para o nosso organismo que deve ser obtido através da alimentação, já que no corpo está presente em pouca quantidade.

Este micronutriente é essencial para a vida humana. Suas deficiências podem causar sérios problemas de saúde. Neste artigo, informamos quais são as propriedades e os benefícios do zinco.

Quais são as propriedades do zinco?

Zinco

Para falar sobre as características deste mineral, devemos viajar um pouco no tempo.

Em 1963, o Dr. Prasad percebeu que pacientes com anemia ferropriva responderam bem aos tratamentos que incluíam suplementos de zinco.

A maior parte deste micronutriente é absorvida pelo intestino delgado. Em seguida, é transportado para o fígado e, a partir daí, é distribuído para os tecidos.

O zinco está incluído no grupo das “100 enzimas mais importantes” e está relacionado ao metabolismo de proteínas e carboidratos, à síntese de insulina e à melhoria do sistema imunológico.

Também serve para eliminar os radicais livres do organismo, e para obter elasticidade na pele (20% deste mineral é retido na derme).

85% do total é depositado em:

  • Tecidos pigmentados dos olhos
  • Unhas
  • Cabelo
  • Ossos
  • Testículos
  • Músculos

O zinco é eliminado através das secreções biliares, intestinais e pancreáticas e, principalmente, das fezes.

É bom saber que o consumo excessivo de leguminosas e grãos refinados pode inibir a absorção completa do mineral.

Por sua vez, os níveis de zinco podem ser afetados quando sofremos de:

  • Anemia
  • Infecções
  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças renais
  • Alcoolismo
  • Estresse (reduz o zinco três vezes mais rápido do que qualquer outra condição)

Ter níveis baixos de zinco está relacionado à uma maior vulnerabilidade às doenças. A dose diária recomendada de zinco nas mulheres é de 8 mg e nos homens de 11 mg.

Existem certos grupos de pessoas que exigem uma maior quantidade desse mineral todos os dias:

  • Bebês e crianças
  • Subnutridos e pessoas com distúrbios alimentares
  • Mulheres grávidas e mulheres no estágio de amamentação
  • Idosos
  • Celíacos
  • Viciados em álcool
  • Vegetarianos e veganos
  • Operados recentemente
  • Portadores da doença de Crohn, com colite ulcerativa ou má absorção intestinal
  • Com um sistema imunológico debilitado

A deficiência de zinco na dieta é um problema atual muito grave, devido ao tipo de alimentação e estilo de vida que mantemos.

Por exemplo, consumimos sempre sementes ou grãos de monoculturas (a terra ficou sem zinco), ingerimos medicamentos (diuréticos, inibidores de ECA ou antiácidos) ou temos uma dieta pouco equilibrada.

É necessário saber que a falta de zinco leve causa:

  • Resfriados e gripe frequente
  • Fadiga crônica
  • Problemas de crescimento e desenvolvimento em crianças
  • Alterações no humor
  • Problemas de aprendizagem e desempenho escolar fraco
  • Perda de memória
  • Acne
  • Problemas de visão

Quando o déficit de zinco é crônico, ele causa:

  • Problema na visão, olfato ou paladar
  • Manchas brancas nas unhas (é um sinal que não deve ser ignorado)

Quais são os benefícios do zinco?

Propriedades e benefícios do zinco

Este micronutriente tem várias funções e, portanto, não devemos ingeri-lo em pouca quantidade. Os benefícios do zinco obtido em quantidades adequadas são:

Diminuir o risco de câncer

Embora o zinco não cure esta doença, reduz significativamente as chances de sofrer dela.

Isso acontece porque o zinco é um mineral que participa na replicação celular. Sua deficiência pode causar formação de tumores. Além disso, por estar presente no sistema imunológico, tem a capacidade de eliminar células nocivas.

A falta de zinco leva o organismo a “ter que substitui-lo” por outro composto similar.

O problema é que os mais parecidos com ele são o cádmio e o mercúrio (presentes em muitos alimentos vendidos no mercado). No entanto, esses elementos estão relacionados ao aparecimento do câncer .

Crescimento e desenvolvimento

 

Menina em fase de crescimento

O zinco tem uma alta incidência no crescimento das crianças, pois intervém na formação e mineralização dos ossos e dos órgãos reprodutivos.

Também é necessário para tratar a osteoporose (a dieta deve incluir cálcio, manganês e cobre) e para eliminar o tártaro dos dentes.

Cuidar da saúde masculina

O zinco inibe a produção de um derivado de testosterona. Quando os níveis são elevados, há mais chances de sofrer de câncer de próstata.

O contrário acontece quando o corpo possui a dose adequada deste mineral. Por outro lado, a falta de zinco está relacionada à disfunção erétil e problemas de libido.

Proteger as artérias

Aqueles que têm colesterol e uma alta porcentagem de triglicerídeos em seu sangue devem consumir alimentos ricos em zinco, pois este ajuda a manter as artérias limpas.

Também é aconselhável para pacientes que sofreram ataques cardíacos (entre outros problemas cardiovasculares).

Fortalecer o sistema imunológico

 

Sistema imunológico

Os cientistas mostraram que o zinco permite aumentar e desenvolver o sistema de defesa. Isso impede que os micro-organismos prejudiciais entrem no corpo e, se o fizerem, são devidamente neutralizados.

Por sua vez, ajuda no processo de cicatrização de feridas e previne muitas doenças causadas por vírus e bactérias.

Se você está se sentindo muito cansado e fraco ultimamente, talvez você devesse dar uma olhada em quanto zinco está consumindo. A fadiga é um dos sintomas associados ao déficit desse micronutriente.

Quando você estiver na cama com gripe, seria bom se você aumentasse a dose deste mineral, para diminuir o tempo de doença e convalescença.

Melhorar o cabelo, a pele e as unhas

Além de ajudar a curar feridas mais rapidamente, o zinco está envolvido nos processos de desenvolvimento e fortalecimento da pele.

O déficit dele leva à descamação da pele, psoríase, hematomas frequentes (e leva muito tempo para desaparecer), acne e eczema. Sua ausência ou níveis baixos estão relacionados ao envelhecimento precoce da pele e ao reaparecimento do herpes simples.

Mais propriedades e benefícios do zinco

 

Mulher sentindo dores de cabeça

Como se tudo o que foi dito acima não fosse suficiente, ainda há mais propriedades do zinco que merecem destaque:

  • Evita a degeneração macular senil.
  • Melhora o olfato e paladar
  • Trata a doença de Wilson (acumulação de cobre no corpo).
  • Aumenta a produção de estrogênio em mulheres.
  • Melhora a sensibilidade à insulina.
  • Ajuda a absorver melhor os nutrientes, melhora a azia e alivia a diarreia.
  • Desenvolve o sistema nervoso e reduz a possibilidade de sofrer de doença de Alzheimer
  • Balanceia o nível de ácido e alcalino do sangue.
  • Protege o fígado
  • Reduz o zumbido (dos ouvidos).

Quais são as fontes mais importantes de zinco?

Você já sabe que o zinco é vital para o nosso dia a dia. Você pode encontrá-lo em:

  • Peixe, ostras e frutos do mar
  • Órgãos de animais (especialmente fígado)
  • Carne (branca e vermelha)
  • Oleaginosas (nozes, amendoim, amêndoas)
  • Sementes (abóbora, gergelim)
  • Gérmen de trigo e cereais (arroz integral, aveia, milho, centeio)
  • Leguminosas (grão-de-bico, lentilhas, feijão)
  • Pólen de abelha
  • Vegetais de folhas verdes (alface, espinafre, couves de Bruxelas)
  • Pepino
  • Banana

Você conhecia estes benefícios do zinco? Como está a sua ingestão deste mineral?

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