Dieta saudável, aprenda a fazê-la corretamente

7 de agosto de 2018
Para aprender a fazer uma dieta saudável é fundamental mudar o equívoco deste termo. Uma boa dieta inclui todos os grupos de nutrientes, em sua medida adequada.
A adoção de uma dieta saudável é a melhor maneira de garantir o funcionamento de nossas habilidades físicas e cognitivas. A nutrição adequada não apenas intervém no peso corporal, mas em outras funções vitais que são determinantes para a saúde.

Algumas pessoas podem ter um equívoco em relação ao conceito de dieta. Embora tenha sido relacionada a regimes alimentares restritivos, devemos interpretá-la como um hábito, mas do estilo de vida diário.

A desvantagem é que muitos pensam que comer bem é sinônimo de passar fome, ou preparar pratos sem sabor. A verdade de tudo é que envolve evitar alimentos prejudiciais, para ingerir em abundância aqueles que nos fornecem nutrientes de alta qualidade.

O que significa adotar uma dieta saudável?

O que significa adotar uma dieta saudável

A adoção de uma dieta saudável implica em garantir o suprimento adequado de todos os nutrientes essenciais, que nosso corpo necessita. Em outras palavras, trata-se de projetar menus completos e balanceados, evitando o que pode ser prejudicial à saúde.

Atualmente o mercado foi invadido por produtos alimentares que não são totalmente bons para o organismo. Portanto, em uma dieta saudável propõe-se basear os pratos em uma combinação correta de alimentos de origem orgânica.

É essencial entender que esses modelos de alimentação não são restritivos ou hipocalóricos. Embora eles possam ser confundidos com as dietas populares “milagrosas”, comer saudavelmente significa adicionar “um pouco de tudo” na dieta alimentar.

Você deveria ler: Os 7 erros que você deve evitar ao adotar uma dieta para perder peso

Outros aspectos relevantes de uma dieta saudável são:

  • Leva em conta fatores como idade, peso, e possíveis doenças da pessoa.
  • Considere a quantidade de cada porção, bem como os tempos e o método de preparação.
  • Não exclua grupos nutricionais e procure cumprir os requisitos do corpo, em sua medida adequada.
  • Não cometa nenhum tipo de extremismo alimentar.

Dicas para fazer uma dieta saudável corretamente

Muitas pessoas acreditam que uma dieta saudável é uma questão de dedicar alguns dias. Por esse motivo, muitos acabam fazendo más escolhas alimentares, quando querem perder peso fazendo mudanças na dieta.

Embora à primeira vista pareça impossível comer bem permanentemente, é um hábito que todos podem alcançar, se tiverem paciência e implementarem algumas recomendações.

Coma diferentes tipos de alimentos

Dicas para fazer uma dieta saudável corretamente

Os nutrientes fornecidos pelas diferentes variedades de alimentos são cruciais para muitas funções vitais do corpo. Por esse motivo não é correto eliminar grupos de alimentos, ou fazer restrições por um longo período.

Uma boa dieta contém alimentos saudáveis ​​e de calorias moderadas, como:

  • Frutas e vegetais
  • Carnes magras
  • Peixes e mariscos
  • Cereais integrais
  • Sementes e legumes
  • Laticínios com baixo teor de gordura

Definir os horários das refeições

Definir horários para as refeições é um dos primeiros passos para ter uma dieta mais saudável. Embora pareça não ter importância, estabelecer um cronograma para as refeições principais é crucial para controlar a ansiedade e o peso.

Mastigue devagar

Dieta saudável, mastigação lenta

Um dos grandes erros cometidos nas dietas é mastigar mal os alimentos. Embora à primeira vista seja “inofensivo”, pode afetar o processo de digestão. Mastigar bem aumenta a sensação de saciedade e reduz o risco de constipação.

Porções moderadas

Muitos preferem comer três pratos principais saudáveis. No entanto, nos últimos anos, tem sido recomendado moderar porções para fazer cinco ou seis refeições por dia. Este hábito põe em marcha o metabolismo, e diminui o desejo insaciável de comer.

Consuma água

Basear a dieta em alimentos saudáveis ​​é muito bom. Apesar disso, é fundamental complementá-la com o consumo diário de água abundanteEste fluido vital intervém em muitas funções do corpo, e é fundamental para perder peso.

Prepare lanches saudáveis

Dieta saudável: evite alimentos prejudiciais

Algumas pessoas consomem pratos principais saudáveis ​​e falham nos lanches. Por esse motivo muitos falham em sua tentativa de perder peso. Uma dieta saudável deve incluir lanches de baixas calorias, livres de alimentos processadas ou cheios de calorias.

Algumas opções são:

  • Leites vegetais
  • Frutos secos e sementes (pequenas porções)
  • Iogurte natural
  • Frutas variadas
  • Palitos de vegetais

Evite alimentos prejudiciais

Diz-se que um alimento é prejudicial quando carece de nutrientes essenciais e fornece muitas calorias. Adicionar este tipo de produtos na dieta não afeta apenas o peso corporal, mas também pode influenciar no aparecimento de doenças.

Você precisa ler: 6 estratégias para reduzir o consumo de colesterol desde sua cozinha

Alguns dos mais comuns são:

  • Salsichas ou carnes curadas
  • Alimentos enlatados e pré-fabricados
  • Óleos fritos e hidrogenados
  • Pão e produtos de padaria industrial
  • Doces e refrigerantes
  • Bebidas energéticas e alcoólicas

Em resumo, uma dieta saudável é a que fornece ao corpo tudo o que ele precisa. Para adotá-la basta saber diferenciar os alimentos de boa qualidade, daqueles que contêm calorias vazias.

Recomendados para você