Devemos parar de beber álcool para perder peso?

· 19 de maio de 2018
Devemos parar de beber álcool para perder peso? O álcool nos dá calorias vazias e também retarda o metabolismo. No entanto, se o consumirmos com moderação e acompanharmos com uma dieta e exercício saudáveis, não precisa ser prejudicial.

Quando queremos perder peso, além de exercitar muito e comer uma dieta equilibrada, é aconselhável não consumir bebidas alcoólicas.

Sua ingestão afeta diretamente a balança e o nosso visual.

No entanto, alguns médicos indicam que, para perder peso, não é necessário parar de beber completamente álcool. Sim, sem e quando seja com moderação.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo e descubra se tem de parar de beber álcool para perder peso.

Por que parar de beber álcool para perder peso?

Aquelas pessoas que consumem bebidas alcoólicas diariamente adicionam entre 100 e 200 calorias ao seu corpo.

Entre os benefícios de deixar esse hábito, podemos indicar:

  • Melhora os sentidos (especialmente o cheiro e o sabor).
  • Reduz as chances de sofrer doenças infecciosas.
  • Contribui para um bom humor.

Além disso, deixar de consumir álcool reduz o odor corporal, melhora a saúde das unhas e do cabelo, e ajuda a perder peso devido a que:

1. Não comemos porções exageradas

Combinar uma má alimentação com álcool aumenta o peso

Quando consumimos um pouco de álcool, somos mais propensos à ingestão de petiscos (especialmente snacks).

Se, em vez disso, tomarmos água mineral ou um suco natural no almoço ou no jantar, nos distanciaremos das tentações culinárias e preferiremos opções mais saudáveis.

Visite este artigo: 7 alimentos saudáveis para pacientes com artrose

2. Esconde as calorias

Sem perceber, um copo aumenta significativamente as calorias, mesmo mais do que a própria comida.

  • Por exemplo, uma “pinha colada” tem 160 calorias, um daiquiri, 170 calorias, um vinho tem 120 calorias e um uísque, 100 calorias.

Embora você possa pensar que isso não é muito, o problema é que você não bebe apenas um gole, mas várias bebidas, ao acompanhar certos pratos. Por isso, deve se limitar se quiser perder peso.

3. Armazena gorduras

Beber álcool armazena gorduras

Talvez você tenha lido ou ouvido a frase “álcool armazena gorduras”. Isso é completamente verdadeiro, pois exige que o corpo produza mais estrogênio, acumulando gordura (especialmente em mulheres).

4. Reduz o metabolismo

Quando bebemos álcool, o corpo não tem capacidade para queimar gordura ou digerir adequadamente.

Várias horas após a ingestão, ainda nos sentimos “pesados”, não importa a quantidade de comida que comemos.

5. Aumenta a fadiga

Mulher com dor de cabeça por ter bebido álcool

Beber muito álcool produz desidratação, o que resulta em fadiga. Você não gosta de fazer nada além de dormir ou deitar no sofá e assistir televisão.

Não se esqueça: sem movimento não há perda de peso.

Veja também: 5 comportamentos que indicam o fracasso do relacionamento

O álcool não é o culpado de todos os males

Atualmente (mais agora que os dias quentes começam) é comum comer fora pelo menos uma vez por semana.

Entre lanches e jantares com amigos, o álcool nunca está ausente. Muitas pessoas culpam o álcool pelo excesso de peso. No entanto, ele não é o único “vilão” no filme.

  • Embora seja verdade que as bebidas alcoólicas são um dos inimigos das dietas e da saúde, uma vez que causam cerca de 200 doenças, também existem outras variáveis ​​que nos fazem ganhar peso.
  • Devido ao seu caráter hipercalórico (um grama de álcool é igual a 7 calorias), o álcool está associado à obesidade.

Mais de um já terá ouvido a expressão “barriga de cerveja”, mas, é claro, uma “cerveja” não é a culpada de todos os nossos males.

O excesso de peso decorre de outros maus hábitos, como o alto consumo de alimentos processados, o petiscar entre as refeições, a falta de exercício, o estilo de vida sedentário, etc.

Também depende do tipo de bebida consumida. Por exemplo, um copo de cerveja tem 100 calorias.

Imagine uma saída “normal” com amigos, onde você toma quatro copos e come algumas batatas fritas. Isso se traduz em 1000 calorias.

Se você repetir uma vez por semana, você ganhou um quilo em um mês.

Devemos romper com o mito de que o álcool “engorda”, ou melhor, não demonizá-lo. O consumo moderado nos beneficia desde que escolhamos opções mais saudáveis, como o vinho tinto, por exemplo.

Últimas considerações

A chave para perder peso não é parar de beber álcool de um dia para o outro, mas manter uma dieta saudável e reduzir a quantidade de calorias por dia.

A relação entre obesidade e bebidas depende do tipo e dosagem.

Acompanhar a ingestão de álcool com hábitos realmente saudáveis ​​pode ser o segredo para não ter que renunciar a passear com os amigos ou ter o prazer de uma bebida no jantar.

Isso significa que beber um copo de vinho ou um copo de cerveja até duas vezes por semana não trará mudanças significativas em seu peso ou saúde se:

  • Você frequenta a academia ou você anda para o trabalho.
  • Você come alimentos saudáveis ​​em vez de hambúrgueres ou pizza.
  • Você usa as escadas em vez do elevador.
  • Você troca os refrigerantes pela água.

Dieta pobre e estilo de vida sedentário são as principais causas de obesidade em todo o mundo. O consumo de álcool é uma mistura de ambos os hábitos.

As bebidas alcoólicas têm quase as mesmas calorias que um refrigerante ou um chocolate. Além disso,  ao reduzir nosso metabolismo, tiramos energia para treinar ou exercitar.

A ingestão moderada de álcool é de 1 ou 2 copos de vinho ou cerveja por dia em homens e 1 em mulheres, desde que você siga uma dieta saudável e faça exercício 3 vezes por semana.