Opções para tomar água de qualidade em casa

Há várias opções para beber água de qualidade em casa que ajudarão a manter o seu corpo saudável, além de neutralizar a ação de agentes infecciosos externos.

Todos os seres vivos precisam de água para viver. Essas opções para tomar água de qualidade em casa ajudarão a manter o corpo saudável, mas também para evitar os riscos de doenças por ingestão de um líquido contaminado.

Para que a água seja considerada adequada para consumo humano, ela deve atender a certos requisitos. O Ministério da Saúde da Espanha determinou que deve estar livre de microrganismos, parasitas ou substâncias em concentrações que possam representar um risco para a saúde.

Como a água chega a nossas casas?

A água chega às residências através de redes de distribuição públicas ou privadas, cisternas e depósitos. No caminho, agentes infecciosos podem contaminá-la. Por isso, purificá-la antes que o consumo passa a ser uma necessidade.

Antes de tomá-la, usá-la para cozinhar ou para a sua higiene pessoal, a água deve ser submetida a processos que garantam a sua qualidade. Na Espanha, muitas famílias recebem águas duras, mineralizadas ou com excesso de químicos.

A água para consumo humano não deve exceder 10 bactérias intestinais por litro, deve estar isenta de impurezas químicas e carecer de sabor, odor e turbidez.

Água dura e água macia

Mulher bebendo água purificada

Em algumas áreas residenciais, a água que chega em oleodutos geralmente tem cal. Essa é conhecida como água dura devido ao alto nível de minerais, como magnésio e cálcio, mas também sedimentos.

Este tipo de água pode ser usado para irrigar jardins ou para eliminar resíduos orgânicos, mas não para consumo humano. Em contraste, a água macia registra quantidades mínimas de sais minerais.

Água mineral e corrente

Há quem atribua à água mineral propriedades nutritivas, a fim de magnificar o produto, ao contrário da água potável que chega a nossas casas através da canalização.

Isso não é inteiramente verdade, já que a contaminação atacou a água mineral através das máquinas de engarrafamento, como também acontece com os canos.

A água mineral vem de nascentes e águas subterrâneas. Não sofre nenhum tipo de tratamento e é considerada potável desde sua origem. Passa por vários processos de desinfecção para adequá-la ao consumo humano.

A água canalizada (da torneira) é adequada para consumo humano?

A água da torneira não é água de qualidade

Nos lares, os consumidores devem estar atentos a possíveis odores estranhos provenientes da água. Para se certificar de que a água é adequada para consumo, um truque de verificação pode ser realizado.

Este truque é encher um copo com água e colocá-lo na luz. Desta forma, será possível observar se está limpa ou nublada, se tem partículas flutuantes ou assentes no fundo. Se não for transparente ou tiver um mau cheiro (não importa quão leve seja), isso indica que há contaminação.

O que fazer para ter água de qualidade em casa?

A primeira coisa para ter água de qualidade em casa é descartar toda aquela que se encontre contaminada ou turva. Enquanto você não compra um filtro de água, compre água  engarrafada. Não é suficiente ferver a água. Isso elimina bactérias e outros patógenos, mas muitas vezes concentra poluentes, como arsênico e nitrato.

A compra de um kit de avaliação de pureza da água é outra opção para tomar água de qualidade em casa. Eles permitem medir o grau de cloro, nitratos e nitritos, minerais como ferro, cobre e chumbo, e a dureza da água.

Para tirar dúvidas sobre a qualidade da água que temos em casa, você pode contratar um laboratório certificado. Os resultados da análise de uma amostra de água determinarão o que fazer.

Outra boa opção para beber água de qualidade em casa é adquirir um sistema de filtragem, para um tratamento adequado.

Visite este artigo: Benefícios de beber água com vinagre e bicarbonato de sódio antes das refeições

Métodos de purificação

Copo com água de qualidade

A descalcificação é um dos métodos de purificação da água dura. As resinas de troca de íons dos descalcificadores substituem o sódio por cálcio e magnésio.

Eles fornecem uma água de qualidade superior, sem sabor, que também mantém em bom estado aparelhos como caldeiras, lava-louças ou máquinas de lavar roupa.

O tratamento de filtração separa os componentes minerais que devem ser removidos da água através de um elemento poroso.

Eles vêm na forma de jarros de filtro, embora também sejam colocados na entrada da torneira e removam o excesso de cal e sedimentos.

O tratamento de osmose reversa utiliza uma membrana semipermeável que remove as impurezas da água. É o mais eficaz, porque dessaliniza a água e elimina bactérias, odores e sabor; e evita danos nas tubagens devido ao acúmulo de sedimentos.

Outros produtos para ter água de qualidade em casa

  • As águas macias ou médias são tratadas com um jarro de filtragem, que remove o cloro e os sedimentos.
  • O filtro na torneira minimiza o sabor do cloro e cal.
  • O dispensador é colocado na saída do cano e fornece água filtrada continuamente.
  • Para água dura ou rica em minerais, o ideal é aplicar métodos de descalcificação ou osmose reversa.
Recomendados para você