Benefícios de beber água com vinagre e bicarbonato de sódio antes das refeições

28 Dezembro, 2019
Além de evitar outros problemas, a mistura de água com vinagre e bicarbonato de sódio nos ajuda a equilibrar o pH gástrico, permite combater a acidez e promover a digestão.

O bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã são produtos que têm diversos usos e benefícios para a saúde, para a beleza e para a manutenção de nosso lar.

Com o vinagre e o bicarbonato, temos a solução para muitos problemas do nosso dia a dia.

Saiba neste artigo quais são os benefícios de beber água com vinagre de maçã e bicarbonato de sódio antes de cada refeição!

Remédios naturais e econômicos

A medicina natural oferece muitas opções para prevenir problemas de saúde e tratar diferentes transtornos, sem sofrer efeitos colaterais e sem ter que tomar medicamentos.

No entanto, alguns desses remédios não são acessíveis a todos, seja porque é difícil encontrá-los ou por causa de seu alto preço.

Por esta razão, gostamos de propor remédios naturais disponíveis para todos, como, por exemplo, essa combinação de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio.

Quando você souber tudo que pode conseguir com esse simples remédio, vai querer começar a consumi-lo ainda hoje.

No entanto, lembre-se de que, em caso de qualquer problema de saúde, é aconselhável consultar seu médico de confiança.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã não é apenas um alimento para temperar saladas e outros pratos. É também um remédio medicinal com propriedades antibacterianas e antimicrobianas, como comprovado neste estudo realizado pela Universidade de Middlesex (Reino Unido).

Para aproveitar ao máximo esse poder de cura do vinagre de maçã, devemos garantir que seja um vinagre puro e orgânico que não tenha sido pasteurizado, pois durante este processo a maioria das propriedades medicinais e os valores nutricionais são perdidos.

Deve ser, portanto, um vinagre que tenha seguido um processo de fermentação natural e que tenha uma aparência turva.

O vinagre de maçã é, há décadas, um remédio de beleza e saúde, e também um produto de limpeza para a nossa casa (de acordo com este estudo realizado pelo Laboratório de Genética Molecular de Caracas, na Venezuela).

Bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um remédio comum para aliviar a acidez gástrica. No entanto, devemos ter cuidado, uma vez que este estudo da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) garante que ele pode ser prejudicial ao coração. Recomenda-se consultar um especialista antes de ingeri-lo.

Ao combinar o vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio, conseguimos regular a acidez do primeiro com a alcalinidade do segundo. Desta forma, adicionamos os benefícios de ambos os remédios com o objetivo de multiplicar suas virtudes terapêuticas.

Remédio natural de água com vinagre e bicarbonato de sódio

Propriedades para a saúde

consumo de água

O consumo de água com vinagre e bicarbonato de sódio nos fornece os seguintes benefícios para a saúde:

  • Evitar e tratar distúrbios bucais que afetam os dentes, o esmalte dental e as gengivas. Isto é afirmado neste estudo realizado pela Universidade de Buffalo (Nova York).
  • Favorecer o processo digestivo e combater a acidez gástrica.
  • Melhorar a drenagem linfática natural do corpo para melhorar a fluidificação do sangue e prevenir a retenção de líquidos.
  • Melhorar os desequilíbrios do colesterol elevados, conforme sugerido por esta pesquisa realizada pela Universidade Ahvaz Jundishapour (Irã).
  • Reduzir a hipertensão arterial, de acordo com este estudo da Universidade Estadual do Arizona (Estados Unidos).

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de vinagre de maçã cru (60 ml)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio adequado para o consumo (5 g)
  • 3 copos de água (600 ml)

Se não conseguir encontrar o vinagre de maçã cru, ou o mesmo não lhe cair bem, você pode substituí-lo pelo suco de limão, espremido na mesma quantidade, para alcançar um pH equilibrado.

A quantidade de água é a mínimo que precisamos, já que podemos aumentá-la de acordo com nossas necessidades.

O que você deve fazer?

  • Misture os ingredientes com a água morna até que o bicarbonato se dissolva.
  • Vamos dividir esta preparação em três doses.
  • Podemos tomá-la fria, morna ou quente.

Quando podemos tomá-la?

  • Vamos consumir um copo assim que nos levantarmos, antes de escovar os dentes, pelo menos meia hora antes do café da manhã.
  • Esta é a ingestão mais importante do dia, uma vez que o corpo em jejum é muito receptivo a qualquer remédio natural e conseguimos multiplicar os benefícios do jejum noturno.
  • Faremos a segunda ingestão (outro copo) meia hora antes do almoço.
  • Vamos beber o último copo meia hora antes do jantar.

Podemos tomá-lo todos os dias de forma sazonal, ou apenas tomar o remédio em jejum. Veremos os benefícios desde a primeira ingestão.

  • Erazo R, Reyna L, Robles. Producción de Vinagre de Manzana por Fermentación a Escala Piloto. Rev Per Quím lng Quírn. 2001.
  • Forsythe SM, Schmidt GA. Sodium bicarbonate for the treatment of lactic acidosis. Chest. 2000.
  • Na. Sodium bicarbonate. Reactions Weekly. 2009.