6 coisas que é melhor não fazer em jejum

Embora possa parecer que a primeira hora do dia é a melhor para certas atividades, há outras que devemos evitar se não quisermos que a nossa saúde sofra.

Muitas vezes adotamos uma série de costumes que não deveriam ser realizados em determinados momentos do dia. Hoje falaremos sobre algumas coisas que é melhor não fazer em jejum, com o estômago vazio.

Saiba quais são e tente evitá-las sempre que possível.

Coisas que é melhor não fazer em jejum

1. Ingerir anti-inflamatórios

Não é recomendado tomar certos medicamentos com estômago vazio, e este é o caso dos anti-inflamatórios.

Medicamentos como aspirina, paracetamol, e outras drogas com essas características não devem ser tomados com o estômago vazio.

  • A razão é que isso reduz sua eficiência, além de causar sérios problemas de saúde, como o sangramento gástrico.
  • O leite pode reduzir os efeitos negativos deste tipo de medicação, por isso tomá-lo com este líquido é uma boa opção.

2. Tomar café

Tomar café

A primeira coisa que você toma quando se levanta é um café? Bem, isso não é o mais adequado porque o café, mesmo na opção descafeinada, estimula a produção de ácido.

Isso significa que se você o ingerir em jejum, pode causar azia e outros problemas no sistema digestivo.

Se você também não come nada depois de tomar o café, pode acabar sofrendo de uma deficiência de serotonina, o que o deixará de mau humor ao longo do dia.

  • No caso de ser difícil para você abandonar esse hábito de beber um café com o estômago vazio, é melhor adicionar leite, pois graças à gordura do mesmo, esses efeitos negativos serão reduzidos.
  • Também é importante que você escolha o café natural, e não o café instantâneo.

3. Beber álcool

Beber álcool pode ser uma bomba para o estômago se você está em jejum. Neste momento a absorção do álcool é aumentada em até duas vezes, algo que seria comparável com a introdução de álcool por via intravenosa.

Se você bebe álcool com o estômago vazio, ele é eliminado muito mais devagar, o que provoca uma ressaca mais forte. Além disso, isso afetará seu fígado, coração e rins.

No caso de você ter que beber em jejum, por qualquer motivo, é melhor optar pelas bebidas não gaseificadas, que normalmente são resfriadas e são absorvidas mais devagar.

4. Mascar chiclete

Não é bom mascar chiclete em jejum

Mascar chiclete não será uma boa ideia para o seu estômago, uma vez que o ácido clorídrico que produzimos ao mastigar afeta a mucosa que temos com o estômago vazio, o que pode eventualmente levar à gastrite.

Quando você quiser mascar chiclete, a melhor opção é escolher aqueles que são compostos de adoçantes naturais, como xilitol e sorbitol, em vez de açúcar, ciclamato ou aspartame.

Em qualquer caso, é melhor não mascar chiclete por mais de 10 minutos seguidos, mesmo se você estiver com o estômago cheio.

5. Fazer exercícios

Se você está em jejum, é melhor não fazer exercícios intensamente. Isso fará com que você perca massa muscular com maior intensidade.

Se você está em jejum, em vez de optar pelo exercício intenso, experimente exercícios aeróbicos leves.

Se, além disso, você tiver problemas no sistema digestivo, antes de realizar qualquer exercício é melhor comer alguma coisa, porque a atividade física estimula a produção de sucos gástricos, e isso não é bom para o estômago.

6. Ir ao supermercado

Mulher fazendo compras no mercado

Quando você está com fome é melhor não sair para comprar comida, porque acabará comprando mais. É por isso que é melhor não fazer compras com o estômago vazio.

Está provado que a sensação de fome faz com que acabemos comprando mais comida do que realmente precisamos.

Para evitar cair nesse tipo de erro, você deve, além de ir sem fome ao mercado, tentar sempre levar uma lista de compras preparada antecipadamente em casa.

Isso ajudará a economizar no supermercado e a comprar menos. Nesse sentido, outro dos truques é pagar com dinheiro em vez de usar o cartão, já que você tem uma percepção muito mais real da despesa que está sendo feita, algo que não acontece, ou não tanto, se pagar com um cartão.

Você já conhecia estas coisas que é melhor não fazer em jejum? Tente evitá-las sempre que possível para proteger a sua saúde.

Recomendados para você