Melhor Com Saúde
 

5 comportamentos que indicam o fracasso do relacionamento

Você sente pressão no relacionamento? Você é uma daquelas pessoas que proíbem coisas ao outro? Sua namorada ou seu namorado tenta fazer você mudar constantemente? Talvez você esteja em um relacionamento que não combina com você. Vamos contar mais no artigo a seguir.

5 comportamentos que indicam o fracasso do relacionamento

Última atualização: 03 Novembro, 2020

Existem alguns comportamentos que indicam o fracasso de um relacionamento. Na verdade, é como se alguns casais estivessem destinados a terminar mal desde o primeiro minuto de relacionamento.

Isso se deve a certos padrões que, além de tóxicos, tendem a se repetir em relacionamentos posteriores. É importante, portanto, detê-los e refletir.

Um relacionamento saudável é muito mais feliz, duradouro e produtivo do que outro marcado pela negatividade e pelas exigências. Portanto, vamos ver quais comportamentos devem ser evitados nesses casos.

5 comportamentos que indicam que um relacionamento está destinado ao fracasso

1. Criticar o(a) parceiro(a) constantemente

Um dos primeiros comportamentos que indicam o fracasso do relacionamento é a crítica constante e absurda do(a) parceiro(a). É normal apontar alguns comportamentos que consideramos incorretos, mas questões como a maneira de se vestir, falar ou mesmo se sentir não devem ser abordadas.

Essas críticas procuram apenas mudar o outro. Despi-lo de sua essência e personalidade. Para que exista um relacionamento saudável e sólido, deve haver uma aceitação da pessoa com quem você está. Se não gostamos da forma como a pessoa é, temos duas opções: aceitar ou largar.

Contudo, a opção de criticar a pessoa para mudar seu jeito de ser, além de ser improdutiva, gasta energia e gera desconforto.

2. Desprezo pela outra pessoa

Nosso parceiro nos ridiculariza? Chega a nos humilhar em algumas ocasiões? Se é isso que sentimos, mas não falamos a respeito, não estamos fazendo nada para solucionar a situação.

Em algumas ocasiões, a outra pessoa tem uma forma de ser que nos faz mal, mas continuamos juntos porque estamos apaixonados. O mais provável é que soframos de dependência emocional e que por isso não saibamos cortar o mal pela raiz.

É importante considerar que em uma relação de casal é preciso haver respeito. Se não, o relacionamento acabará terminando. E para isso, uma boa comunicação também é muito importante.

Descubra: Contato zero: o bálsamo da dependência emocional

3. A culpa é sempre do outro

Entre todos os comportamentos que indicam o fracasso de uma relação, esta é uma das mais claras, pois se trata de colocar a culpa no outro, ou seja, nunca assumir a responsabilidade.

Em qualquer discussão de casal, geralmente há mais de uma implicação. Hoje o culpado pode ser o outro, mas amanhã podemos ser nós. É importante tentar ser maduro e aceitar quando erramos.

Se sempre culparmos o outro, não vamos aprender com nossos erros, de modo que as situações de conflito se repetirão com mais facilidade. Aqui, a comunicação a dois também é essencial para resolver esse problema.

Leia: O medo de ser abandonado no relacionamento

4. O silêncio e a indiferença

Existe um tipo de atitude bastante prejudicial e cuja tentativa é manipular o outro. Estamos falando da atitude que manifesta dinâmicas tóxicas em que o silêncio e a indiferença estão presentes.

Embora não haja ataques físicos ou insultos, esse tipo de comportamento fere o outro. Além de impedir a busca de soluções para as causas da raiva, são egoístas e demonstram pouca maturidade.

5. Obrigar e exigir

Casal discutindo na rua

Esse ponto tem muito a ver com a aceitação incondicional da qual falamos no início. Obrigar e exigir determinadas coisas do outro é um dos comportamentos que indicam o fracasso de um relacionamento.

Não podemos obrigar nem exigir nada do outro. Ele é uma pessoa livre que devemos respeitar sem fazer nenhuma tentativa de manipulá-lo de acordo com nossas vontades.

Da mesma forma, o outro deve agir da mesma maneira. Se um relacionamento nos deixa sobrecarregados e percebemos que paramos de fazer coisas que gostamos apenas para agradar, talvez essa pessoa não sirva para nós.

Fuja de relacionamentos tóxicos: você merece algo melhor

Conviver com esse tipo de comportamento não é um bom. Detectá-los a tempo é muito importante para refletir sobre a relação que temos ou para mudar as atitudes em relação ao outro.

Se considerarmos que se trata apenas de algo específico e que temos um relacionamento saudável, o ideal é conversar com nosso(a) parceiro(a) sobre o que está acontecendo. Se a pessoa nos amar e se realmente for um comportamento específico, ela vai mudar. Do contrário, já sabemos que devemos priorizar nossa saúde mental antes de mais nada.

Lutar para estar juntos é uma prova de amor?

Lutar para estar juntos é uma prova de amor?

Se apenas uma das partes se esforçar para permanecer juntas, mas o outro não faz sua parte, é claro que essa relação não tem futuro.