Tratamento com mel, amêndoas e nozes

14 Agosto, 2020
De manhã, precisamos consumir pratos que nos ajudem a obter a energia necessária para o dia. Uma opção é a seguinte receita com mel, amêndoas e nozes.
 

Sabemos que todos os alimentos podem fornecer nutrientes e que existem combinações, como mel, amêndoas e nozes, que podem ser muito úteis, mas você já pensou em como seria bom incluir essa combinação regularmente dentro da dieta?

Assim como todos os dias tomamos uma xícara de café quando acordamos, podemos tomar uma colher de chá de mel, amêndoas e nozes, porque essa mistura nos fornece vários minerais, vitaminas, oligoelementos e proteínas básicas para começar o dia com energia.

Mel, amêndoas e nozes para o cansaço

Segundo especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição, o mel é um alimento que contém açúcares, aminoácidos, taninos, glicose e alcaloidesPara cada 100 gramas de porção comestível de mel, obtemos cerca de 295 quilocalorias. Portanto, é uma boa fonte de nutrientes para o corpo e também uma grande fonte de energia.

Os especialistas da Fundação Espanhola do Coração nos ensinam um pouco mais sobre esse alimento terapêutico:

Favorece a produção de energia por sua grande contribuição em açúcares, entre 75-80%, dos quais 70% são glicose e frutose, dois monossacarídeos que são rapidamente absorvidos na mucosa intestinal e fornecem energia em poucos minutos”.

 

Além disso, eles afirmam ainda que, por esse motivo, pode ser um alimento recomendado para pessoas que precisam recuperar a vitalidade.

Ao fornecer energia para a musculatura cardíaca e favorecer a produção de fosfatos orgânicos, [o mel] ajuda o corpo a restaurar seu ritmo de atividade usual e melhora a irrigação coronariana.

Certamente já ouvimos dizer que o mel tem várias possibilidades terapêuticas. Normalmente, usamos como xarope natural quando temos dor de garganta, mas também como remédio quando sentimos algum desconforto digestivo depois de comer muito ou quando estamos com problemas para ir ao banheiro.

No entanto, também podemos aproveitar o mel para nos manter com energia. Para isso, existem aqueles que recomendam consumir uma certa quantidade pela manhã, antes ou junto com o café da manhã.

Amêndoas e nozes, grandes contribuições

Amêndoas e nozes, grandes contribuições

Com baixo teor de água, mas alto teor de ômega 3, os frutos secos também são alimentos altamente recomendados para combater o cansaço e cuidar da saúde, já que comprovadamente proporcionam múltiplos benefícios.

De acordo com a Dra. González Corbella, “a composição gordurosa dos frutos secos, seu teor de antioxidantes, fibras e outras substâncias bioativas, conferem a esses alimentos um grande valor nutricional”.

 

Os especialistas do projeto Crear Salud indicam que os frutos secos são uma grande fonte de energia. Portanto, recomendam incorporá-los na dieta regularmente, em quantidades moderadas.

Receita à base de mel, amêndoas e nozes

Para combater o cansaço e, ao mesmo tempo, aproveitar todas os benefícios do mel, das amêndoas e das nozes, podemos experimentar as seguintes receitas.

1. Preparado à base de mel, amêndoas e nozes

Tão simples quanto eficaz. Antes de tudo, precisamos nos preocupar em adquirir mel orgânico puro e sem vestígios de adição de açúcar. Para isso, o mais apropriado é comprar diretamente de um apicultor.

Em seguida, para preparar o remédio, podemos optar por incorporar tudo em um frasco maior do que o do mel ou tentar preparar nele.

Devemos pegar uma boa quantidade de amêndoas e nozes e limpá-las bem, garantindo que nenhum pedaço de casca permaneça nelas. Dessa maneira, o sabor do mel vai ser potencializado e as nozes vão adquirir mais benefícios. Quando estiverem prontas, podemos cortá-las em pedaços menores ou deixá-las inteiras.

Em seguida, devemos colocá-las no pote de mel e, com a ajuda de uma colher, espalhá-las ao redor, para que não fiquem todas concentradas no mesmo ponto.

Modo de consumo

  • Todas as manhãs, podemos tomar uma colher de mel com amêndoas e nozes.
  • Ou podemos misturar uma colher de chá com um iogurte natural.
  • Ou misturar com uma tigela de frutas: metade de uma maçã e metade de uma banana, ou com pedaços de mamão.
 
  • Também podemos passar um pouco de mel com amêndoas e nozes em uma fatia de pão de centeio.

2. Bebida para as manhãs

Como há quem prefira começar o dia bebendo um copo d’água ou uma batida natural, também oferecemos uma proposta desse tipo para aproveitar os benefícios do mel, das amêndoas e das nozes.

Ingredientes

  • 4 amêndoas
  • 3 nozes
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)
  • 1 copo de água (250 ml)

Preparo

  • Devemos tomar esse remédio simples pela manhã e com o estômago vazio. A primeira coisa que devemos fazer é esmagar as nozes e as amêndoas, com o liquidificador se você quiser.
  • Em seguida, devemos aquecer um pouco a água. Idealmente, deve estar morna, nunca quente.
  • Dissolvemos essa colher de mel na água até que tudo se misture. Em seguida, adicionamos as amêndoas e as nozes trituradas.
  • Essa bebida pode ser adequada para começar o dia. No entanto, há quem, em vez de água, à noite, adicione leite morno para ter um sono mais reparador.

Com o mel, a moderação é indispensável

Independentemente da receita escolhida, o importante é manter a moderação com essa bebida, porque, por ser tão rica em calorias, pode não apenas nos fornecer energia, mas também alguns quilos a mais se não nos controlarmos.

 
  • Yaghoobi, R., Kazerouni, A., & kazerouni, O. (2013). Evidence for clinical use of honey in wound healing as an anti-bacterial, anti-inflammatory anti-oxidant and anti-viral agent: A review. Jundishapur Journal of Natural Pharmaceutical Products. https://doi.org/10.17795/jjnpp-9487
  • Yaghoobi, N., Al-Waili, N., Ghayour-Mobarhan, M., Parizadeh, S. M. R., Abasalti, Z., Yaghoobi, Z., … Ferns, G. A. A. (2008). Natural honey and cardiovascular risk factors; effects on blood glucose, cholesterol, triacylglycerole, CRP, and body weight compared with sucrose. TheScientificWorldJournal. https://doi.org/10.1100/tsw.2008.64
  • Ros, E. (2010). Health benefits of nut consumption. Nutrients. https://doi.org/10.3390/nu2070652
  • Berryman, C. E., Preston, A. G., Karmally, W., Deckelbaum, R. J., & Kris-Etherton, P. M. (2011). Effects of almond consumption on the reduction of LDL-cholesterol: A discussion of potential mechanisms and future research directions. Nutrition Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2011.00383.x