Torrone de chocolate e nozes: 3 receitas deliciosas

· 25 de fevereiro de 2019
O torrone de chocolate e nozes é um produto com capacidade de proteger nosso organismo de muitas doenças, e também nos permite desfrutar de um sabor delicioso.

Em todo o mundo são conhecidas muitas variedades de torrones. A lista inclui torrone com amêndoas, de chocolate e arroz inflado, ou de amêndoas e nozes, entre outros. Também são populares os de chocolate branco ou ao leite, de avelãs, pistache ou coco. Entre os mais destacados, sobressai-se o torrone de chocolate e nozes.

Trata-se de uma sobremesa que, além de ser deliciosa, é altamente nutritiva. O chocolate é rico em flavonoides, antioxidantes muito valiosos que fortalecem e protegem o corpo ante diferentes doenças.

Por outro lado, as nozes constituem um dos frutos secos com maior quantidade de gorduras saudáveis. Além disso, são ricas em fibras, proteínas vegetais, ácido fólico, magnésio, cálcio e vitaminas do grupo B.

Torrone de chocolate e nozes: um “clássico” que não sai de moda

Nos Natais acompanha frequentemente marzipãs e roscas de natal, assim como outros produtos típicos destas festividades natalinas. No resto do ano, o torrone de chocolate e nozes constitui um dos lanches que mais agradam crianças e adultos.

Confira também: Os benefícios das nozes para o nosso estômago

Nozes para torrone de chocolate e nozes

Ingredientes

  • 350 g de chocolate fondant
  • 3/4 xícara de nozes picadas (100 g)

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque o chocolate em Banho Maria para que derreta. Mexa constantemente para evitar que grude no fundo da panela.
  2. Assim que conseguir a textura desejada, retire do fogo.
  3. Posteriormente, reserve algumas nozes para decoração. O resto deve ser bem triturado e adicionado ao chocolate. Mexa bem até obter uma mistura homogênea.
  4. Logo depois, passe a mistura para um molde de aço inoxidável, silicone ou alumínio. Não pode utilizar embalagens plásticas.
  5. Além disso, alise a mistura no molde. Dê pequenas batidinhas para retirar que possa ter no chocolate.
  6. Coloque no refrigerador por pelo menos 5 horas.
  7. Finalmente, retire do molde com cuidado. Unte um pouco de chocolate sobre a superfície para fixar as nozes que foram separadas para a decoração.

Outra forma de preparar o torrone de chocolate e nozes

Para esta segunda receita se incorpora um ingrediente extremamente útil, o leite condensado. Não só com o propósito de enriquecer o sabor, mas também para suavizar a textura. Este delicioso ingrediente traz uma maior doçura no resultado final da sobremesa.

Não deixe de ler: 2 receitas para preparar torta de chocolate

Ingredientes:

  • 1 1/4 xícara de chocolate ao leite (preferivelmente 70% cacau) (250 g)
  • 1/2 xícara de nozes sem casca (80 g)
  • 3/4 copo de leite condensado (150 ml)

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, quebre o chocolate em pequenos pedaços.
  2. Logo depois, coloque em Banho-Maria o chocolate e o leite condensado até fundi-los e obter a mistura completamente homogênea.
  3. Além disso, amasse as nozes em pedaços pequenos e adicione na mistura. Mexa energicamente com ajuda de uma colher de madeira.
  4. Por outro lado, despeje a mistura dentro de um molde forrado com papel de forno.
  5. Logo, leve à geladeira por 4 horas para que endureça. Depois desse tempo, desmolde.
  6. Finalmente, mantenha-o frio enquanto não se consome.

Torrone de chocolate e nozes com amêndoas

A amêndoa é outro ingrediente tradicional dentro dos torrones. Além do sabor, este fruto seco oferece vitaminas, proteínas e minerais, assim como fibras abundantes. Também protege o coração e reduz os riscos de sofrer infartos.

É importante lembrar que, ainda que o consumo da amêndoa seja muito benéfico, não temos que abusar do produto. Cerca de 15% das calorias que estes frutos secos nos trazem não são absorvidos por nosso organismo, já que se trata de uma gordura de acesso complexo.

Torrone de chocolate

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chocolate com leite (100 g)
  • 200 gramas de chocolate fondant
  • 1 1/3 xícara de amêndoas (200 g)
  • 1/2 xícara de manteiga (100 g)
  • 3 colheres de mel (75 g)
  • 1/2 xícaras de nozes (75 g)

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar esquente uma panela em Banho-Maria. Adicione os dois tipos de chocolate ao mesmo tempo e mexa constantemente com uma colher de madeira até que derretam e fundam de forma homogênea.
  2. Logo, em uma tigela aparte misture a manteiga com o mel.
  3. Posteriormente, una ambas misturas em uma só preparação, formando uma combinação homogênea, onde todos os ingredientes estejam misturados.
  4. Por outro lado, passe a pasta para uma forma forrada com papel parafinado. Cubra toda a superfície com nozes e amêndoas devidamente picadas.
  5. Finalmente, coloque na geladeira e espere pelo menos um dia para servir.