Os 5 melhores leites vegetais

· 31 de outubro de 2018
Os leite vegetais ajudam a combater o colesterol ruim e a osteoporose. São muito nutritivos, e por isso também são indicados para crianças em fase de crescimento ou pessoas que precisam de um complemento alimentar.

Atualmente, todos conhecem os problemas relacionados ao leite de vaca. Mesmo que continue sendo um dos mais consumidos, os efeitos que este leite provoca faz com que as pessoas procurem por outras alternativas. 

É por isso que os leites não lácteos, elaborados com ingredientes vegetais e água, na maioria das vezes são a melhor opção. São saudáveis e muito benéficos.

Todos nós já sofremos com algum destes problemas: difícil digestão, mucosidades, mal-estar ou, inclusive, a própria intolerância à lactose.

Médicos e nutricionistas são cada vez mais conscientes dos problemas que o leite de vaca causa, e é por isso que os leites vegetais estão ganhando mais espaço no mercado, para o bem dos consumidores. Você quer saber de quais leites vegetais estamos falando?

Benefício dos leites vegetais

  • Não contêm lactose e nem colesterol;
  • Baixo teor de gorduras;
  • Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração;
  • Alto teor de vitaminas B;
  • Relação equilibrada entre o sódio e o potássio;
  • São perfeitos para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam problemas de prisão de ventre, cólon irritável etc. 

Leite de soja

Leites vegetais de soja

 

Este é um dos leites vegetais mais benéficos e mais antigos, com origem na China e posterior extensão para a América e a Europa ao longo do século XIX. Vejamos alguns de seus benefícios:

  • É bom para aqueles que são alérgicos à lactose;
  • É mais digestivo, graças ao fato de que não precisa de enzimas para ser digerido;
  • É excelente para pessoas com diabetes: libera os açúcares pouco a pouco, mantendo este componente no sangue a níveis ótimos;
  • Diminui o colesterol, é um dos leites mais benéficos graças à sua composição à base de isoflavonas, ácidos graxos e proteínas;
  • Apresenta alto teor de cálcio. Melhora a circulação e a cicatrização;
  • Dispõe de potássio e magnésio, ideais para o controle da hipertensão arterial;
  • É muito remendado para mulheres, ajudando-as em episódios de tensão pré-menstrual, graças às suas isoflavonas. 

NOTA: é importante que o leite seja de soja orgânica.

Leite de amêndoas

Leite vegetais de amêndoas

Outra opção excelente dentre os leites vegetais, indicada para crianças em fase de crescimento, pessoas com pouca energia e que precisam de complemento alimentar. Representa uma das melhores escolhas porque:

  • É digestivo;
  • Benéfico para pessoas anêmicas, fracas, com problemas hepáticos ou desnutridas;
  • Benéfico para o cérebro e os músculos, por seu alto teor de potássio;
  • Previne a osteoporose;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim;
  • Seu alto teor de fibras é ideal para quem tem prisão de ventre. Além disso, também contribui para diminuir o risco de câncer de cólon;
  • Seu alto teor de magnésio, cálcio, ferro e vitamina E. 

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Leite de aveia

Leites vegetais de aveia

Uma bebida excelente para pessoas que querem perder peso. Tomá-lo de manhã é ideal para obter uma boa porção de energia sem gorduras.

  • Seu teor de fibra fortalece o sistema digestivo e nos oferece uma sensação de saciedade;
  • Diminui o colesterol e a diabetes;
  • É um dos leites vegetais mais ricos em carboidratos, nos oferecendo inclusive mais proteínas do que o arroz ou o trigo;
  • Dispõe de ácidos graxos essenciais, como o linoleico, antioxidantes e vitamina E;
  • Seu alto teor de beta-glucanos nos ajuda a diminuir o colesterol e os ácidos biliares do intestino, absorvendo-os e evitando que elementos nocivos passem para o organismo. 

Leite de nozes

Leites vegetais de nozes

O leite de nozes é muito indicado para casos de diarreia. Este leite tem sido cada vez mais consumido pelos americanos devido à comprovação de que é a bebida com maior teor em antioxidantes. 

  • Previne doenças cardiovasculares, assim como a diabetes;
  • De acordo com numerosos estudos, é mais benéfico do que outros antioxidantes como, por exemplo, as laranjas, o espinafre, as cenouras ou o tomate;
  • Dispõe de uma combinação maravilhosa de vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, polifenóis e oligoelementos, selênio, cobre, zinco e magnésio ideais para nossa saúde e a de toda a nossa família. 

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Leite de arroz

Leites vegetais: leite de arroz

O leite de arroz não deve ser confundindo com a “água de arroz”, usada normalmente quando sofremos de diarreia. Este leite é feito a partir dos grãos do arroz frescos, moídos, cozidos e fermentados.

  • É uma bebida leve e doce, que não contém glúten;
  • Se digere bem e, além disso, é relaxante. Seu teor em triptofano e vitaminas do grupo B tornam esta bebida na chamada “semente da serenidade”, já que estas substâncias são adequadas para obter energia e equilíbrio no sistema nervoso;
  • Possui propriedades depurativas e hipotensoras;
  • É ideal também para controlar o peso, tem menos calorias do que o leite de soja e o de amêndoas, sendo muito mais nutritivo.