6 benefícios do óleo de amêndoas para a saúde

O óleo de amêndoas tem muitos benefícios para a nossa saúde e também pode ser usado de várias maneiras. Experimente!

Muitas pessoas consideram o óleo de amêndoas indispensável entre os seus artigos de cuidados pessoais e beleza. É um produto natural que pode ser encontrado em qualquer lugar, e dele só se fala maravilhas. A seguir descobriremos alguns benefícios do óleo de amêndoas, que irão animá-lo a experimentá-lo o quanto antes.

O uso mais difundido e mais conhecido do óleo de amêndoas é para hidratar a pele. Em vez de usar um óleo cosmético industrializado, o óleo de amêndoas é muito mais benéfico, pois utiliza um ingrediente natural muito poderoso. No entanto, deve-se notar que o mesmo não é recomendado para a pele oleosa.

Benefícios do óleo de amêndoas

Óleo de amêndoas

A seguir, iremos compartilhar quais são os 6 benefícios do óleo de amêndoas que talvez você ainda não conhecia. Vamos nos aprofundar em cada um deles e descobrir novas maneiras de usar este óleo, não apenas como uma opção para hidratar a nossa pele.

Veja também: Como controlar os sintomas das alergias com estes 6 óleos essenciais

1. Alivia a constipação

Muitas pessoas tendem a sofrer de constipação. Isso lhes causa um grande desconforto, porque não vão ao banheiro todos os dias, o que às vezes se traduz em gases, peso, inchaço… O óleo de amêndoas pode ajudar a aliviar a constipação, mas como isso pode ser alcançado?

A maneira de conseguir um efeito laxante que nos permite controlar a constipação que causa tanto desconforto é ingerindo o óleo de amêndoas. Mas tenha cuidado! Nem todos os óleos de amêndoas podem ser ingeridos, por isso, antes de comprá-lo pergunte se pode ser usado para essa finalidade.

2. Ajuda a curar queimaduras e feridas

Embora nunca tenhamos pensado em recorrer aos benefícios do óleo de amêndoas para curar uma ferida ou queimadura, esta pode ser uma boa opção. O óleo de amêndoas nutre e hidrata a pele, por isso pode dar resultados muito positivos em um curto espaço de tempo.

Queimadura causada pelo sol

Normalmente, quando temos uma queimadura, por exemplo, passamos um hidratante. Por que não experimentar o óleo de amêndoas? Talvez nossa queimadura leve muito menos tempo para sarar.

4. Uma solução para o eczema da pele

Eczemas são lesões da pele que causam ressecamento e coceira. As pessoas que sofrem com eles muitas vezes têm muito estresse, várias alergias, ou têm uma pele muito sensível, que é irritada por quase qualquer coisa. O óleo de amêndoas pode ajudar muito nesses casos.

Em vez de usar um creme ou solução para tratar o eczema, tente colocar o óleo de amêndoas onde este apareceu. Nossa pele vai ficar hidratada, a coceira vai se acalmar, e nos recuperaremos do eczema muito mais cedo. No caso de você sofrer algum de outro problema de pele, como psoríase ou alguma dermatite, os benefícios do óleo de amêndoas também darão resultados positivos.

5. Reduzir a pressão arterial e o colesterol

Assim como acontece com a constipação, se consumirmos uma colher de chá de óleo de amêndoas por dia, e sofremos de pressão alta e colesterol, isso pode ser resolvido. Como o óleo de amêndoas tem este poder?

Ele é muito rico em potássio e tem um percentual muito baixo de sódio. Por isso, não só ajuda a reduzir a pressão alta e o colesterol, mas também é benéfico se quisermos evitar certos problemas cardíacos.

Leia também: Limpe seu rosto com óleos naturais: quais utilizar e como?

6. Melhora a circulação e alivia a dor

Massagem para favorecer a circulação

Quem não gosta de uma boa massagem? O último dos benefícios do óleo de amêndoas é que melhora a circulação e alivia a dor. Assim, no caso de termos esses dois problemas, uma boa massagem com óleo de amêndoas pode melhorá-los de maneira notável.

No entanto, há outro uso para alívio da dor, que é aplicá-lo como um óleo essencial. Hoje existem infusões naturais e tratamentos como a aromaterapiaIsto é, através do cheiro de um óleo essencial específico, podemos nos beneficiar das diferentes propriedades do mesmo.

Com quais desses remédios você já tirou proveito dos benefícios do óleo de amêndoas? Certamente o uso mais difundido que você já deu a ele foi com finalidades estéticas. Seja para atenuar a rugas ou estrias, ou para hidratar a pele seca. No entanto, existem muitos mais usos dos quais você pode tirar muitas vantagens.

Se você sofre de constipação ou tem colesterol alto, se tem problemas de circulação, ou se queimou recentemente com alguma coisa, vá em frente e experimente o óleo de amêndoas. Você vai notar os benefícios em um curto período de tempo!

Recomendados para você