7 dicas de maquiagem para mulheres de pele oleosa

· 18 de abril de 2018
Se você tem a pele oleosa, deve basear a escolha dos produtos de maquiagem nela, já que, do contrário, pode piorar a condição e estimular a produção de óleo.

Está em busca de dicas de maquiagem para a pele oleosa? Sabemos que aplicar maquiagem quanto se tem a pele oleosa pode ser um verdadeiro desafio. 

A maquiagem sai e derrete facilmente, obstrui os poros e causa uma série de outros problemas de pele.

No entanto, se você aplicar as seguintes dicas na sua rotina de beleza, conseguirá uma textura mate e suave durante todo o dia.

Dicas de maquiagem para a pele oleosa

1. Prepare sua pele antes da maquiagem

Pele bonita e saudável

A primeira das dicas de maquiagem para a pele oleosa consiste em preparar o rosto antes de aplicar a maquiagem. Isso melhorará a aparência e o tempo de duração dos produtos na pele.

Para isso, você precisará:

  • Esfoliar: Eliminar as células mortas da pele ajuda a igualar sua textura para obter um acabamento mais suave. Opte por esfoliantes suaves e pensados especificamente para seu tipo de pele.
    • Use este produto no mínimo uma vez por semana e no máximo três vezes.
  • Hidratar: A esfoliação pode gerar uma certa secura que será combatida com mais óleo. Controle esta produção de óleo trazendo a nutrição necessária.

2. Sempre utilize uma pré-base antes da maquiagem

A segunda das dicas ajuda a maquiagem a permanecer no lugar e com a consistência correta. 

  • Cubra as áreas mais propensas a produzir óleo (testa, nariz e queixo) com uma pré-base leve, opaca e livre de óleos. As melhores opções são as que estão na forma de pó.
  • Antes de colocar a pré-base, assegure-se de que seu rosto está limpo e seco. Lembre-se de que ela deve ser aplicada antes da base da maquiagem, o pó compacto ou qualquer outra maquiagem.

3. Escolha bases com acabamento acetinado ou mate

Aplicar base no rosto

Outra das dicas de maquiagem para a pele oleosa é usar maquiagem em mousse ou em pó, que proporcionam um acabamento de acetinado ou mate.

  • Busque fórmulas que não contenham óleo e que sejam à base de água. Para uma maquiagem duradoura, escolha opções minerais que não tenham fragrância.
    • Este tipo de produto evitará que os poros se obstruam e prevenirá o aparecimento da incômoda acne.
  • Para aplicar a base, utilize uma escova ou pincel. Isso ajudará a encher melhor os poros e absorver mais o excesso de óleo sem incentivar a produção de gordura.

4. Não use muito pó

Uma das dicas de maquiagem para a pele oleosa mais essenciais é usar tudo com medida. Mesmo que os pós proporcionem um acabamento sedoso, um excesso de pó compacto tampa os poros, aumenta o risco de infecção e cria acne.

  • Aplique o pó somente naquelas áreas que precisam e sem se exceder na quantidade.
  • Também é importante utilizar uma fórmula mate translúcida, pois estas cortam o brilho em qualquer tom de pele.
  • Se você aplicou muito pó, umedeça uma esponja de maquiagem e retire o excedente com pequenas batidinhas.

5. Leve sempre consigo papéis absorventes

Mulher limpando a pele do rosto

Não importa o quão impecável esteja sua maquiagem pela manhã: se você for propensa à oleosidade, seu rosto voltará a brilhar em algumas horas. Nesse caso, as folhas absorventes são uma das grandes aliadas para meninas de pele oleosa.

  • O truque para usar estes papéis secantes sem retirar toda a maquiagem é pressionar o papel na zona oleosa e logo retirá-lo da pele.
  • Evite a todo custo esfregar o papel sobre a pele. Desta forma, ele absorverá os óleos enquanto deixa intactos os pigmentos da maquiagem.

6. Remova os restos de maquiagem no fim do dia

Uma vez terminado o dia, é extremamente importante retirar os restos de maquiagem da pele. Deixar a maquiagem durante toda a noite obstrui os poros e provoca imperfeições. Devemos seguir uma rotina de limpeza diária.

  • Use um tônico adstringente suave que contenha ácido salicílico para melhorar a textura da pele e o tamanho dos poros.
  • Se, além disso, você tem a pele sensível, será necessário provar várias opções antes de encontrar uma que não irrite sua pele.

7. Utilize protetor solar para pele oleosa

Protetor solar no rosto

Muitas mulheres com pele oleosa não utilizam protetor solar porque os acham muito oleosos ou têm medo de obstruírem os poros.

No entanto, não podemos nos esquecer de que a exposição ao sol sem protetor pode causar o aparecimento de manchas solares, sardas e envelhecimento precoce.

  • Por isso, o conselho de maquiagem para meninas de pele oleosa é adquirir um protetor solar em gel ou de textura leve com FPS superior a 50.

Combata a pele oleosa melhorando seus hábitos

Além de seguir uma correta rotina de maquiagem, lembre-se de se manter afasta do fast food e dos açúcares. Também é importante beber muita água para se manter hidratada e eliminar as toxinas.

Todos estes cuidados juntos ajudarão a regular a quantidade de óleo que a pele produz.