Quais são os benefícios de manter o organismo hidratado?

É muito importante se manter hidratado em todos os momentos, e não apenas quando estamos com sede, pois este já é um sinal de desidratação. Devemos beber entre um litro e meio a dois litros de água por dia.

Os seres vivos, em sua maioria, dependem da água para poder viver. De fato, o corpo humano é composto de aproximadamente 60% de água. Isso pode nos ajudar a entender o nível de importância que a água tem, e por que é fundamental manter o organismo hidratado para o bom funcionamento do mesmo.

Cada célula que compõe o corpo humano requer água para viver e completar suas funções. Portanto, manter-se hidratado é extremamente importante para cada uma das funções mais básicas que as pessoas têm.

Por hidratação entende-se a ação de absorver líquidos por diversos meios, de forma contínua e permanente.

Com essa ação, o objetivo é substituir os líquidos que o corpo está gastando naturalmente em diversos tipos de atividades. Principalmente ao fazer atividades físicas, nas quais muito líquido é perdido através da transpiração.

A hidratação é uma ação natural dos seres vivos, na qual eles complementam os líquidos que foram usados ​​pelo corpo. Devemos ter em mente que não são apenas os líquidos que são perdidos quando uma atividade física é realizada.

Como perdemos líquidos

Uma pessoa é capaz de perder fluidos apenas respirando, mesmo quando está em repouso. Os órgãos estão sempre consumindo o líquido encontrado nos tecidos. Quando esse nível está baixo, as pessoas têm a sensação de sede.

O consumo de líquidos pelo organismo não para, mesmo quando dormimos, portanto, o fornecimento de líquidos para reabastecer as reservas deve ser igualmente contínuo.

Benefícios mais importantes de manter o organismo hidratado

1. Para o cérebro

A importância da água para o cérebro

A manutenção da hidratação ideal facilita a oxigenação das células cerebrais e permite que o cérebro permaneça ativo para realizar todas as suas ações. A desidratação no cérebro pode causar sérios problemas de saúde.

2. Para as células

É importante manter um nível adequado de hidratação nas células. Isto é essencial para um transporte eficiente de carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas, entre outros nutrientes essenciais, assim como a oxigenação celular adequada.

Desta forma, as células são capazes de produzir a energia necessária para um bom funcionamento de todo o corpo.

Além disso, uma boa hidratação facilita a eliminação de toxinas e resíduos acumulados. Alguns destes são produzidos nos vários processos metabólicos do organismo. Graças a isso, promovemos uma função metabólica adequada.

3. Para o trato digestivo

A água é uma molécula muito importante para a digestão dos alimentos.

Da mesma forma que ocorre na absorção de nutrientes, manter o organismo hidratado facilita a passagem de nutrientes para o sangue e, em seguida, sua distribuição para as células.

Pelo contrário, quando o organismo está desidratado, o trânsito intestinal se torna lento. Isso resulta em uma situação de constipação.

4. Para o coração

Manter-se hidratado é muito importante para o bom funcionamento do coração.

Obter um equilíbrio adequado de água no corpo também é essencial para manter a pressão arterial dentro dos limites normais.

5. Para os rins

Saúde renal

A hidratação adequada é necessária para o bom funcionamento dos rins, uma vez que eles têm a grande tarefa de eliminar os resíduos do corpo através da urina.

Além disso, os rins são aqueles que controlam o nível de água do corpo. Eles também são responsáveis ​​por estabilizar os níveis de sódio, potássio e outros eletrólitos, com a regulação da urina.

6. Para os músculos e articulações

A água é o principal líquido que deve ser consumido. Esta tem a função de atuar como lubrificante da estrutura muscular e articular.

É essencial que essas estruturas sejam capazes de desempenhar adequadamente suas funções.

7. Para a pele

A hidratação adequada mantém os tecidos do corpo úmidos. Isso ajuda a manter as células da pele em perfeitas condições, com o objetivo de reter a flexibilidade, a suavidade e a cor adequada da pele.

8. Para a temperatura corporal

Mulher bebendo água

A água é essencial para manter a temperatura corporal. Atua regulando efetivamente a temperatura corporal por meio da dissipação do calor.

Se a temperatura do corpo estiver muito alta, o corpo perde fluidos. Para isso, utiliza os processos de transpiração e evaporação do suor.

Agora que você já sabe por que é preciso manter o organismo hidratado, não se esqueça de consumir entre um litro e meio e dois litros de água por dia para otimizar todas as funções do seu corpo.

Recomendados para você