6 jantares saudáveis para dormir melhor

· 2 de agosto de 2015
A aveia é um ingrediente rico em vitaminas e é perfeito para regular o sistema nervoso. Combinada com a abóbora é capaz de manter o nível de glicose estável durante várias horas e facilitará o descanso.

Se você tiver problemas para dormir durante a noite e normalmente acorda cansado, sugerimos que, antes de recorrer a remédios naturais ou farmacológicos, tente incluir no seu jantar alimentos com propriedades relaxantes.

Neste artigo você aprenderá algumas receitas simples e deliciosas que o ajudarão a combater a insônia de maneira natural e saudável.

Sopa de alface é um ótimo jantar para dormir melhor

A alface, um alimento comum em qualquer dieta saudável, possui importantes efeitos relaxantes sobre o nosso organismo. No entanto, muitas pessoas não gostam de consumi-la à noite porque, se você não mastigar bem, costuma prejudicar a digestão.

Portanto, para usufruir dos seus benefícios também no jantar, sugerimos uma receita pouco comum: sopa de alface.

É cozida como qualquer outro vegetal de folhas verdes, como  por exemplo o espinafre ou a acelga. Pode ser combinada com um pouco de batata ou flocos de aveia, assim terá uma textura mais cremosa.

Caso achar mais conveniente, também pode utilizá-la para preparar infusões e tomar um pouco antes de dormir.

Jantares que te ajudaram a dormir melhor

Sopa de aveia e abóbora

Na receita anterior sugerimos a aveia para complementar a sopa, pois este cereal não só é muito nutritivo como também ajuda a regular o sistema nervoso. Ela contém uma substância chamada avenina que possui propriedades sedativas. Além disso, a aveia é rica em vitaminas do grupo B, magnésio e ômega 3.

Nesta receita simples aconselhamos combiná-la com abóbora, um vegetal que ajudará a manter um nível de glicose regular durante várias horas, que contribuirá para um descanso prolongado.

Faça um refogado com um pouco de azeite, em seguida acrescente cubinhos de abóbora e algum outro vegetal. Por fim, coloque para cozinhar com flocos de aveia durante 15 minutos.

Recomendamos também a leitura: 6 hábitos alimentares que ajudam a cuidar da saúde do coração

Maçã assada com canela e nozes

A melhor maneira de se afastar do médico é consumir uma maçã ao dia, de acordo com o ditado. E se não for capaz de fazê-lo durante sua jornada diária, faça-o à noite. Em contrapartida, não é recomendável comer outras frutas que, por causa de sua acidez ou doçura, atrapalham o descanso.

A maçã é uma fruta neutra e benéfica para o fígado, de modo que, pode ser adicionada a qualquer refeição ao longo do dia.

Esta receita tradicional é ideal para ser consumida no jantar:

  1. Primeiramente, descasque a maçã (ou se preferir, deixe a casca) e polvilhe canela, uma especiaria que é digestiva e relaxante.
  2. Se desejar, adicione um pouco de melaço de cana ou mel de abelha por cima.
  3. Em seguida, asse por aproximadamente 20 minutos.
  4. Assim que estiver pronta, sirva com nozes e, se preferir, com um pouco de iogurte.
Alimentação adequada para dormir melhor

 Salada de canônigos e queijo de cabra

Os canônigos (alface-da-terra) são cada vez mais conhecidos porque servem como alternativa ou complemento para a alface. São vegetais considerados depurativos e relaxantes, com um sabor levemente picante, permitindo assim preparar uma salada diferente.

Esta salada pode ser preparada com queijo de cabra fresco. Os produtos lácteos facilitam a sonolência, contudo, os derivados do leite de cabra são mais digestivos que os da vaca.

Caso preferir, pode adicionar sementes de abóbora nesta salada, já que são ricas em zinco, um mineral que ajuda a minimizar o estresse.

Saladas leves com jantar para dormir melhor

Recomendamos também a leitura: Quantas calorias precisamos? Devemos contá-las?

Aspargos com peito de peru

Esta é uma receita deliciosa, simples e rápida que ajudará a dormir melhor, por causa de uma substância presente nos seus dois ingredientes, o triptofano. Este aminoácido combate o estresse e proporciona um estado de bom humor e relaxamento.

Prepare os aspargos na grelha e envolva-os com peito de peru, um ingrediente rápido e rico em proteína.

Banana assada com ricota

Esta receita também é muito relaxante, contudo, é recomendável para um jantar em horário não muito tarde ou após ter realizado exercícios físicos, já que é mais nutritiva que as anteriores.

As bananas contêm melatonina, triptofano e magnésio, três nutrientes imprescindíveis para um bom descanso, além da ricota, que é rica em cálcio, proteínas e também triptofano.

Asse a banana por aproximadamente 20 minutos e, após estar pronta, adicione a ricota. Se desejar, adoce a banana com um pouco de mel.

Imagens por cortesia de shashinjutsu, torbakhopper, Chris Campbell e Richard Scoop.

  • MARINHO, C. et al. Análise do teor de triptofano em aveia por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). In: Embrapa Agroindústria de Alimentos-Resumo em anais de congresso (ALICE). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOPROCESSOS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, 4.; ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 10., 2010, Curitiba.[Resumo...]. Curitiba: UFPR, 2010. 1 CD-ROM.
  • GHELMAN, Ricardo. A INSÔNIA E A ANSIEDADE TRATADAS PELAS DIFERENTES PRÁTICAS.
  • COSENTINO, M.; BOMBELLI, R.; CARCANO, E.; LUINI, A.; MARINO, F.; CREMA, F.; DAJAS, F.;
    LECCHINI, S. Immunomodulatory properties of Achyrocline satureioides (Lam.) D.C. infusion: a study on
    human leukocytes. Journal of Ethnopharmacology, v. 116, n. 3, p. 501-507, 2008.