Nozes: conheça as melhores propriedades

Você conhece as propriedades das nozes para a saúde? Fique ligado a seguir!
Nozes: conheça as melhores propriedades
Elisa Morales Lupayante

Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Um alimento que deveria estar mais presente em nossa alimentação diária, são as nozes, sem dúvida. Seu consumo oferece uma quantidade enorme de benefícios para a saúde, já que contém uma grande quantidade de minerais e vitaminas muito úteis para manter nosso organismo saudável e ativo.

Também nos fornece quantidades significativas de antioxidantes, que beneficiam as células. Além disso, sabe-se que contêm e oferecem aos seus consumidores frequentes proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, aminoácidos como a lecitina, ômega-3, todos fornecedores de inúmeros benefícios, prontos a nos ajudarem na redução do colesterol ruim.

Ao consumir nozes, além de desfrutar de seu sabor, estaremos ingerindo um fruto capaz de nos beneficiar muito; sem exigir de nossa parte grande esforço.

O que mais encontramos nas nozes?

Na listagem de benefícios oferecidos pelas nozes também estão os ácidos graxos poli-insaturados, ácido fólico e magnésio, componentes que uma vez consumidos, ajudam a reduzir o colesterol ruim.

É sabido que as nozes contêm propriedades que favorecem a boa circulação sanguínea e aumentam a produção de glóbulos vermelhos.

Como agem os antioxidantes?

Este fruto oferece uma quantidade poderosa de antioxidantes que nos ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, envelhecimento celular e nos protegem da possibilidade de contrair alguns tipos de câncer.

Outro ponto importante é que os antioxidantes que as nozes contêm, quando consumidos com frequência, ajudam no tratamento de Alzheimer.

Ou seja, pessoas propensas a desenvolvê-lo ou que já o sofrem, beneficiam-se muito quando adicionam à sua alimentação o consumo diário de nozes.

Os antioxidantes ajudarão a retardar os sintomas da doença, porém não poderão curá-la; uma vez que o Alzheimer não tem cura, somente controle.

Ainda assim, ao consumir frutos secos ricos em antioxidantes será possível minimizar os efeitos da doença, uma vez que os mesmos retardam o envelhecimento das células, impedindo que elas se oxidem e se inflamem, sendo esse o principal fator para que essa doença comece a se desenvolver.

como consumir as nozes

A quem as nozes ajudam?

Outra informação pertinente é que, além de antioxidantes, apresentam alto teor de cálcio e, portanto, ajudam a manter os ossos resistentes e saudáveis.

Idosos e mulheres que sofrem de mudanças hormonais têm grande propensão a sofrerem de osteoporose. Essas pessoas devem consumir nozes, justamente por essa quantidade de cálcio oferecida pelo fruto.

Além de cálcio, usufruirão da lecitina e da vitamina B, muito benéficos para o sistema nervoso; assim como potencializarão o desenvolvimento intelectual, mantendo a saúde mental nos níveis máximos.

nozes na dieta matinal

Com que frequência comer nozes?

Definitivamente, as nozes são o típico alimento para ser incluído na alimentação diária.

No entanto, assim como ocorre com os outros alimentos, não se deve exagerar em seu consumo; afinal, são calóricas.

O consumo deste fruto traz uma sensação de saciedade; o que segura a fome por mais tempo e evita, consequentemente, que comamos várias vezes durantes o dia.

Com que frequência comer nozes

Imagens oferecidas por:  Imag(in)e Mind, Nutsinbulk e steffenz.

Pode interessar a você...
Os benefícios das nozes para o nosso estômago
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os benefícios das nozes para o nosso estômago

Costumamos associar os benefícios das nozes com a melhora do rendimento e a saúde cardiovascular, mas elas também são boas para o estômago.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.