Nozes: conheça as melhores propriedades

30 Novembro, 2018
Você conhece as propriedades das nozes para a saúde? Fique ligado a seguir!

Um alimento que deveria estar mais presente em nossa alimentação diária, são as nozes, sem dúvida. Seu consumo oferece uma quantidade enorme de benefícios para a saúde, já que contém uma grande quantidade de minerais e vitaminas muito úteis para manter nosso organismo saudável e ativo.

Também nos fornece quantidades significativas de antioxidantes, que beneficiam as células. Além disso, sabe-se que contêm e oferecem aos seus consumidores frequentes proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, aminoácidos como a lecitina, ômega-3, todos fornecedores de inúmeros benefícios, prontos a nos ajudarem na redução do colesterol ruim.

Ao consumir nozes, além de desfrutar de seu sabor, estaremos ingerindo um fruto capaz de nos beneficiar muito; sem exigir de nossa parte grande esforço.

O que mais encontramos nas nozes?

Na listagem de benefícios oferecidos pelas nozes também estão os ácidos graxos poli-insaturados, ácido fólico e magnésio, componentes que uma vez consumidos, ajudam a reduzir o colesterol ruim.

É sabido que as nozes contêm propriedades que favorecem a boa circulação sanguínea e aumentam a produção de glóbulos vermelhos.

Como agem os antioxidantes?

Este fruto oferece uma quantidade poderosa de antioxidantes que nos ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, envelhecimento celular e nos protegem da possibilidade de contrair alguns tipos de câncer.

Outro ponto importante é que os antioxidantes que as nozes contêm, quando consumidos com frequência, ajudam no tratamento de Alzheimer.

Ou seja, pessoas propensas a desenvolvê-lo ou que já o sofrem, beneficiam-se muito quando adicionam à sua alimentação o consumo diário de nozes.

Os antioxidantes ajudarão a retardar os sintomas da doença, porém não poderão curá-la; uma vez que o Alzheimer não tem cura, somente controle.

Ainda assim, ao consumir frutos secos ricos em antioxidantes será possível minimizar os efeitos da doença, uma vez que os mesmos retardam o envelhecimento das células, impedindo que elas se oxidem e se inflamem, sendo esse o principal fator para que essa doença comece a se desenvolver.

como consumir as nozes

Saiba mais: O que são os polifenois? 

A quem as nozes ajudam?

Outra informação pertinente é que, além de antioxidantes, apresentam alto teor de cálcio e, portanto, ajudam a manter os ossos resistentes e saudáveis.

Idosos e mulheres que sofrem de mudanças hormonais têm grande propensão a sofrerem de osteoporose. Essas pessoas devem consumir nozes, justamente por essa quantidade de cálcio oferecida pelo fruto.

Além de cálcio, usufruirão da lecitina e da vitamina B, muito benéficos para o sistema nervoso; assim como potencializarão o desenvolvimento intelectual, mantendo a saúde mental nos níveis máximos.

nozes na dieta matinal

Leia também: 7 formas de melhorar a assimilação de cálcio

Com que frequência comer nozes?

Definitivamente, as nozes são o típico alimento para ser incluído na alimentação diária.

No entanto, assim como ocorre com os outros alimentos, não se deve exagerar em seu consumo; afinal, são calóricas.

O consumo deste fruto traz uma sensação de saciedade; o que segura a fome por mais tempo e evita, consequentemente, que comamos várias vezes durantes o dia.

Com que frequência comer nozes

Imagens oferecidas por:  Imag(in)e Mind, Nutsinbulk e steffenz.

  • Ros, E. (2010). Health benefits of nut consumption. Nutrients. https://doi.org/10.3390/nu2070652
  • Gu, Y., & Scarmeas, N. (2011). Dietary Patterns in Alzheimers Disease and Cognitive Aging. Current Alzheimer Research. https://doi.org/10.2174/156720511796391836
  • Joseph, J., Cole, G., Head, E., & Ingram, D. (2009). Nutrition, Brain Aging, and Neurodegeneration. Journal of Neuroscience. https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.3520-09.2009
  • The American Journal of Clinical Nutrition, https://academic.oup.com/ajcn/article/108/1/174/5042152