Prepare remédios ricos em cálcio para prevenir a osteoporose

Como não apresenta sintomas até que seja tarde demais, para prevenir a osteoporose é importante aumentar a ingestão de cálcio desde uma idade jovem para evitar complicações com a chegada da velhice.

A osteoporose é uma doença silenciosa que deteriora lentamente os ossos. O dano que causa pode ser irreversível, mas pelo menos é possível evitar sua aparição consumindo alimentos ricos em cálcio e uma dieta balanceada. Além disso, remédios naturais podem ser usados ​​para prevenir a osteoporose de forma eficaz.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma doença nos ossos que causa uma diminuição na densidade da massa óssea. Esta doença é caracterizada por ossos porosos. Ao aumentar o tamanho das células internas dos ossos, eles se tornam frágeis e quebram com mais facilidade.

Esta doença é silenciosa, porque não é confirmada até que tenha causado algum dano ao osso. As fraturas ocorrem com frequência nas vértebras do quadril, sendo esta a mais séria, pois envolve intervenção cirúrgica imediata e sérias consequências para a saúde do paciente.

Quais são as causas da osteoporose?

Existem múltiplos fatores que causam o aparecimento da osteoporose. Entre eles, o principal é o envelhecimento. Quando você atinge uma idade muito avançada, diminui a quantidade de massa óssea, aumentando a fragilidade. Após os 50 anos, o risco de osteoporose aumenta.

Outro fator importante é o excesso de peso, pois está diretamente relacionado à densidade óssea. Também há os fatores genéticos, porque as pessoas cujos membros da família tiveram osteoporose têm uma alta probabilidade de sofrer desta doença.

Da mesma forma, a doença pode aparecer devido a uma dieta pobre em cálcio. No caso das mulheres, o risco é quatro vezes maior do que nos homens devido à redução do estrogênio durante a menopausa.

Como prevenir a osteoporose?

Prevenir a osteoporose é possível consumindo uma alimentação rica em cálcio, ou seja, incluindo oleaginosas, peixes oleosos ou laticínios, entre outros.

Evitar o estilo de vida sedentário e o excesso de peso é uma forte medida preventiva, porque eles mantêm em constante movimento tanto os músculos quanto os ossos. Há também exercícios especiais para pessoas com osteoporose que ajudam a aliviar os sintomas da doença.

Remédios ricos em cálcio para prevenir a osteoporose

O cálcio tem como função básica proporcionar resistência e força aos ossos e dentes. Além disso, intervém na proteção muscular e permeabilidade das membranas celulares.

  • Os adultos são aconselhados a consumir 800 mg diários de cálcio.
  • Os jovens entre os 11 e os 24 anos e as mulheres grávidas, lactantes ou pós-menopáusicas devem consumir 1200 mg diários de cálcio.

Para alcançar a ingestão de cálcio recomendada, um dos seguintes sucos pode ser preparado.

Confira esses Remédios caseiros para a osteoporose

1. Suco de brócolis, cenoura e alface

O brócolis é um dos vegetais que contém mais cálcio e, juntamente com a alface, transforma-se em uma excelente combinação.

Suco de brócolis é um dos remédios para prevenir a osteoporose

O suco de cenoura, por outro lado, fornece propriedades diuréticas e antioxidantes que limpam o organismo, além de ajudar a fixar o cálcio nos ossos. Reunir estes três vegetais é um remédio ideal para prevenir a osteoporose.

Ingredientes

  • 1 xícara de suco de cenoura natural (250 ml)
  • 3 folhas de alface
  • 1 cabeça de brócolis

O que fazer?

  • Adicione os ingredientes no liquidificador e beba o suco fresco. Não é necessário coar ou adoçar.
  • Recomenda-se tomar um copo a cada 3 dias, embora a frequência possa ser aumentada.

2. Batida de iogurte, maçã e amêndoas

O iogurte é um laticínio com alto teor de cálcio para os ossos. Por outro lado, cada 100 gramas de amêndoas fornece 240 miligramas de cálcio. A maçã, por outro lado, é uma das frutas com maior quantidade de cálcio.

Saiba Como controlar a osteoporose durante a menopausa

Batida de iogurte é um dos remédios para prevenir a osteoporose

Esta é uma mistura adequada para fornecer cálcio ao corpo com um sabor cremoso muito bom.

Ingredientes

  • 1 xícara de iogurte natural (250 ml)
  • 1 maçã descascada, sem sementes
  • 5 amêndoas
  • Canela em pó (a gosto)

O que fazer?

  • Misture no liquidificador o iogurte com a maçã picada.
  • Adicione as amêndoas e volte a bater por mais alguns minutos.
  • Despeje em um copo e adicione a canela a gosto. Beba a cada 3 dias.
  • Para aumentar os efeitos, é aconselhável se expor ao sol por curtos períodos de tempo.

Na natureza, você encontrará muitos alimentos ricos em cálcio que podem ser consumidos antes dos sintomas da osteoporose aparecerem. A chave para evitar doenças relacionadas à idade é se preocupar com a saúde desde a juventude.

Além de uma dieta que contém cálcio, também é conveniente experimentar esses remédios preventivos.

Recomendados para você