Como controlar a osteoporose durante a menopausa

· 3 de julho de 2017
O exercício físico moderado e regular é fundamental para prevenir problemas de osteoporose. Ainda, manter uma dieta adequada rica em cálcio e vitamina D também é a chave para combatê-la.

A osteoporose é uma doença que afeta aos ossos e é causada pela diminuição do tecido que os forma.

Relaciona-se principalmente com pessoas de idade avançada e as mulheres que passaram pela menopausa.

Controlar a osteoporose durante a menopausa é fundamental para gozar de uma saúde melhor e um bem estar integral.

Esta doença enfraquece os ossos, tornando-os mais frágeis e propensos a quebrarem. Os ossos do punho, do quadril ou a coluna vertebral são os que correm mais risco de quebrar.

Durante a menopausa a produção de estrogênio diminui, o que acelera a osteoporose. Isso aumenta a importância, mas também a complexidade para controlar essa doença.

Fatores de risco para desenvolver osteoporose

Mulher como osteoporose controlada

  • Idade avançada. Quando completamos 30 anos nosso corpo deixa de absorver o cálcio. Conforme envelhecemos mais, a quantidade de cálcio pode ser reduzida se a alimentação for deficiente.
  • Menopausa precoce. Algumas mulheres enfrentam a menopausa precoce devido a cirurgias e tratamentos médicos.

Ainda que, em geral, estes tratamentos visem evitar anemias e problemas similares, podem desencadear uma osteoporose.

  • Genética. É importante controlar a osteoporose durante a menopausa caso haja antecedentes de fraturas e desgaste dos ossos em sua família durante esta etapa.

Lembre-se que uma das melhores formas de pré-dizer o futuro é ver sua família.

  • Alimentação. Sua alimentação não é variada e nem rica em cálcio? Neste caso é boa ideia incluir mais produtos lácteos para controlar a osteoporose durante a menopausa.

Não importa quantos anos tenha: os problemas nos ossos sempre podem aparecer.

Quer saber mais? Leia: Por que sofremos de osteoporose se bebemos leite todos os dias?

Como controlar a osteoporose

Uma vez que se sabe da existência da doença no corpo, o mais indicado é fazer o possível para controlar a osteoporose.

O melhor seria começar o cuidado quando ainda não se sofre ou não suspeita-se que há risco de desenvolvê-la.

Em qualquer um dos casos, as recomendações são as mesmas:

1. Fazer exercícios

O ideal é que o exercício seja um hábito em sua vida antes que te diagnostiquem com osteoporose ou antes que você chegue à menopausa.

Contar com um plano de exercícios será favorável para a sua saúde. Basta fazer atividades simples, como caminhar durante 30 minutos por dia.

Caso seus ossos estejam apresentando fraturas, procure evitar exercícios muito complicados ou com pesos muito grandes.

O exercício desempenha vários objetivos:

  • Fortalece seus ossos e seus músculos.
  • Ajuda a controlar a perda de massa óssea.
  • Reduz alguns dos incômodos associados com a menopausa.

2. Alimentação balanceada

Frutas para prevenir a osteoporose

Durante a infância e até os 30 anos nossos ossos se desenvolvem e adquirem cálcio de forma natural. Por isso, ter uma alimentação boa e saudável, que nos ajude a protegê-los será indispensável para prevenir e controlar a osteoporose.

Para ter ossos fortes é preciso uma dieta rica em cálcio e seu consumo diário recomendado é de 1000 mg.

Alguns alimentos que possuem cálcio são:

Da mesma forma, a vitamina K, por sua vez, previne as fraturas durante a menopausa.

Alguns alimentos que a contém são:

  • Uvas
  • Quiuís
  • Abacates
  • Óleos saudáveis

3. Consumir vitamina D

Quando falamos da osteoporose e como evitá-la, sempre pensamos no cálcio. Porém,  a vitamina D é igualmente importante.

A vitamina D permite a absorção de cálcio no corpo e é simples obtê-la, pois basta se expor à luz do sol por uns 10 minutos diariamente.

Você também pode obtê-la de alimentos de origem animal, tais como:

  • Atum
  • Salmão
  • Carne de porco
  • Fígado
  • Queijo
  • Ovo

4. Estilo de vida saudável

Hábitos como o consumo de álcool ou cigarro devem ser eliminados o quanto antes.

Caso você não possa viver sem uma cerveja durante o fim de semana ou o vício ao cigarro seja tão grave, procure abandonar estes hábitos pouco a pouco.

Consumir estes produtos causa uma produção menor de estrogênios no corpo. Assim, ao evitá-los ajuda-se no controle da osteoporose.

O exercício também ajudará seus ossos a se tornarem mais fortes. Porém, o recomendável é que adicione os exercícios em sua vida muito antes de chegar o momento de controlar a osteoporose pela menopausa.

Visite também o artigo: Os três melhores exercícios para a sua saúde

5. Evite quedas acidentais

Osteoporose nos ossos da mão

Ainda que pareça difícil, evitar uma queda acidental é indispensável para uma pessoa que sofre de osteoporose.

Por ter ossos frágeis, eles são propensos a quebrar com facilidade sem importar o tipo de queda ou golpe.

É recomendável adaptar sua casa para evitar as quedas e controlar a osteoporose mantendo as áreas em que vive em ordem, com boa iluminação e cores claras.

Em algumas ocasiões também se pode realizar a instalação de barras no banheiro e em outras áreas.

Ter osteoporose não deve mudar sua qualidade de vida

A osteoporose é uma doença com a qual pode-se levar uma vida normal sempre que seguir o tratamento e evitar esportes bruscos ou quedas.

A constância no tratamento da osteoporose é fundamental e estritamente necessária para manter seu bem estar.