Os três melhores exercícios para a sua saúde

· 22 de abril de 2014
Conheça aqui os melhores exercícios para a sua saúde. Não perca!

Seja por motivos como trabalho, família e, inclusive, pessoais, é habitual que levemos uma vida sedentária, na qual a prática de exercícios ou qualquer outro tipo de atividade não exista. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os três melhores exercícios para a sua saúde.

Pode ser que não notemos os efeitos do sedentarismo agora, mas, a longo prazo, nosso corpo sofre com inúmeros problemas que acabam por afetar nossa qualidade de vida, e tudo poderia ter sido evitado se nos empenhássemos a praticar diariamente exercícios.

E que tal se começarmos a introduzir estas simples atividades em nossas vidas? Vale a pena fazer um teste.

Obesidade, problemas cardíacos, colesterol… muitas são as doenças que podemos evitar se introduzirmos exercícios elementares que nos ajudarão a melhorar nossa saúde.

Em alguns casos, basta tirar 30 minutos de nosso dia para isso, o que importa é que sejamos constantes.

E então, você se anima a experimentar?

Mas, antes, lembre-se de que um dos segredos para ser constante na prática dos exercícios é tentar não praticá-los sozinho, portanto, se você convidar um amigo ou um familiar para te acompanhar, com certeza a constância será mais eficaz.

Dos três exercícios que apresentaremos a seguir, escolha aquele que te parecer mais fácil e acessível de realizar. Você também pode, inclusive, combiná-los e alterná-los durante a semana.

O essencial é que a prática aconteça todos os dias e se torne um hábito em sua vida. Garantimos que a sua saúde agradecerá!

1. Subir e descer escadas

exercícios de subir escadas

Pode ser que você se surpreenda, mas isto, sem dúvida, é uma verdade. De fato, muitos são os estudos realizados e muitos os cardiologistas que recomendam este exercício tão simples. 

É um excelente modo de melhorar a saúde cardíaca, fortalecer os músculos das pernas, queimar calorias e obter um condicionamento cardiovascular excelente.

Em apenas meia hora podemos perder 342 calorias.

O doutor Roy Shephard, da Universidade de Toronto (Canadá), afirma que subir escadas de 20 centímetros a um ritmo de 20 escadas por minuto pode apresentar incríveis benefícios para nossa saúde, sendo um dos melhores exercícios que podemos realizar.

  • Reduzirá o colesterol e a pressão arterial, diminuindo assim o risco de apresentarmos problemas cardíacos;
  • Melhorará a força muscular das pernas e dará maior resistência cardiopulmonar ao organismo;
  • Queimará calorias;
  • Fortalecerá nossos ossos;
  • Melhorará nossa circulação e tônus muscular. 

Como fazê-lo?

  1. Em casa, no shoppings ou, inclusive, em nosso local de trabalho.
  2. Entre 20 e 25 minutos todos os dias.
  3. Caso se canse, mude para um ritmo mais calmo, respirando profundamente.
  4. Suba passo a passo com as costas retas. Tente não se deslocar para frente, controlando principalmente o trabalho das pernas e a flexão dos pés.
  5. Aqueles que utilizam próteses de qualquer espécie ou apresentem alguma lesão na perna devem praticar este exercício pouco a pouco e devagar. Quem já sofreu de algum problema cardíaco deve consultar um médico antes de tornar este exercício uma prática diária. 

Leia também: Conheça os benefícios de subir escadas

2. Pedalar: um dos melhores exercícios

exercícios de pedalar

Outro dos exercícios mais benéficos e mais recomendados. Se você tiver uma bicicleta e a oportunidade de desfrutar de um bom espaço por onde pedalar sem riscos, não espere mais!

E também, se existir a possibilidade de substituir seu carro por uma bicicleta quando fizer o caminho para o trabalho, faça-o sem pensar duas vezes!

Pedalar diariamente pode ser muito benéfico par a saúde. Basta fazê-lo todos os dias durante 30 a 35 minutos, e se for acompanhado, melhor ainda. O exercício se tornará mais agradável. Para se ter uma ideia, esta atividade:

  • Reduzirá o risco de infarto em 50%;
  • Prevenirá a dor nas costas e protegerá as articulações. Pedalar estimula os músculos das vértebras dorsais e fortalece a região lombar (prevenindo o surgimento de hérnias de disco). As articulações dos joelhos também se beneficiam com estes movimentos cíclicos, que ajudam, inclusive, na proteção e no fortalecimento de nossas cartilagens.
  • Melhorará nosso sistema imunológico. Ao passearmos de bicicleta e submetermos nosso organismo a tais exercícios elementares, mobilizar os fagócitos (as células devoradoras de bactérias do corpo humano), estaremos contribuindo significativamente para a eliminação de todo tipo de toxinas de nosso organismo. 

3. Caminhar diariamente

exercícios de caminhada

Para colher os melhores benefícios deste exercício simples, devemos praticá-lo diariamente, com passos rápidos durante meia hora.

Não estamos falando em correr, e sim de manter uma caminhada mais rápida para que o nosso coração e corpo em geral mantenham um nível ótimo de funcionamento durante este tempo.

Descubra: 7 benefícios de caminhar todos os dias

Observe como isso nos beneficiará:

  • Fortalecerá o coração, evitando doenças cardíacas e reduzindo o colesterol do organismo;
  • Controlará nosso peso. Se acelerarmos o ritmo da caminhada aos poucos, aumentaremos nossa massa muscular e também nosso metabolismo, o que significa queimar mais gorduras;
  • Prevenirá a demência e acidentes cerebrovasculares;
  • Prevenirá a osteoporose. Ao praticar tal exercício, você estará estimulando os ossos e os fortalecendo, melhorando, além disso, a eficácia das articulações;
  • Tonificará glúteos e abdômen. Para isso, precisamos caminhar e prestar atenção em nossa postura durante o exercício, tentando manter a coluna ereta e em posição cômoda, sem nos inclinarmos para frente;
  • Aumentará os níveis de vitamina D do organismo. Se caminharmos durante o dia, obteremos esta vitamina tão essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico;
  • Aumentará nossa energia e nosso bem-estar. Se caminharmos meia hora por dia, na companhia de alguém que apreciamos, será mais benéfico e nos descarregará mais do estresse e problemas associados. Estudos dizem que caminhar diariamente reduz o estresse e a ansiedade. Respirar ao ar livre e nos desconectarmos de nossas obrigações durante alguns minutos, é, sem dúvida, a melhor vitamina que podemos oferecer ao nosso organismo para combater os males psicológicos. 

Que tal se começarmos hoje mesmo?

  • Gualano, B., & Tinucci, T. (2011). Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500005
  • Negrão, C. E., Urbana, M., & Rondon, P. B. (2001). Exercício físico , hipertensão e controle barorreflexo da pressão arterial. Revista Brasileira de Hipertensão.
  • Leandro, C., Nascimento, E. do, Manhães-de-Castro, R., Duarte, J. A., & Castro, C. M. M. B. de. (2002). Exercício físico e sistema imunológico: mecanismos e integrações. Revista Portuguesa de Ciências Do Desporto. https://doi.org/10.5628/rpcd.02.05.80