Conheça os benefícios de subir escadas
As vantagens de subir e descer escadas nem se comparam com a comodidade de usar o elevador diariamente. Por isso, alguns programas de exercícios são especialmente criados para serem feitos em escadas, essa é uma tendência entre os adeptos do treinamento funcional.
A boa notícia é que em qualquer lugar você pode se deparar com uma escada e aproveitar para se exercitar. O exercício é aeróbico, ajuda a queimar gorduras, eliminar a celulite e melhora a saúde cardiovascular. Conheça, então, outros benefícios de subir escadas a seguir.
Por que é subir escadas é bom?
Como foi dito anteriormente, trata-se de uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras da parte inferior do corpo e gastar energia.
Estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos e, como resultado, ajuda a eliminar a gordura armazenada no corpo. Dessa forma, a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar melhorarão notavelmente.
No processo de queima de calorias, a gordura armazenada dentro das células do tecido adiposo começa a desaparecer; por isso que subir escadas é excelente para combater a celulite, o pesadelo que ataca a grande maioria das mulheres.
Uma pessoa de 65kg pode queimar cerca de 500 calorias ao descer e subir escadas no período de uma hora. Isso dependerá da velocidade e da quantidade de degraus, mas isso é só uma média para você ter noção da eficácia deste exercício que não necessita de nenhum elemento adicional.
Além de auxiliar na redução de peso, traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo.
Sendo assim, ajuda a reduzir notavelmente os níveis de colesterol ruim no sangue e a probabilidade de adquirir enfermidades crônicas como problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.
Se o seu objetivo é queimar gorduras nas pernas e na zona abdominal, então não hesite em subir escadas da próxima vez que chegar ao seu local de trabalho.
Se for difícil cumprir esta rotina de segunda à sexta, aproveite para se exercitar aos finais de semana. Tente subir o mais rápido possível, lembre-se de manter a postura ereta e use roupa adequada para exercícios.
Leia também: Exercícios para aumentar os músculos das pernas
O que é melhor: subir ou descer escadas?
Essa pergunta é muito comum entre os praticantes desta atividade ou entre aqueles que demonstram certo interesse no assunto.
Segundo especialistas, as duas alternativas são igualmente benéficas, entretanto, não trabalham os mesmos músculos. Por isso, o recomendável é subir e descer.
As pernas ficarão mais torneadas, a cintura mais fina, adquirindo preparo físico e disposição no dia-a-dia.
Além disso, também pode representar uma alternativa para aqueles que não são muito sociáveis, pois usar escadas evita contatos sociais mais próximos, como acontece ao usar o elevador e também é o meio mais utilizado para quem tem claustrofobia.
Ao subir ou descer escadas, a intensidade da atividade é quase a mesma. Na subida, glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto que ao descer só os quadríceps que trabalham controlando o impacto da gravidade.
As duas atividades devem ser exercidas de maneira que os músculos sejam tonificados igualmente nos dois lados do corpo, assim como a redução de gordura. Dessa forma, o ideal é fazer o exercício duas vezes por semana e logo o resultado será notado.
Treinamento na escada
São tantos os benefícios de subir e descer escadas que diferentes rotinas e combinações de exercícios foram criadas. Sendo assim, alguns dos exercícios que podem ser feitos nas escadas são:
Subir na ponta dos pés
Suba as escadas com as pernas juntas e dando saltos de degrau em degrau, para alcançar resultados satisfatórios, o exercício deverá ser feito em pelo menos dez degraus. Repita mais três séries, pois isso vai ajudar a melhorar a força explosiva e a elasticidade dos músculos.
Correr
Suba escadas com a máxima velocidade que conseguir. Recupere o fôlego descendo e, então, repita o mesmo procedimento três vezes.
Sendo assim, leia também: Os benefícios de correr duas vezes por semana
Saltar a cada dois degraus
Suba de dois em dois degraus, salte pelo menos seis vezes, o que corresponde a 12 degraus. Faça quatro séries e desça.
Subir com um pé só
Dando saltos com uma só perna, flexione a outra perna para trás, de modo que ao saltar, essa perna não toque o chão. Faça quatro séries (duas com cada perna) e, então, descanse na descida.
Saltar como uma rã
Salte de cócoras com as pernas e os pés alinhados. Três séries de 10 degraus cada uma.
Elevar o calcanhar até tocar as coxas
Realize um salto mais amplo, elevando o calcanhar até tocar as coxas ou os glúteos, alternando entre perna direita e esquerda. Faça 4 séries de 10 degraus cada uma.
Elevação do joelho
Dê um salto mais amplo ao subir as escadas, flexionando um dos joelho até tocar o abdômen, alternando entre joelho direito e esquerdo. Faça 3 séries de 16 degraus cada uma.
Se acaso você tiver escadas em casa, aproveite para programar sua rotina de exercícios. Assim, aumente a velocidade e frequência de treinamento depois de duas semanas. Depois você poderá também incluir alguns acessórios como peso, improvisados com areia em sacolas ou garrafas, por exemplo.
Créditos das imagens: Colin Bowern, AJ Dy, Metro Centric, Vick the Viking, Asher Isbrucker, arileu, rubixcom.