Dicas eficazes para reduzir o peso

24 de outubro de 2014
Além de adotar hábitos de alimentação saudáveis, como fazer cinco refeições por dia e praticar exercícios, o descanso também é fundamental para não engordar.

Emagrecer, não apenas nos beneficia no aspecto físico, mas também traz benefícios para a saúde. Acompanhe algumas dicas para reduzir o peso que realmente funcionam, por serem simples e fáceis de acompanhar.

As dicas que vamos apresentar neste artigo estão respaldadas por estudos científicos e podem nos ajudar a perder alguns quilos e nos deixar em forma.

1. Fazer exercício para reduzir o peso

Pesquisas científicas demonstraram que, além da queima de calorias e melhoras na saúde, o exercício reduz os níveis de estresse e ajuda a perder peso.

Assim, procure fazer algumas atividade física em seis da semana. Esse é um dos melhores conselhos para reduzir o peso que realmente funciona.

2. Comer pequenas porções durante o dia

reduzir o peso

Comer pequenas porções durante o dia manterá seu metabolismo mais forte. O melhor que você pode fazer por seu corpo é comer pequenas porções de comidas saudações e a pior coisa é pular as refeições.

Você poderá perder peso e melhorar o estado de ânimo apenas ao praticar esse hábito alimentar.

3. Tomar café da manhã

Quando você levanta pela manhã, seu metabolismo está mais lento. Assim, para colocá-lo em funcionamento, o ideal é comer um café da manhã mais magro.

Estudos demonstram que pessoas que tomam café da manhã pesam menos que aquelas que não consomem. Dessa forma, procure começar o seu dia com uma boa alimentação.

Leia também: 5 mitos sobre o café da manhã saudável

4. Comer uma maçã por dia

reduzir o peso

Você conhece o velho ditado, “uma maçã por dia nos mantém longe do médico”? É realmente um fato, dado que as maçãs estão carregadas de nutrientes para melhorar a saúde. Além disso, aumentam a taxa metabólica.

As maçãs também contêm pectina (assim como as peras), um “queimador” de gordura natural. As maçãs também estão repletas de fibra solúvel (que ajuda a reduzir o colesterol), vitamina C e água. Dessa forma, você se sentirá mais satisfeita.

5. Tomar sopa

Segundo um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, consumir sopa antes do prato principal, ou seja, como uma entrada, pode fazer você consumir 700 calorias a menos por semana.

Nesse estudo, os participantes que consumiram a sopa antes do almoço, consumiram 100 calorias a menos. Assim, tente preparar uma sopa e consumi-la como entrada.

6. Comer mais verde

reduzir o peso

Para obter um monte de fibras, fitonutrientes e ajudar a alcançar os objetivos da perda de peso, procure comer verduras.

Leia também: Quais são os fitonutrientes e seus benefícios?

Você pode atingir uma meta de, pelo menos, 6 porções de verduras por dia, comendo 2 saladas, 2 aperitivos de verdura, adicionando verduras em uma omelete, por exemplo, e tomando uma batida ou suco verde. Essa é uma maneira fácil de adicionar verduras em sua dieta.

7. Durma mais

Se você sofre com a famosa falta de sono, a ciência demonstrou que seu corpo secreta o hormônio cortisol, também conhecido como o “hormônio do estresse”, que aumenta o peso.

Para evitar esse aumento de peso, procure ter mais horas de sono. Recomenda-se ter entre 8-10 horas de sono por noite. Assim, tente dormir o máximo possível para obter mais saúde.

  • Greig, E. (2014). Weight loss. In Acute Medicine: A Symptom-Based Approach. https://doi.org/10.1007/9781139600354.069