5 mitos sobre o café da manhã saudável

Existem vários mitos sobre o café da manhã. Abaixo, discutiremos alguns dos mais comuns e o outro lado da moeda.
5 mitos sobre o café da manhã saudável

Última atualização: 26 Fevereiro, 2021

Tomar café da manhã ou não tomar? Essa tem sido uma das grandes questões relacionadas à dieta e ao estilo de vida saudável. Hoje falaremos sobre os mitos sobre o café da manhã saudável.

Por ser o primeiro alimento que você consome durante o dia, é importante que você verifique se é o melhor possível. Preste atenção para já romper esses mitos, e ter a certeza de estar se alimentando corretamente.

1. Tomar o café da manhã é vital para perder peso

Sempre se pensou que tomar um café da manhã saudável é tudo que se necessita para perder os quilos extras. No entanto, este é um dos grandes mitos que deve esquecer o quanto antes.

Café da manhã saudável

Ainda que quebrar o jejum antes de iniciar as atividades seja necessário, não fará você perder os quilos extras de forma mágica. O que, de fato, é necessário é combinar a rotina de exercício adequada com os alimentos ideais. 

Antes se pensava que o café da manhã era tudo para perder quilos. Porém, um estudo comprovou que isso é incorreto. Lembre-se: de nada servirá comer “como um rei”, inclusive se for saudável, se não queimar as calorias com a ajuda do exercício.

2. Deve-se evitar os carboidratos no café da manhã para evitar o ganho de peso

Outro dos mitos sobre o café da manhã que você deve esquecer é a ideia de que os carboidratos devem ser evitados a todo custo. Muitas pessoas costumam acreditar que esta refeição deve se basear somente em proteínas.

No entanto, isso é falso. Os carboidratos são um tipo de nutriente e, como tal, devem estar presentes em todas as refeições. Visto que sua função é fornecer energia, durante o café da manhã são vitais, para que realizemos o resto das atividades do dia.

Carboidratos sim, mas de qualidade

O que sim se deve vigiar é a qualidade dos tais carboidratosOs melhores são os integrais, que trazem fibras e o mínimo de gordura trans. A sugestão é evitar as farinhas processadas de qualquer tipo e optar pelas integrais.

Entre as opções que se deve evitar estão os pães comerciais, as aveias instantâneas e os cereais com excesso de açúcar. Por outro lado, é recomendado consumir aveia ou quinoa naturais e pães integrais.

Muesli no café da manhã

Se você sentir falta de energia após somente algumas horas, a adição de carboidratos complexos evitará o problema. Experimente!

3. Certos alimentos são melhores para o café da manhã saudável

Costuma pensar que um café da manhã saudável somente inclui suco de laranja, ovos e café? Bom, talvez isso pareça extremo, mas existem alimentos que costumamos considerar próprios dessa refeição.

Nesse sentido, tenha cuidado e converse com o nutricionista. Ainda que seja certo que existam alimentos mais calóricos recomendados para o consumo ao longo do dia; não há motivo para evitá-los em outras refeições. 

Um exemplo são os flocos de aveia. Visto que fornecem mais calorias do que outros alimentos, requerem maior tempo para aproveitar a energia. No entanto, pode-se consumi-la como parte do lanche da manhã ou da tarde; ou até mesmo antes do jantar.

Por fim, o que se deve vigiar são as porções e a quantidade de calorias que cada alimento fornece. Comprove!

4. Tomar café da manhã te deixará mais inteligente

Alguma vez disseram que devia tomar o café da manhã para ser mais inteligente? Bom, lamentamos dizer que isso é falso. Um estudo comprovou que incluí-lo na dieta não é relevante quando se trata de ser mais inteligente.

Tomar café da manhã te deixará mais inteligente

No estudo foram analisados os resultados de dois grupos de estudantes. O primeiro seguiu um café da manhã regular e bem controlado. O segundo grupo tomava-o com irregularidade.

O que sim é certo é assegurar tomar um café da manhã saudável, assim o corpo estará melhor. Isso acontece porque obtém-se uma maior quantidade de nutrientes, por conseguinte, os órgãos estarão mais preparados para funcionar bem.

Existem muitos outros estudos sobre o assunto com resultados bastante interessantes. Em um que dividiu a amostra entre pessoas que tomam café da manhã e as que não tomam café da manhã, concluiu-se que aquelas que comiam algo não só ficavam mais alertas e com vontade de realizar atividades, mas eram mais ágeis a nível cognitivo.

5. Tomar café de manhã desidrata

Outro dos mitos sobre o café da manhã que você deve esquecer é a ideia de evitar o café. Ainda que seja certo que a cafeína possa desidratar, isso ocorre em uma quantidade mínima.

Recomendamos a leitura: Quanto café podemos tomar diariamente?

Caso o tema te preocupe, basta assegurar o consumo da quantidade de água necessária por dia. O que devemos sim é evitar tomá-lo com muito açúcar, chocolate e outros aditivos.

O que alguns especialistas acham?

O autor de My Limp Diet e o nutricionista Aitor Sánchez indicam que, geralmente, as más decisões são tomadas no café da manhã. Por exemplo, cereais adoçados com leite, produtos os de pastelaria, churros e outros alimentos que fornecem uma quantidade exagerada de açúcar ao corpo e não contribuem para a saúde são frequentemente escolhidos com muita frequência.

Por outro lado, ele ressalta que não existe um café da manhã ideal. No entanto, existem alternativas que permitem tomar melhores decisões na hora de fazer a primeira refeição do dia.

Algumas dessas alternativas são iogurtes simples sem açúcar, frutas, ovos, pão de trigo integral, aveia e vitaminas mistas. Mas o especialista ressalta que, acima de tudo, você tem que escolher algo que queira e que seja adequado para o corpo.

Em suas palavras: “iogurte, oleaginosas, aveia, frutas inteiras, vitaminas… podem ser alternativas bastante aceitas social e culturalmente. E se você quiser comer outras coisas, como caçarola de lentilha indiana (…) pode comer. Tome um café da manhã saudável, além do que é imposto para você”.

Pode interessar a você...
Qual é o café da manhã mais saudável?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Qual é o café da manhã mais saudável?

Se fizermos uma refeição balanceada no café da manhã, poderemos obter a energia necessária para enfrentar o dia, além de nos mantermos mais saciado...