As dietas com alto teor de carboidratos são prejudiciais?

· 8 de outubro de 2018
Você evita carboidratos a todo custo? Aqui vamos lhe dizer se isso é recomendável, e até que ponto os carboidratos são prejudiciais

Muito se fala sobre os riscos das dietas com alto teor de carboidratos. Portanto, não é incomum que a maioria das dietas tenha a redução de carboidratos como um dos seus pontos principais. Mas você parou para pensar se os carboidratos são prejudiciais? Há momentos em que você realmente precisa aumentar seu consumo?

Claro, seguir dietas ricas em excesso de carboidratos pode causar:

  • Excesso de peso
  • Problemas de glicose no sangue
  • Doenças crônicas

No entanto, também pode provocar problemas graves, como:

  • Desequilíbrio hormonal
  • Falta de energia
  • Dificuldade em perder peso

A realidade é que consumir carboidratos é tão necessário quanto consumir gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas, entre outros. A chave é escolher os carboidratos certos e evitar aqueles que foram processados, ​​e são ricos em açúcares e gorduras insalubres, ou pouco saudáveis.

Sua tireoide tem problemas para regular sua função

Você tem problemas para converter glicose nos hormônios T3 ou T4 da  tireoideQuando você consome poucos carboidratos e tem esse problema, seu metabolismo será mais lento. Isso pode causar febre e problemas para manter a temperatura correta em seu corpo.

As dietas com alto teor de carboidratos são prejudiciais para problemas na tireoide

Para resolver este problema, consuma um carboidrato complexo. Também será importante conversar com seu médico ou nutricionista, para conhecer as características das dietas ricas em carboidratos que você deve seguir.

Você deveria ler: Mitos e verdades sobre as massas que ajudam a perder peso

Seus níveis de glicose ficam baixos

Pessoas com diabetes ou pré-diabetes são aconselhadas por seu médico a consumir poucos carboidratos. No entanto, seguir uma dieta como essa o tempo todo, sem necessidade, pode baixar seus níveis de glicose.

Os carboidratos são imediatamente convertidos em glicose. Por isso eles são o caminho mais rápido para recuperar os níveis normais de glicose. Nesse caso, os sintomas que você deve observar são as tonturas e dores de cabeça.

No caso de você ser diabético com uma certa tendência a níveis anormais de glicose, carregue consigo algum carboidrato a toda hora. Também é recomendável levar seu medidor para uma revisão rápida.

Dietas ricas em carboidratos: você precisa de energia

Ultimamente você se sente particularmente cansado e sem energia? Isso pode acontecer por vários motivos. Desde o fato de você ter feito ajustes em seus horários de sono, até uma mudança de atividades.

Caso sua rotina permaneça a mesma, mas sua energia não, analise se você consome carboidratos suficientes. Dietas ricas em carboidratos fornecem muita energia em pouco tempo. Isso ocorre porque o corpo metaboliza rapidamente os carboidratos.

Dietas pobres em carboidratos carboidratos são prejudiciais: você precisa de energia

O problema aparece quando você carrega o corpo com excesso de energia, que não queima depois. É neste momento que a energia se acumula como gordura.

Quando consumir carboidratos para obter energia, lembre-se de observar as porções. Uma pequena porção pode dar muita energia, mas se esgota rapidamente. É melhor consumir pequenas porções várias vezes ao dia.

Você está tendo dificuldade em engravidar

A leptina é um hormônio que está relacionado ao cérebro e ao hipotálamo. Quando os níveis de carboidratos são bons, a leptina é produzida normalmente. Neste momento, a pituitária pode estimular os hormônios sexuais, que controlam a fertilidade e a menstruação.

O problema aparece quando a ingestão de carboidratos é baixa. Nesta situação, o seu corpo terá dificuldades para iniciar o processo de fertilização.

Você sente fome o tempo todo

Os carboidratos complexos também costumam ser alimentos ricos em fibras. Por essa razão, se você evitar dietas ricas em carboidratos o tempo todo, vai acabar com fome durante o dia. Além disso, você terá problemas em seu trânsito intestinal.

As dietas com baixo teor de carboidratos são prejudiciais: Você sente fome o tempo todo

A alternativa pode ser mudar carboidratos para alimentos que fornecem gorduras saudáveis, como o abacate. No caso de a fome persistir, adicione um carboidrato à sua dieta de vez em quando.

Recomendamos que não perca essas 5 Vitaminas ricas em fibras para combater a prisão de ventre

Quais são os melhores carboidratos?

É claro que, quando recomendamos dietas ricas em carboidratos, não dizemos que você pode comer qualquer coisa. É importante que escolha alimentos naturais de boa qualidade. Em particular, você deve evitar carboidratos processados, com muitos açúcares e adoçantes.

Tente consumir: batatas, arroz integral, banana, trigo integral, massas integrais, abóbora moranga, cerejas etc…

Como você pode ver, dietas ricas em carboidratos não são prejudiciais. Em alguns casos, elas são uma real necessidade para o seu corpo funcionar corretamente.