Qual o papel dos carboidratos na dieta?

· 23 de setembro de 2018
Para ter uma dieta equilibrada você precisa comer alimentos de todos os tipos. Hoje vamos analisar o papel dos carboidratos na dieta. 

Os carboidratos são fundamentais para o ser humano, por ser a fonte de energia do cérebro e outros tecidos nervosos. Eles são armazenados no fígado e nos músculos como glicogênio, para depois serem transformados em glicose e produzir energia.

Os hidratos de carbono ou carboidratos, especialmente a glicose e o glicogênio, são a fonte de energia a partir da qual o organismo é abastecido para realizar as diferentes atividades realizadas pelo corpo humano. É tão importância que a fadiga muscular está associada à falta de disponibilidade de carboidratos no organismo.

Por isso, uma quantidade adequada de glicose é fundamental para poder realizar um determinado exercício físico com a intensidade adequada. Isso ocorre porque a oxidação de proteínas e gorduras produz uma quantidade menor de energia que os carboidratos.

Tipos de carboidratos

Tipos de carboidratos na dieta

Existem diferentes classificações de carboidratos. Considerando o número de moléculas de glicose, os carboidratos podem ser distinguidos em simples e complexos:

  • Carboidratos simples: dentro destes estão os monossacarídeos – compostos de uma unidade de glicose, – como glicose, frutose e sacarose, e dissacarídeos – compostos de duas unidades de glicose – como lactose, galactose e a maltose. Alguns alimentos ricos em carboidratos simples são o açúcar, branco ou mascavo, mel, melado, e sucos de frutas. Da mesma forma, os carboidratos simples podem ter fibras ou não as ter.
  • Carboidratos complexos: também chamados polissacarídeos, são compostos de muitas unidades de glicose ligadas entre si que formam cadeias muito longas, como o amido ou as fibras. Alguns alimentos ricos em carboidratos complexos são o trigo, o arroz, a cevada, a batata, o grão-de-bico, ou o feijão verde.

Funções dos carboidratos

Como já dissemos, a principal função dos carboidratos é o fornecimento da energia necessária para completar nosso dia a dia. No entanto, também contribui para outras tarefas relacionadas à boa saúde:

  • Contribuição de energia: os carboidratos funcionam como uma reserva de energia, que pode ser usada imediatamente, porque os depósitos de energia têm a capacidade de se mover rapidamente para produzir glicose, quando seja necessária. Esta função faz com que a contribuição dos carboidratos tenha que ser diária.
  • Economia de proteínas: quando os carboidratos são usados ​​como fonte de energia do organismo, o uso de proteínas para esse fim é reservado, para que estas possam ser usadas ​​para muitas outras funções.
Os carboidratos na dieta são necessários para praticar esportes

  • Formação de tecidos importantes: os carboidratos são uma parte essencial dos tecidos conectivos e nervosos. Além disso, também são encontrados em moléculas de DNA e trifosfato de adenosina ou ATP, um nucleotídeo necessário para obter energia.
  • Ajuda contra os corpos cetônicos: quando o corpo não tem carboidratos suficientes para obter energia, o corpo usa a gordura, que produz resíduos conhecidos como “corpos cetônicos”. Estes, se estiverem presentes em abundância, podem causar arritmias cardíacas e possível osteoporose.

Você estaria interessado em ler: 5 alternativas para substituir o açúcar em uma dieta de perda de peso

Os carboidratos como reguladores do organismo

Além de participar de todas as tarefas acima, a celulose ou fibra alimentar é responsável pela regulação do trânsito intestinal, além de outros efeitos benéficos para a saúde, como:

  • Diminuição da constipação, por amolecer as fezes e aumentando o seu volume.
  • Aumento da saciedade, o que permite um melhor controle da ingestão de alimentos.
  • Diminuição do esvaziamento estomacal, permitindo um melhor controle dos alimentos ingeridos.
Macarrão é um carboidrato

  • Diminuição da absorção de substâncias como o colesterol.
  • No caso de pessoas diabéticas, permite diminuir o aumento de açúcar no sangue, permitindo um melhor controle sobre este fator.
  • Efeitos protetores contra o câncer de cólon, e doenças cardiovasculares.

Leia também: As 7 melhores fontes de carboidratos para perder peso de forma saudável

Devido a todos esses efeitos benéficos sobre o organismo, a importância de uma ingestão frequente de carboidratos torna-se clara. Este tipo de alimento será a base de uma dieta saudável e adequada para a atividade física frequente. No entanto, devem ser consumidos em sua medida adequada, para evitar uma ingestão excessiva de calorias, o que será contraproducente para uma dieta saudável.