Qual o papel dos carboidratos na dieta?
Os carboidratos são fundamentais para o ser humano, por ser a fonte de energia do cérebro e outros tecidos nervosos. Eles são armazenados no fígado e nos músculos como glicogênio, para depois serem transformados em glicose e produzir energia.
Os hidratos de carbono ou carboidratos, especialmente a glicose e o glicogênio, são a fonte de energia a partir da qual o organismo é abastecido para realizar as diferentes atividades realizadas pelo corpo humano. É tão importância que a fadiga muscular está associada à falta de disponibilidade de carboidratos no organismo.
Por isso, uma quantidade adequada de glicose é fundamental para poder realizar um determinado exercício físico com a intensidade adequada. Isso ocorre porque a oxidação de proteínas e gorduras produz uma quantidade menor de energia que os carboidratos.
Tipos de carboidratos
Existem diferentes classificações de carboidratos. Considerando o número de moléculas de glicose, os carboidratos podem ser distinguidos em simples e complexos:
- Carboidratos simples: dentro destes estão os monossacarídeos – compostos de uma unidade de glicose, – como glicose, frutose e sacarose, e dissacarídeos – compostos de duas unidades de glicose – como lactose, galactose e a maltose. Alguns alimentos ricos em carboidratos simples são o açúcar, branco ou mascavo, mel, melado, e sucos de frutas. Da mesma forma, os carboidratos simples podem ter fibras ou não as ter.
- Carboidratos complexos: também chamados polissacarídeos, são compostos de muitas unidades de glicose ligadas entre si que formam cadeias muito longas, como o amido ou as fibras. Alguns alimentos ricos em carboidratos complexos são o trigo, o arroz, a cevada, a batata, o grão-de-bico, ou o feijão verde.
Funções dos carboidratos
Como já dissemos, a principal função dos carboidratos é o fornecimento da energia necessária para completar nosso dia a dia. No entanto, também contribui para outras tarefas relacionadas à boa saúde:
- Contribuição de energia: os carboidratos funcionam como uma reserva de energia, que pode ser usada imediatamente, porque os depósitos de energia têm a capacidade de se mover rapidamente para produzir glicose, quando seja necessária. Esta função faz com que a contribuição dos carboidratos tenha que ser diária.
- Economia de proteínas: quando os carboidratos são usados como fonte de energia do organismo, o uso de proteínas para esse fim é reservado, para que estas possam ser usadas para muitas outras funções.
- Formação de tecidos importantes: os carboidratos são uma parte essencial dos tecidos conectivos e nervosos. Além disso, também são encontrados em moléculas de DNA e trifosfato de adenosina ou ATP, um nucleotídeo necessário para obter energia.
- Ajuda contra os corpos cetônicos: quando o corpo não tem carboidratos suficientes para obter energia, o corpo usa a gordura, que produz resíduos conhecidos como “corpos cetônicos”. Estes, se estiverem presentes em abundância, podem causar arritmias cardíacas e possível osteoporose.
Você estaria interessado em ler: 5 alternativas para substituir o açúcar em uma dieta de perda de peso
Os carboidratos como reguladores do organismo
Além de participar de todas as tarefas acima, a celulose ou fibra alimentar é responsável pela regulação do trânsito intestinal, além de outros efeitos benéficos para a saúde, como:
- Diminuição da constipação, por amolecer as fezes e aumentando o seu volume.
- Aumento da saciedade, o que permite um melhor controle da ingestão de alimentos.
- Diminuição do esvaziamento estomacal, permitindo um melhor controle dos alimentos ingeridos.
- Diminuição da absorção de substâncias como o colesterol.
- No caso de pessoas diabéticas, permite diminuir o aumento de açúcar no sangue, permitindo um melhor controle sobre este fator.
- Efeitos protetores contra o câncer de cólon, e doenças cardiovasculares.
Leia também: As 7 melhores fontes de carboidratos para perder peso de forma saudável
Devido a todos esses efeitos benéficos sobre o organismo, a importância de uma ingestão frequente de carboidratos torna-se clara. Este tipo de alimento será a base de uma dieta saudável e adequada para a atividade física frequente. No entanto, devem ser consumidos em sua medida adequada, para evitar uma ingestão excessiva de calorias, o que será contraproducente para uma dieta saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Moore JB., Fielding BA., Sugar and metabolic heatlh: is there still a debate? Curr Opin Clin Nutr Metab Care, 2016. 19 (4): 303-9.
- Gianfredi V., Salvatori T., Villarini M., Moretti M., et al., Is dietary fibre truly protective against colon cancer? a systematic review and meta analysis. Int J Food Sci Nutr, 2018. 69 (8): 904-915.
- Jensen T., Abdelmalek MF., Sullivan S., Nadeau KJ., et al., Fructose and sugar: a major mediator of non alcoholic fatty liver disease. J Hepatol, 2018. 68 (5): 1063-1075.