5 alternativas para substituir o açúcar em uma dieta de perda de peso

Descubra as melhores alternativas para substituir o açúcar na sua dieta de perda de peso e tire proveito delas para alcançar seus objetivos!

Você está tentando perder peso e um dos principais desafios é abandonar os doces? A realidade é que este é um problema bastante comum. A maioria de nós adora alimentos doces e se acostumou a incluí-los em nossa alimentação diária. Felizmente, existem alternativas para substituir o açúcar na sua dieta de perda de peso, e aqui vamos falar sobre as melhores.

Todas as opções que daremos são naturais. No entanto, quando você as comprar, é preciso verificar se elas são realmente de boa qualidade e tão naturais quanto possível. Caso contrário, será a mesma coisa que adicionar açúcares refinados e conservantes à sua alimentação.

Tendo isso em mente, tome nota e comece a fazer algumas alterações agora. Você verá que perder peso e comer bem é possível.

Alternativas para substituir o açúcar na dieta

1. Purê de maçã

A primeira das alternativas para substituir o açúcar é econômica e fácil de preparar. O purê de maçã funciona perfeitamente para dar sabor a sobremesas e pães assados.

Devido à maçã ser uma fruta tão comum, fazer um purê exigirá pouco investimento. Para fazer a substituição, basta trocar 250 g de açúcar por 250 g de maçã.

Se você quiser a versão mais prática, compre o purê já processado. Você encontrará várias opções em grandes supermercados e lojas. Ao comprá-los, verifique o rótulo e evite aqueles que têm quantidades elevadas de sódio ou algum tipo de adoçante.

Outra opção é preparar seu próprio purê com maçãs cozidas. Você só precisa fervê-las, drená-las e amassá-las ou colocá-las no liquidificador. A quantidade de maçãs dependerá do tamanho da fruta e da quantidade de purê que você precisa.

Você pode armazenar o excesso em um recipiente de vidro bem coberto na geladeira. Para evitar a oxidação, use o purê em alguns dias e adicione algumas gotas de suco de limão.

2. Purê de banana

Purê de banana

Outra das alternativas para substituir o açúcar e perder peso é a banana. Esta fruta é bem conhecida por ser uma das mais doces que existem. Para obter o sabor doce que substitui o açúcar, você precisa usar bananas maduras.

Quanto mais maduras elas estiverem, mais doces elas serão e melhor será o efeito. Este adoçante também fornecerá fibras, vitamina C, potássio, vitamina B6 e manganês. Você pode aproveitar seu efeito adoçante como faria com o purê de maçã.

Ao usá-lo, lembre-se de observar as porções. Lembre-se de que, em excesso, pode causar picos de glicose. Embora seja uma fruta, você deve tomar as mesmas precauções envolvidas com outros adoçantes.

3. Tâmaras

A terceira das alternativas são as deliciosas tâmaras. Essas pequenas frutas fornecem menos calorias que a banana. No entanto, elas também fornecem potássio, magnésio e fibras.

Por serem tão doces, recomendamos que você faça alguns testes quando adicioná-las. Você pode facilmente exagerar no doce caso não seja cuidadoso. Estas frutas são perfeitas para adoçar suas vitaminas.

4. Estévia

Esta é uma das alternativas que foi ganhando fama nos últimos anos. De fato, entre as opções que mencionamos, é a mais usada. Isso acontece porque pode adoçar até 300 vezes mais que o açúcar.

Estévia

Essa capacidade de adoçar dependerá do tipo de estévia que você for usar. Recomendamos que você escolha a estévia fresca ou líquida; as duas versões mais naturais.

Entre os benefícios da estévia estão:

  • Redução dos níveis de glicose no sangue.
  • Controle da pressão arterial.
  • Custo mais econômico do que outras opções.

O único problema com a estévia é que ela pode ter um sabor levemente amargo. Mas não se preocupe: depois de um tempo você vai se acostumar com ele e nem vai notar.

Leia também: Saiba porque o açúcar em nosso organismo é ruim

5. Mel orgânico

Uma das alternativas para substituir o açúcar é o mel. As razões são várias, mas a principal delas é o seu gosto e facilidade de aquisição.

Mel orgânico

Devido ao seu sabor suave, é fácil combiná-lo com todos os tipos de alimentos. A única coisa que você deve observar é se o mel é de boa qualidade. Tornou-se comum encontrar mel misturado com açúcar e outras substâncias.

Normalmente, o mel orgânico pode ser encontrado em mercados orgânicos. A maioria das versões comerciais é geralmente pasteurizada e menos saudável.

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