Maçãs assadas, uma maneira deliciosa e diferente de prepará-las

Você já comeu maçãs assadas? Não importa de onde você seja, nós prometemos que esta deliciosa sobremesa não passará despercebida. Conheça-a!

Não é comum para muitas pessoas preparar uma sobremesa que inclua maçãs assadas. É por isso que hoje você descobrirá uma alternativa muito interessante para que possa adicionar à lista de doces que já experimentou pelo menos uma vez na vida.

Assim, e de forma a conciliar o prazer do doce com a saúde, neste artigo daremos todos os detalhes de que você precisa para fazer esta receita.

É muito simples de fazer e não tem muita dificuldade. Para garantir que os nutrientes desta fruta não sejam perdidos, você usará o forno. Mas para chegar a esse ponto, ainda falta um pouco. Recomendamos um pouco de paciência.

Com relação às maçãs assadas, primeiro vamos apresentar um pouco da história gastronômica para que você se familiarize e saiba de onde vem essa curiosa, mas deliciosa receita. Então, quando você tiver algum tempo (não muito), dê-se uma chance e você poderá fazê-la sozinho.

Não há um consenso geral sobre o lugar exato onde este doce em particular foi criado, mas é bem usado em países como o Chile, Argentina, Espanha e até mesmo no Canadá.

Aparentemente, e vendo as particularidades destes países, podemos notar que eles têm climas temperados (ou pelo menos são favoráveis ​​para a colheita desta fruta), por isso não é tão incoerente pensar que você possa prosseguir com esta receita a partir de praticamente qualquer lugar em que estiver.

Maçãs verdes

A verdade é que fazer maçãs assadas cumprirá os requisitos que toda sobremesa deve cumprir: ser deliciosa sem ser prejudicial à saúde.

Lembre-se, este tipo de doce contém uma quantidade significativa de açúcar. De fato, nesta receita (que você está prestes a descobrir), você pode notar que o açúcar é fundamental para poder executá-la da forma correta.

Portanto, não há mais nada para mostrar além do que você deve fazer e todos os passos para que você consiga se dedicar a esta receita e depois desfrutá-la, independentemente de estar preparando-a pela primeira vez ou já está familiarizado com essa delícia.

Leia também: Sobremesas sem açúcar que você vai adorar

Aprenda a preparar maçãs assadas

Há uma informação que ainda não esclarecemos totalmente. É o tipo de maçã que você deve escolher para fazer essa sobremesa. Preste atenção aos detalhes, pois eles são relevantes para alcançar um resultado fantástico.

Você tem que saber qual é o tipo certo, e embora a resposta possa variar dependendo da subjetividade do cozinheiro, o ideal é que o resultado final possa proporcionar algum tipo de contraste de sabores.

Ou seja, se você escolher uma maçã muito doce, ao assá-la, você também terá um caramelo que a cobrirá. Dessa forma, após algumas mordidas, pode sentir algum desconforto justamente por ser extremamente doce.

Então, se você quiser fazer maçãs assadas, deve saber qual tipo escolher. O tipo “golden” é o mais utilizado para esta receita. Por quê? Porque esse tipo de fruta não é tão doce quanto a suculenta maçã vermelha comum.

As maçãs que costumam ser usadas para fazer sidra também são magníficas. Agora, resta apenas revelar o que você precisa fazer e como. Conheça o passo a passo e comece já!

Ingredientes

  • 4 maçãs do tipo golden (300 g).
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (30 g).
  • 5 colheres de sopa de vinho suave (300 ml).
  • Opcional: 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro (25 g).

Veja também: 4 receitas de compotas feitas em casa

Maçãs em prato

Preparação

  • Comece lavando as maçãs muito bem. Escorra e coloque em uma tigela média.
  • Imediatamente depois, certifique-se de que você tem à sua disposição um descascador ou uma faca afiada que lhe permita remover o núcleo com as sementes das maçãs e o caule.
  • Coloque o forno ajustado a 200 °C. 
  • Separe uma assadeira resistente ao calor e deixe-a disponível. Em seguida, forre com papel manteiga e coloque as maçãs por cima.
  • Agora é hora de preparar o recheio doce das maçãs assadas.
  • Para isso, você deve usar uma panela pequena e misturar o açúcar mascavo com o vinho e a canela. Preencha os buracos que você fez nas maçãs com esta mistura.
  • Finalmente, leve ao forno por não mais de 25 minutos, e quando faltarem 3 minutos, polvilhe um pouco do açúcar nas maçãs e deixe o tempo de cozimento terminar.
  • Retire do forno, deixe esfriar um pouco e pronto! Você já terminou de fazer esta deliciosa sobremesa.
Recomendados para você