Alimentos que fornecem mais potássio

Embora as bananas sejam as frutas mais conhecidas quando falamos de alimentos que fornecem mais potássio, existem outros vegetais, frutas e especiarias que também nos aportam grandes quantidades deste mineral.

Quando nos dizem que devemos consumir mais potássio, pensamos automaticamente em uma banana. No entanto, existem outros alimentos que também aportam esse nutriente.

Desta forma, você não ficará entediado de comer sempre o mesmo até atingir os níveis ideias desse mineral que intervém em muitos processos orgânicos. Saiba mais no próximo artigo.

O que é o potássio e para que serve?

O potássio é um mineral diurético responsável por eliminar o excesso de fluido e sal do corpo. A falta de potássio, portanto, agrava a retenção de líquidos, edemas e hipertensão.

Se comer muito sódio ou não beber bastante água por dia, é essencial comer alimentos que fornecem mais potássio.

A deficiência grave desse mineral pode causar sérios problemas de saúde, como danos no sistema nervoso, rins ou coração.

Graças a este mineral, as células ficam bem hidratadas, saudáveis ​​e alimentadas, pois também permite a eliminação de toxinas.

Na prática esportiva, o potássio é essencial. Portanto, é normal ver atletas (por exemplo, jogadores de tênis) comendo uma banana no meio de um jogo, ou antes ou depois de uma competição.

O potássio fornece energia e reabastece os líquidos e eletrólitos que foram perdidos com a transpiração. Também permite a transmissão de impulsos nervosos e é necessário para a contração e recuperação muscular após o exercício.

Como se não fosse o bastante, esse nutriente é recomendado para aqueles com problemas cardíacos ou hipertensão, pois regula a frequência cardíaca e a pressão arterial e previne a arritmia.

Outro benefício de uma dieta rica em potássio e baixo teor de sódio é que protege a saúde dos rins, melhorando a circulação e permitindo uma melhor filtragem do sangue. Também evita a formação de cálculos renais.

Claro que há mais benefícios no consumo desse mineral, pois também se destaca como um excelente antioxidante que se liga aos radicais livres e os elimina.

Também, evita a desmineralização dos ossos e osteoporose, se opondo à eliminação de cálcio através da urina.

Finalmente, o potássio também serve para produzir sucos gástricos, intervir em certos processos metabólicos, como a secreção de insulina e equilibrar os fluidos no organismo.

Visite este artigo: Como tratar a hipertensão: conheça aqui 4 remédios naturais

Quais são os alimentos ricos em potássio?

A dose diária de potássio deve variar entre 3000 e 4000 mg em adultos.

É bom saber que, naturalmente, todos os alimentos têm mais potássio do que o sódio. No entanto, quando cozinhamos essa relação sai prejudicada.

Assim, devemos aumentar a ingestão do primeiro e reduzir o segundo. Como? Através de uma dieta equilibrada:

1. Acelga

Acelga é um dos alimentos que fornecem mais potássio

Um vegetal rico, com muitas vitaminas que se pode consumir de várias formas, como bolos, sopas ou sanduíches.

  • É um dos vegetais que contribui com mais potássio. Cada 100 gramas (cru) oferece 380 mg.
  • Tendo em conta que uma xícara de acelga é de aproximadamente 200 gramas, não é tão difícil incorporá-la em nossa dieta diária.

2. Abacate

Esta fruta tem uma boa quantidade de magnésio, fibra, vitamina E e potássio. Atua favoravelmente no sistema nervoso, no coração e na pele.

  • É ideal para ansiedade, depressão e insônia.
  • Também reduz a anemia, alivia os sintomas de gastrite ou úlceras e elimina a dor menstrual.

3. Cherimólia

A cherimonia é um dos alimentos que fornecem mais potássio

Esta fruta tropical é considerada uma das mais completas que existe. Tem dezenas de propriedades medicinais e cada 100 gramas nos dá 382 mg de potássio, sendo um dos alimentos que fornecem mais potássio.

  • Pode ser consumida como uma sobremesa ou em uma preparação doce.
  • A cherimólia também é composta de proteínas, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2 e B6.

4. Tomilho

Muitas ervas aromáticas são ricas em potássio. No caso do tomilho, amplamente utilizado na cozinha mediterrânea, também podemos destacar que contém óleo essencial de timol, flavonoides, aminoácidos, cálcio, ferro e vitamina C.

Trata doenças infecciosas do sistema respiratório, é um antibiótico natural muito poderoso, aumenta as defesas, evita a indigestão e é anti-inflamatório (ideal para aliviar a dor menstrual).

5. Cardo mariano

Cardo mariano é um dos alimentos que fornecem mais potássio

Esta planta, nativa do Mediterrâneo e da Europa central, tem sido usada na medicina há séculos.

  • Trata as condições crônicas da vesícula biliar e do fígado
  • Regula os níveis de açúcar no sangue
  • Evita a formação de cálculos renais
  • Reduz o colesterol
  • É um potente complexo de vitaminas especialmente recomendado em mulheres após o parto.

Com cada 100 mg de cardo mariano podemos obter 400 mg de potássio.

Você quer saber mais? Leia: Remédios naturais para o fígado inflamado

6. Manjericão

Uma das especiarias que não pode faltar na cozinha para adicionar sabor e aroma aos nossos pratos.

Original da Índia, mas bem conhecido em todo o mundo, o manjericão é rico em flavonoides, vitaminas B1 e E, óleos essenciais e minerais como o potássio.

Entre suas propriedades medicinais estão:

  • Antiespasmódico (acalma a dor no ventre)
  • Estimulante (promove a digestão)
  • Aperitivo (abre seu apetite)
  • Antiemético (previne as náuseas e vômitos)
  • Anticoagulante
  • Anti-hipertensivo

7. Batata

A batata é um dos alimentos que fornecem mais potássio

Um vegetal que pode ser consumido de mil maneiras diferentes e que faz parte da dieta européia e americana nos dá uma boa quantidade de potássio.

100 gramas tem nada menos do que 418 mg desse mineral. Recomendamos que você o consuma cozido ou assado e não frito, nem salgado.

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