Propriedades da batata doce e seus principais benefícios

A batata doce é um tubérculo com propriedades nutricionais e um ingrediente que pode ser adicionado a diferentes preparações. Descubra neste artigo os benefícios do seu consumo para a saúde.
Propriedades da batata doce e seus principais benefícios

Última atualização: 19 Fevereiro, 2021

Você sabia que a batata doce é um alimento que possui várias propriedades nutricionais? Se você é uma das pessoas que gosta de consumi-la, vai gostar de saber que, além do seu sabor agradável, a batata doce oferece benefícios para a sua saúde. 

Este tubérculo é popular em muitos países. É uma planta de origem sul-americana, mas hoje é cultivada na maior parte do mundo. Além disso, é uma opção nutritiva e econômica.

Propriedades nutricionais da batata doce

Segundo o estudo Propiedades nutrimentales del camote (Ipomoea batatas L.) y sus beneficios en la salud humana, este é um alimento de alto valor nutricional. Isso ocorre porque ele fornece diferentes substâncias que são úteis para o corpo humano. Entre elas, destacam-se:

  • Fibra alimentar: capaz de estimular o peristaltismo.
  • Carboidratos: principalmente na forma de amido, que se decompõe em açúcares simples e é responsável pelo sabor doce.
  • Vitaminas: precursores da vitamina A, do complexo B e vitamina C.
  • Minerais: potássio, ferro, manganês, magnésio.
  • Compostos fenólicos: junto com outros antioxidantes que bloqueiam os radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento celular.
Benefícios da batata-doce
A batata doce tem propriedades nutricionais interessantes para todos os estratos populacionais.

Quais são os benefícios de consumir batata doce?

O corpo humano precisa consumir todos os nutrientes que a batata doce possui, pois se a recomendação diária de cada um deles não for atendida, a saúde pode ser afetada. Embora o teor dessas substâncias possa variar entre as diferentes variedades existentes, o consumo de qualquer uma delas é positivo.

Favorece a cicatrização

Devido ao seu teor de vitamina C, a batata doce pode ajudar a prevenir sangramentos e tornar a cicatrização de feridas mais eficaz. Isso está associado ao fato desse composto atuar no processo de cicatrização.

Na verdade, estudos sugerem que a batata doce amarela é usada desde a antiguidade para tratar doenças relacionadas a esse nutriente. Seu teor de vitamina C é combinado com o de betacaroteno para acelerar a ação dos fibroblastos.

Protege a saúde cardiovascular

A batata doce é um alimento que, consumido regularmente e no âmbito de uma alimentação equilibrada, tem um efeito cardioprotetor, pois evita lesões no músculo cardíaco e nos vasos sanguíneos. Isso se deve ao seu teor de vitamina B6, que ajuda a retardar o endurecimento das artérias e outros vasos sanguíneos.

Além disso, o consumo de batata doce reduz a pressão arterial devido ao seu teor de potássio. Esse mineral tem mostrado ter um efeito positivo em pessoas hipertensas, ao contrário do sódio.

Hepatoprotetor

As antocianinas da batata doce protegem a função hepática, reduzindo as alterações que podem ocorrer. Esses compostos são capazes de prevenir hemorragias e inflamações celulares, e até mesmo necrose ou morte desse órgão.

O fígado é um tecido com múltiplas funções metabólicas. Portanto, as antocianinas tornam-se essenciais para garantir que os processos internos sejam desenvolvidos de maneira adequada.

Previne o aparecimento de inflamação sistêmica

Como mencionado, a batata doce possui substâncias antioxidantes, e sua função é prevenir os danos celulares causados ​​pelos radicais livres. Isso reduz os processos inflamatórios que ocorrem o tempo todo no corpo.

Nesse sentido, o estudo Alimentos con efecto anti-inflamatorio aponta que esses compostos podem ser protetores oncológicos, por reduzirem o desenvolvimento de câncer de mama, próstata, cólon e pele. Todas essas patologias estão ligadas à inflamação crônica.

Melhora a digestão

Por possuir fibras dietéticas solúveis e insolúveis, um dos benefícios da batata doce é que ela ajuda a melhorar a digestão. Esses componentes aceleram o trânsito intestinal, evitando a constipação e os sintomas associados.

Além disso, a fibra reduz a absorção intestinal de colesterol e tem um poderoso efeito saciante. Dessa forma, regula o açúcar no sangue, o que se torna fundamental no planejamento alimentar do diabético e na prevenção de síndromes metabólicas.

3 formas fáceis de preparar a batata-doce

Felizmente, a batata doce pode ser consumida de diferentes maneiras, seja assada, em purê, usada para fazer tortilhas e sopas, entre outras. Todas essas receitas permitem que você obtenha os benefícios da batata doce. A seguir, compartilharemos três opções interessantes.

1. Chips de batata doce: um lanche saudável

Uma das variações que você pode fazer para substituir as batatas fritas típicas são os chips saudáveis. Para prepará-los, você vai precisar de uma batata doce lavada (não é preciso descartar a casca), uma colher de chá de azeite, sal e temperos. Siga as próximas etapas:

  • Corte a batata doce em rodelas finas.
  • Coloque-as em uma bandeja com azeite e adicione sal, temperos ou especiarias de sua escolha.
  • Leve ao forno por 10 minutos. Se você quiser que elas fiquem mais crocantes, pré-aqueça a bandeja por 5 minutos.

2. Sopa cremosa

Se você é amante de sopas com textura cremosa, essa opção será a ideal para você. Você pode prepará-la como uma sopa base e depois adicionar outros ingredientes de que goste. Você precisa de 2 batatas-doces descascadas, 1 colher de sopa de especiarias da sua preferência, água, sal e cebolinha a gosto.

As etapas são as seguintes:

  • Ferva a batata doce e não coloque muita água para não derramar. A fervura deve ser mantida até que elas se desfaçam.
  • Amasse com um garfo e adicione os temperos, a cebolinha, o sal e os temperos.
  • Está pronta para comer, mas se preferir, você pode adicionar queijo, ovo ou algum tipo de carne.

3. Purê de batata doce

Uma das possibilidades mais comuns é consumi-la como purê. É ideal para acompanhar carnes ou outros pratos. Para isso, você precisa de 1 batata doce grande, sal, 1 colher de sopa de manteiga e especiarias. A preparação é a seguinte:

  • Descasque a batata doce e ferva até ficar macia. Você também pode cozinhá-la no vapor.
  • Amasse bem com um garfo, acrescente o sal, os temperos e a manteiga.
  • Para finalizar, misture a preparação. Ela está pronta para servir.
Batata-doce frita
O chips de batata doce é uma opção para um lanche entre as refeições.

Adicione a batata doce para obter seus benefícios

Como você pôde ver, o consumo desse tubérculo oferece vários benefícios para a sua saúde. Por esse motivo, recomendamos que você o incorpore em sua dieta. Além disso, lembre-se de que este é um alimento versátil e que pode ser adicionado a pratos doces e salgados.

Por outro lado, não se esqueça de que, além de consumi-lo, é necessário manter uma alimentação saudável e uma vida ativa. À medida que você passa a cuidar mais de si mesmo, alimentos como a batata doce se encaixarão facilmente em sua rotina.

Pode interessar a você...
7 propriedades da batata-doce
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 propriedades da batata-doce

Você conhece as propriedades da batata-doce? Listamos algumas delas neste artigo para que você possa tirar o máximo proveito deste tubérculo.



  • Caballero-Gutiérrez, L., & Gonzáles, G. F. (2016). Alimentos con efecto anti-inflamatorio. Acta Médica Peruana33(1), 50-64.
  • Vidal, A. R., Zaucedo-Zuñiga, A., & Ramos-García, M. (2018). Propiedades nutrimentales del camote (Ipomoea batatas L.) y sus beneficios en la salud humana. Revista Iberoamericana de Tecnología Postcosecha19(2), 1-15.
  • Romero, A. D. C. S., Morales, E. Y. V., Silva, C. M. S., Centeno, P. C., & Pachón, H. (2011). Evaluación sensorial de tortas de camote (Ipomoea batatas), elaboradas con o sin hojas de camote, con niños en edad escolar en Nicaragua. Perspectivas En Nutricion Humana13(2), 191-202.
  • Bovell‐Benjamin, A. C. (2007). Sweet potato: a review of its past, present, and future role in human nutrition. Advances in food and nutrition research52, 1-59.
  • Mu, T. H., & Singh, J. (2019). Sweet potato: chemistry, processing, and nutrition—an introduction. In Sweet Potato (pp. 1-4). Academic Press.
  • C Dincer, M Karaoglan, F Erden, N Tetik. (2019).Efectos de hornear y hervir sobre la nutricióny propiedades antioxidantes de la batata[ Ipomoea batatas (L.) Lam.] Cultivares.
  • Benito, M. Heras, et al. “Niveles de potasio sérico y mortalidad a largo plazo en ancianos con hipertensión arterial.” Hipertensión y riesgo vascular 34.3 (2017): 115-119.
  • Vilcanqui-Pérez, Fulgencio, and Carlos Vílchez-Perales. “Fibra dietaria: nuevas definiciones, propiedades funcionales y beneficios para la salud. Revisión.” Archivos Latinoamericanos de Nutrición 67.2 (2017): 146-156.