10 regras para aperfeiçoar um purê de batatas

· 5 de julho de 2015
Embora, em um primeiro momento, o purê de batatas pareça muito fácil de preparar, o certo é que requer de uma boa técnica e de alguns truques para que fique delicioso e perfeito.

O purê de batatas é uma das comidas mais escolhidas nas reuniões especiais com a família ou os amigos. Esse prato tão popular no mundo todo tem muitas variações de receita.

Além disso, combina muito bem com uma grande quantidade de receitas que podemos fazer em todo tipo em ocasião.

Embora, em um primeiro momento, esse prato pareça muito fácil de preparar, o certo é que requer de uma boa técnica e de alguns truques para que fique delicioso e perfeito.

Seu purê de batatas não fica como você quer? Você não está atingindo um resultado saboroso e com uma textura suave e cremosa? Te ensinamos 10 regras chaves para aperfeiçoá-lo. Não perca!

1. Para fazer o seu purê de batatas, escolha o tipo adequado de batata

batata-crua-500x336

Embora inicialmente não se note diferença, você deve saber que há três tipos de batatas: ágata, asterix e de uso múltiplo.

Se você quer um purê de batatas cremoso e suave, escolha batatas da categoria ágata, como a batata rosada.

A batata de categoria ágata quebra com facilidade e isso faz com que o purê fique mais cremoso.

Se não a conseguir, você pode optar pelas de uso múltiplo.

2. Corte as batatas em partes de igual tamanho

As batatas de diferentes tamanhos vão ter diferentes tempos de cozimento, portanto, as maiores demorarão mais, enquanto que as menores, menos.

O resultado do purê não será tão bom como quando se faz com batatas de tamanhos iguais.

Procure cortar as batatas em pedaços iguais para que todas cozinhem do mesmo modo. Assim, o purê terá uma consistência uniforme.

3. Retire o excesso de umidade

batatas-fritas-500x333

Há diferentes formas de garantir que o purê de batatas fique como uma massa esponjosa e suave. Um dos tantos truques consiste em coa-las bem e devolvê-las à panela enquanto a tampa ainda estiver quente.

Cozinhe-as por dois minutos mais e assegure-se de que todo o excesso de umidade se evapore.

O excesso de umidade pode fazer com que o purê de batatas fique aquoso ou empapado.

Leia também: Receita deliciosa de papinha de couve-flor, batata e abóbora

4. Utilizar uma arrozeira de batatas ou um espremedor

Evite utilizar um liquidificador ou um processador de alimentos, pois o amido se rompe quando é misturado, dando lugar a uma mistura pegajosa. 

Portanto, opte por utensílios como uma arrozeira de batatas ou um espremedor, que dão um pouco mais de trabalho, mas iremos obter o resultado esperado.

5. Não misturar muito as batatas

Apesar de utilizar um utensílio manual para triturar as batatas, é importante evitar misturá-las muito na hora de acrescentar o leite, creme de leite ou manteiga, já que também pode estragar seu purê. O melhor é fazê-lo suavemente.

6. Não adicione creme ou leite frio

leites-vegetais-500x333

Na hora de adicionar o creme de leite ou leite ao purê, procure que eles estejam quentes para que possam ser absorvidos facilmente pelas batatas, reduzindo a necessidade de mexê-lo em excesso.

Vai te interessar: Como preparar um creme de champignon?

7. Não adicione muito líquido

Embora possa-se adicionar creme de leite, leite ou maionese, entre outros ingredientes, deve-se evitar molhar em excesso as batatas para que não fiquem aquosas.

A única forma de solucionar isso é adicionando mais batatas.

8. Um pouco de manteiga

 

Os chefs recomendam utilizar meia libra de manteiga (200 g) por cada libra (400 g) de batatas para obter um equilíbrio entre ambos os ingredientes.

Essa justa medida vai ajudar a obter um purê de batatas suave e delicioso.

9. Não se esqueça do sal

Quando colocar as batatas para cozinhar, não se esqueça de salgar a água, tal como é feito com a massa.

Desse modo, as batatas absorvem o sal e ficam temperadas quando são trituradas.

Além disso, considere que nenhuma manteiga, nem outro ingrediente, poderá dar tanto sabor ao seu purê como quando ele é condimentado desde o começo.

10. Não espere até o último minuto

Como muitos outros pratos, o purê de batata é mais saboroso quando consumido recém-feito que se estiver reaquecido. Por fim, uma boa opção é preparar os ingredientes no dia anterior e ferve-lo, condimentá-lo e misturá-lo no dia em que for consumido.