Uvas, medicina natural para seus rins

· 3 de julho de 2015
mo você costuma cuidar dos seus rins? Ensinaremos algumas dicas de como cuidar e prevenir doenças renais com uma fruta incrível e deliciosa, a uva.

Não hesite em comer 15 uvas por dia para aumentar a saúde renal e obter todos os benefícios desta fruta.

Como costuma cuidar dos rins? Bebendo água suficiente? Reduzindo o sal da dieta? Praticando um pouco de exercício todos os dias? Todos estes fatores são básicos para manter uma boa saúde renal.

Entretanto, às vezes, acabamos negligenciando essas simples ações e cometendo alguns excessos, até que um dia o primeiro sintoma acaba aparecendo.

Uma dor na região lombar que irradia para o abdômen, ardor ao urinar, mudança de cor da urina. Todos esses são indicadores de que algo está acontecendo nos rins.

Portanto, por que não melhorar o estilo de vida? Por que não incluir na dieta aquelas uvas sempre saudáveis?

Os benefícios das uvas para os rins

Uvas

Estes dados chamam atenção: segundo a Fundação Americana de Saúde para os rins, uma em cada nove pessoas irá desenvolver qualquer problema renal.

Como uma simples infecção do trato urinário, cólica renal ou algum tipo de doença crônica que, a longo prazo, precisará de medidas extremas como a diálise ou um transplante.

A saúde renal é algo sério que devemos levar em conta na nossa vida diária, já que não só o fator genético determinará o risco de desenvolver alguma doença renal; mas também os hábitos de vida e alimentares são essenciais para o seu bom funcionamento.

Daí a importância de incluir na dieta alimentos, medicamentos e tratamentos adequados para melhorar a saúde; permitindo que os rins continuem filtrando adequadamente o sangue e depurando.

É por isso que recomendamos que, a partir de hoje, considere o consumo regular de uvas; visto que suas propriedades e princípios ativos a tornam uma fruta medicinal adequada para a proteção dos rins.

Leia também: Conselhos para limpar e cuidar dos rins

O poder das sementes de uva para os nossos rins

No momento de consumir as uvas nunca desperdice as sementes. Quer saber por quê?

  • A semente da uva é rica em fenólicos e proantocianidinas, tipos de antioxidantes que fortalecem e podem reverter o dano renal.
  • Outro fato muito interessante sobre as sementes das uvas é que, graças a estes antioxidantes, o betacaroteno, a vitamina C e E, suas propriedades continuam atuando nos rins por até 3 dias; de modo que ajudarão a eliminar toxinas e a melhorar as funções renais.
  • As sementes de uva regulam a pressão arterial, melhoram a circulação e também fortalecem os vasos sanguíneos.
  • De acordo com um estudo publicado na revista Applied Physiology, as sementes de uva e a sua casca ajudam não só a regenerar o tecido renal prejudicado, mas também são uma boa indicação para todas aquelas pessoas com problemas de sobrepeso; já que o excesso de gorduras geralmente traz problemas renais.

sementes-de-uvas

O benefício do suco da uva

  • O suco de uva natural e sem açúcar é uma fonte concentrada de antioxidantes que protege frente ao estresse oxidativo que prejudica os rins.
  • Também não podemos nos esquecer de que é um excelente vasodilatador, adequado para limpar as veias e artérias; protegendo da arteriosclerose, um problema que afeta também os rins.
  • A revista de saúde All 4 Natural Health demonstrou que as uvas cultivadas organicamente, ou seja, as que sabemos que não foram tratadas com pesticidas, são extremamente indicadas para eliminar o ácido úrico e para limpar o fígado e rins de resíduos e toxinas.

Leia mais: Benefícios da semente de uva para a saúde

Como consumir as uvas para cuidar dos rins?

Em primeiro lugar, não podemos nos esquecer de que as uvas contêm açúcar. Portanto, para usufruir ao máximo dos seus benefícios é necessário consumi-las com moderação, seguindo essas simples dicas:

  • Dentro de uma dieta equilibrada, cuja finalidade seja a de melhorar a saúde dos rins e favorecer sua recuperação caso sofra de algum problema. O ideal é consumir 15 uvas ao dia.
  • Qual é o momento ideal para consumir as uvas? No café da manhã. Pode-se incluí-las em uma taça de aveia ou consumir com um iogurte natural sem açúcar. Também é interessante combiná-las com outras frutas.
  • Que tipo de uva é considerado o mais saudável? A vermelha, pois é a que possui uma maior quantidade de antioxidantes.
  • É importante comprar sempre uvas orgânicas, já que não foram tratadas com pesticidas.
  • Consuma sempre a casca e suas sementes.
  • Se optar por fazer um suco natural, não coe depois de prepará-lo. Como foi dito antes, aproveite a casca e suas sementes.
  • As uvas podem ser comidas como sobremesa ou no café da manhã. Tenha em mente que combinam muito bem em saladas, com carnes assadas e inclusive em bruschettas; as quais também podem ser combinadas com verduras e carnes. São deliciosas!

Por isso, não tenha dúvida, cada vez que chegar a temporada de uvas aproveite para consumi-las e cuidar dos rins.

  • Tiemi ABE, L., Vieira DA MOTA, R., Lajolo, F. M., & Genovese, M. I. (2007). Compostos fenólicos e capacidade antioxidante de cultivares de uvas Vitis labrusca L. e Vitis vinifera L. Ciência e Tecnologia de Alimentos27(2).
  • Sataieva, T., & Zukow, W. (2014). The respective effects of ethyl alcohol and grape polyphenols upon the morphological index of rat kidneys. Central European Journal of Medicine9(6), 866-869.
  • Bertelli, A. A., Migliori, M., Panichi, V., Origlia, N., Filippi, C., Das, D. K., & Giovannini, L. (2002). Resveratrol, a component of wine and grapes, in the prevention of kidney disease. Annals of the New York Academy of Sciences957(1), 230-238.