9 formas naturais para combater a dor lombar aguda

Você sabia que as técnicas de respiração, assim como o exercício físico localizado, podem ser muito eficazes tanto para prevenir quanto para melhorar a dor lombar aguda?

Saiba como combater a dor lombar aguda, uma condição muito comum na população, caracterizada por uma sensação de tensão e rigidez na parte inferior das costas.

Seu surgimento está relacionado à má postura, ao estresse e ao excesso de atividade física, ainda que também possa surgir como sintoma de uma doença articular ou muscular.

Quem sofre com esse tipo de dor pode apresentar dificuldades em sua capacidade de movimento, assim como uma sensação contínua de formigamento ou ardor.

Apesar de isso poder diminuir com o consumo de alguns tipos de analgésicos convencionais, existem métodos 100% naturais que oferecem a sensação de alívio sem causar efeitos colaterais.

Visto que todos podem experimentá-la em qualquer momento, a seguir queremos revelar 9 métodos alternativos para combater a dor lombar aguda. Descubra-os!

Conselhos para combater a dor lombar aguda

1. Cuidar da postura

Mulher com má postura no trabalho

Algo tão essencial como cuidar da postura ao caminhar ou permanecer em repouso pode reduzir de forma significativa as contínuas dores lombares.

Ao ficar sentado o ideal é apoiar as costas ou se assegurar de que elas se mantenham retas.

Caso faça alguma atividade que implique levantar uma carga pesada, os joelhos devem permanecer flexionados para oferecer mais suporte às costas.

Isso, entre outras coisas, melhora o desempenho durante as tarefas profissionais e, de fato, aumenta os níveis de energia.

2. Fazer exercícios de respiração

A prática de exercícios de respiração é um dos melhores hábitos para promover a boa oxigenação das células do corpo.

Ao respirar de forma profunda os órgãos recebem um fornecimento extra de oxigênio, o que aumenta a sensação de bem-estar.

Respirar e inspirar profundamente diversas vezes demonstrou ter efeitos positivos no alívio de dores fortes como a da região lombar.

3. Adotar uma rotina de exercícios

Rotina de exercícios

Enquanto o repouso pode ajudar a aliviar a dor quando é muito forte, a prática diária de exercícios físicos e alongamentos pode ser útil para reduzir seu surgimento.

Apesar do descanso favorecer o relaxamento dos músculos tensionados, é necessário executar movimentos simples para reduzir a rigidez e aumentar a força.

Basta dedicar de 15 a 20 minutos diários a atividades simples como caminhar, alongar ou nadar, o que ajuda a trabalhar os músculos que protegem a parte lombar.

4. Fazer compressas frias e quentes

A aplicação de compressas frias e quentes é um dos tratamentos naturais mais antigos para todos os tipos de doenças musculares.

Ambas as temperaturas melhoram a circulação sanguínea, exercem um efeito anti-inflamatório e promovem a redução das dores.

5. Controlar o peso

Manter um peso saudável

O sobrepeso e a obesidade são dois fatores estreitamente relacionados com a recorrência da dor lombar aguda e com as dificuldades nas articulações.

Isso se deve ao fato de que exigem um esforço exagerado dos músculos, visto que os mesmos têm que suportar uma carga que está além de suas capacidades.

A acumulação de gorduras, em especial na cintura, é um fator que influencia este tipo de doenças.

Portanto, é primordial adotar uma dieta saudável e incorporar outros hábitos que ajudem a alcançar um peso ideal.

6. Dormir bem

Um costume simples (e necessário) como dormir entre 7 e 8 horas diárias é um bom remédio para aliviar a tensão que ocorre na parte lombar, no pescoço e nos ombros.

Durante o período de descanso os músculos relaxam e ocorre um processo de oxigenação ótimo, que ajuda a aliviar a dor.

Porém, também é fundamental verificar que mantenhamos uma boa postura ao deitar, já que, do contrário, poderiam ocorrer efeitos adversos.

7. Evitar o consumo de cigarro

Parar de fumar

As toxinas que o cigarro contém diminuem o fluxo sanguíneo para a coluna e, em casos mais graves, aceleram a degeneração dos discos vertebrais.

Os fumantes diretos e passivos têm até três vezes mais probabilidades de sofrer dores nas costas recorrentes em comparação com os que não têm este hábito.

8. Usar uma bola de tênis

A bola de tênis pode ser usada como aliada terapêutico para diminuir a tensão na região inferior das costas.

Basta colocá-la no chão e, depois, deitar-se sobre a mesma sem fazer muita pressão.

Após fazer poucos movimentos, a circulação se ativa e a sensibilidade é reduzida de forma notável.

9. Fazer levantamento de pernas

Mulher fazendo alongamento

O levantamento de pernas é uma simples técnica de relaxamento que pode ajudar a ativar a circulação tanto na região lombar quanto na parte inferior do corpo.

É necessário fazê-lo deitado, em algum lugar cômodo, procurando fazer com que as costas permaneçam erguidas sobre o ponto de apoio.

Ao aplicar estas simples recomendações é possível prevenir e combater a dor lombar aguda, especialmente quando mantivermos estes hábitos de forma constante..

Tenha isso em conta a partir de agora e dê adeus a este sintoma que interrompe suas atividades.

Recomendados para você