10 alimentos que combatem a artrite

· 10 de dezembro de 2016
Para combater a artrite, devemos incluir em nossa dieta aqueles alimentos que nos ajudem a prevenir a inflamação e evitar consumir aqueles que a favoreçam.

Se você sofre com a artrite, é provável que já tenha notado que a dor varia dependendo da sua dieta, nível de atividade e, inclusive, do clima. Conseguir alimentos que lhe favoreçam pode ser um desafio.

Você terá que aprender a adicionar à dieta ingredientes que ajudem a aliviar a dor e melhorar a mobilidade. Também deverá diminuir o consumo daqueles que fazem com que sua situação piore.

A seguir, deixamos uma lista de alimentos que irão ajudá-lo a combater a artrite e melhorarão sua condição.

Lembre-se de que você sempre deve consultar seu médico antes de fazer qualquer mudança importante em sua dieta.

1. Batata-doce contra a artrite

A batata-doce tem muitas vantagens quando comparada com a batata branca, por isso merece ser adicionada ao seu cardápio com regularidade.

Sua cor laranja é um indicador de seu alto teor de betacarotenos, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.

Se você substituir as batatas brancas pelas batatas-doces sempre que tiver a oportunidade, começará a colher os benefícios de todos os seus nutrientes.

Veja também: Como fazer batatas fritas mais saudáveis e rápidas?

2. Banana

banana-contra-artrite

A banana é sempre uma opção saudável, e ainda é um dos melhores alimentos para combater a artrite.

As bananas são ricas em potássio e em um monte de outras vitaminas e minerais como o ácido fólico, a vitamina C e a B6. Tudo isso ajuda a diminuir os efeitos da artrite e mantê-los sob controle.

Além disso, a fibra da banana ajuda o seu sistema digestivo.

3. Manga e maçã

Ainda que a manga seja uma fruta de temporada e, ocasionalmente, cara, é uma opção rica em antioxidantes.

  • Contém uma quantidade alta de vitamina E e betacarotenos. Estes dois elementos demonstraram ser de grande ajuda para que alguns tipos de artrite não piorem.
  • As maçãs, por sua vez, têm muitos benefícios para a saúde, como a redução da tensão nas articulações. Isso pode aliviar os problemas de mobilidade e a dor.

4. Nozes

Nozes-contra-artrite

Existe uma grande quantidade de oleaginosas que podem ajudar a diminuir os níveis de inflamação do seu corpo, já que fornecem gorduras saudáveis. De todas, as nozes são as mais notáveis quanto aos benefícios relacionados à artrite.

A castanha-do-pará e a castanha de caju são boas opções para proporcionar alívio.

5. Soja

Muitos dos produtos de soja podem ser de grande ajuda para a artrite, mas improdutivos para quem tem gota.

A soja pode ser consumida de muitas maneiras diferentes. Porém, são os produtos de soja fermentados, como o missô, o tempeh ou o tofu, que parecem proporcionar a melhor redução de dor e inflamação causados pela artrite.

6. Salmão

salmão-contra-artrite

O salmão está cheio de ácidos graxos ômega 3, por isso é recomendável para aliviar a dor da artrite.

Ainda que qualquer peixe gorduroso também seja uma boa opção para incluir em sua dieta, basta comer salmão duas vezes ou inclusive só uma vez por semana.

Os efeitos do ômega 3 ajudarão a reduzir a inflamação de seu corpo. É importante que você tenha um bom fornecimento de ômega 3 procedente de diferentes fontes diariamente.

7. Pimentões

A vitamina C que os pimentões contêm atua como antioxidante. Por sua vez, ajuda a combater os radicais livres no corpo e a reduzir a inflamação.

Portanto, diminui a dor causada pela artrite. É muito difícil evitar o efeito dos radicais livres, por isso é fundamental ter antioxidantes suficientes para diminuir seu dano.

Os pimentões verdes são uma opção fácil de incluir nas refeições, saladas ou sucos, e nos proporcionam uma injeção de vitaminas instantânea.

8. Chá verde

cha-verde-contra-artrite

Sabe-se bem que o chá verde é uma fonte muito poderosa de antioxidantes.

Além disso, ele contém substâncias específicas que têm efeito direto sobre os níveis de inflamação em seu corpo, por isso se obtém um grande alívio da dor depois de bebê-lo.

Não está claro quanto chá é necessário, mas a maioria dos estudos realizados em voluntários demonstraram que bebê-lo duas vezes por dia é de muita ajuda.

Recomendamos a leitura: 5 surpreendentes causas da inflamação

9. Grãos integrais

São excelentes para reduzir a inflamação, mas não devemos consumir derivados comerciais de pouca qualidade.

Em tal caso, devido ao fato de que comercialmente costuma-se adicionar outros aditivos a produtos de grãos integrais, é possível que piorem os efeitos de sua artrite.

As lentilhas são uma boa alternativa que, além de ser saudável, lhe dará uma sensação de saciedade por mais tempo.

10. Espinafre, tomate e beterraba

Existem mais alimentos que atuam contra os efeitos da artrite. O espinafre é um vegetal cheio de fitonutrientes e fibras.

Os tomates, por sua vez, contêm licopeno, que ajuda a aliviar a dor associada com a artrite (se os cozinharmos, conseguiremos uma maior quantidade de licopeno).

A beterraba tem uma composição singular de antioxidantes que poucos alimentos contêm, a betalaína é muito útil para aumentar as defesas de seu corpo.

Devemos lembrar também que é melhor comprar os alimentos crus e prepará-los em casa, para assim obter todos os benefícios possíveis.