Como fazer batatas fritas mais saudáveis e rápidas?

7 de setembro de 2014
Para que as batatas sejam mais saudáveis, iremos prepará-las em casa e combiná-las a alimentos saudáveis, como vegetais e proteínas. Evitaremos consumi-las com farinhas para não dificultar a digestão.

Quem não gosta de batatas fritas? Porém, de acordo como foram preparadas, as batatas fritas podem ser muito prejudiciais para nossa saúde.

Infelizmente, tendem a ser preparadas com óleos de má qualidade, que além do mais foram usados e reutilizados muitas vezes e sempre em altas temperaturas.

No entanto, não precisamos renunciá-las. Neste artigo, explicaremos como você pode preparar batatas fritas em casa de três maneiras diferentes para que seja uma receita mais saudável para comer de vez em quando.

As batatas fritas que são vendidas

Para que as batatas fritas sejam mais saudáveis, o primeiro passo é preparar as batatas em casa, já que é a única maneira de garantir a qualidade.

Isto permitirá comê-las mais habitualmente acompanhando outros pratos, enquanto que se comermos fora de casa, devemos tentar evitá-las o máximo possível.

As batatas fritas que nos servem em qualquer lugar são prejudiciais pelos seguintes motivos:

  • Foram feitas com óleos de má qualidade (os chamados óleos comestíveis, procedentes de soja transgênica e outros óleos de origem vegetal) que se transformam em gorduras trans ao serem cozidos a altas temperaturas, de modo que causam toxicidade a nosso organismo. Além disso, tendem a ser usados muitas vezes.
  • Estas batatas têm um conteúdo de gordura altíssimo, já que são fritas em óleo abundante.
  • A batata é na verdade uma mistura de purê de batata com outros ingredientes pouco saudáveis.
  • Contêm muito sal refinado.

Descubra: 5 benefícios para a saúde de usar pouco sal em sua comida

Todas estas características contribuem para piorar nossa saúde:

  • Aumentam os níveis de colesterol e triglicerídeos.
  • Contribuem para o sobrepeso e a celulite.
  • Pioram a hipertensão arterial e a retenção de líquidos.
  • Causam acidez, que é a origem de muitas doenças.

patatas-fritas-avlxyz

Passos fundamentais para boas batatas fritas

Para elaborar deliciosas e saudáveis batatas fritas, siga sempre estes passos iniciais:

  1. Consiga batatas de qualidade, se possível orgânicas, e que não tenham brotos.
  2. Use azeite de oliva de primeira pressão a frio.
  3. Tempere com sal marinho fino, mas sem abusar.
  4. Use recipientes livres de teflon, como os de cerâmicas, cristal, aço inoxidável, ferro fundido, etc.

1. Batatas fritas menos ácidas

Um truque culinário que vem do oriente para retirar grande parte da acidez que os alimentos ao serem fritos adquirem, consiste em adicionar azeite, enquanto as batatas fritam, e um par de ameixas umeboshi, que são um alimento medicinal excepcional com muitas propriedades.

Estas ameixas absorvem parte da toxicidade sem alterar o sabor. Não coma as ameixas que foram fritas, mas você pode comer uma fresca depois da refeição, para remediar os efeitos prejudiciais.

Leia também: Remédios com casca de batata que são incríveis

umeboshi-mismisimos

2. Batatas fritas, mas assadas.

Corte as batatas em tiras e as coloque no forno. Antes de assar, pincele-as bem com o azeite de oliva para que fiquem bem crocantes. Desta maneira, você conseguirá batatas assadas que serão quase idênticas às fritas, porém com muito menos óleo.

3. Batatas cozidas e fritas

Outro modo das batatas não absorverem tanta quantidade de óleo consiste em fervê-las primeiramente uns 10 minutos, cortadas já em tiras, para que percam a firmeza.

Depois, deixe escorrer bem para que o óleo não pule. Frite até adquirirem a consistência habitual.

Sugestões nutricionais

A batata é uma fécula, por isso que recomendamos, para uma melhor digestão, combiná-la sempre com algo vegetal (verdura, salada, frutas) e algo de proteína (carne, peixe, ovo, legume).

Além disso, se você fizer esta combinação, os efeitos de seu consumo serão muito mais benéficos para o organismo.

Por outro lado, não recomendamos combiná-las com outras féculas ou farinhas, como sanduíches, pizza, macarrão, etc, já que isso dificultaria a digestão, sobrecarregaria o organismo e contribuiria para a criação de depósitos de gordura indesejados.

patatas-fritas-Leszek.keszcysnki
Conhece a maçã frita?

Finalmente, esta é outra sugestão mais saudável que irá surpreender toda a família. Para isso, corte maçãs em tiras, como se fossem batatas, e frite-as do mesmo modo, adicionando sal também.

Seu sabor doce e sua textura refrescante convertem esta receita em um aperitivo muito original.