5 óleos medicinais que você pode usar contra a congestão nasal

De acordo com as crenças, as inalações com os vapores de óleos essenciais podem ajudar a aliviar alguns sintomas de gripes e resfriados.
5 óleos medicinais que você pode usar contra a congestão nasal

Última atualização: 26 Fevereiro, 2021

A congestão nasal é um sintoma muito incômodo que geralmente se apresenta com as gripes e resfriados, e que pode cursar com outros sintomas, como as dores de cabeça. Portanto, isso pode interferir no dia a dia e causar desconforto. Se às vezes você sente que não consegue respirar, sentindo-se cansado e desesperado por causa da congestão, você pode fazer inalações com os vapores de óleos medicinais ou essenciais, pois isso vai te ajudar a se sentir mais aliviado.

O que é a congestão nasal?

A congestão nasal é uma inflamação dos tecidos moles dentro do nariz. Essa inflamação responde a agentes externos, tais como alérgenos, vírus ou bactérias.

Em muitos casos, é acompanhada por secreção nasal. Quando há um excesso de muco, ele pode descer pela parte de trás da garganta, o que se conhece como gotejamento pós-nasal, e causar dor de garganta.

Óleos medicinais para aliviar a congestão nasal

De acordo com as crenças, as inalações com os vapores de óleos essenciais podem ajudar a aliviar a congestão nasal. Vejamos a seguir como elas são preparadas e quais são os óleos mais comumente escolhidos.

1. Óleo essencial de eucalipto

Acredita-se que o óleo essencial de eucalipto ajude a reduzir a inflamação nas vias aéreas e a expelir o muco.

Ingredientes

O que fazer?

  • Pegue uma panela e aqueça o equivalente a duas xícaras de água.
  • Espere ferver e adicione o óleo de eucalipto. Desligue o fogo e despeje a mistura em um recipiente de boca larga.
  • Coloque uma toalha atrás da cabeça e incline o rosto em direção ao recipiente, com muito cuidado, para respirar os vapores. O ideal é manter uma distância de aproximadamente 15 centímetros para evitar se queimar.

2. Óleo essencial de lavanda

São atribuídas propriedades calmantes, antifúngicas, antibacterianas e analgésicas ao óleo de lavanda, que é usado com frequência na aromaterapia.

Diz-se que misturá-lo com o óleo de amêndoas ajudaria a aliviar os sintomas de gripes e resfriados, bem como a congestão nasal.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 2 gotas de óleo de amêndoa

O que fazer?

3. Óleo essencial de tomilho

Assim como ocorre com outros óleos medicinais, são atribuídas propriedades antibacterianas e antioxidantes ao óleo de tomilho. Além disso, diz-se que ele pode fortalecer os sistemas imunológico e respiratório.

Ingredientes

  • 3-4 gotas de óleo essencial de tomilho
  • 2 xícaras de água (500 ml)

O que fazer?

  • Pegue uma panela e aqueça o equivalente a duas xícaras de água. Assim que a água ferver, adicione uma colher de sopa de óleo essencial de tomilho.
  • Aproveite os vapores. Lembre-se de colocar uma toalha sobre a cabeça para poder inalar os vapores e limpar as vias respiratórias.

Descubre: 3 maneiras de usar o tomilho para combater a bronquite

4. Óleo essencial de hortelã

hortelã tem um aroma muito pungente. Acredita-se que com algumas gotas, misturadas ao óleo de jojoba, as vias respiratórias poderiam ser desobstruídas mais facilmente.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã
  • 2 gotas de óleo de jojoba

O que fazer?

  • Em um recipiente, misture ambos os óleos.
  • Aplique a mistura no pescoço e no peito, esfregando suavemente até sentir a pele absorver a mistura completamente.

5. Óleo essencial de orégano

Geralmente se diz que a infusão de orégano pode ajudar a tratar gripes e resfriados. Por isso, há quem considere que o uso do seu óleo essencial também poderia ser útil.

Ingredientes

  • 3-4 gotas de óleo essencial de orégano
  • 2 xícaras de água (500 ml)

O que fazer?

Para fazer nebulizações com este óleo, você só precisa fazer o mesmo procedimento indicado anteriormente com o óleo de eucalipto e tomilho.

  • Ferva a água e adicione uma colher de sopa de óleo de orégano
  • Despeje a mistura em um recipiente de boca larga, coloque uma toalha atrás da cabeça e incline o rosto a cerca de 15 centímetros do recipiente.
  • Inale os vapores profundamente e você verá que, em poucos minutos, a congestão nasal desaparecerá.

Leia: Como preparar óleo de orégano caseiro e quais são os seus benefícios?

É importante observar que todos os óleos medicinais ou essenciais devem ser usados ​​em pequenas quantidades e sempre diluídos em água ou em óleo transportador. Se forem usados ​​concentrados, sem diluir, eles podem causar reações adversas ainda mais intensas.

Antes de recorrer ao uso de qualquer remédio natural, o ideal seria consultar o seu médico. Isso inclui questões como a aromaterapia.

Em caso de pele sensível, dermatite ou algum problema de pele, evite aplicar óleos medicinais sem a autorização do seu médico.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como eliminar a congestão nasal rapidamente

Frequentemente, este é um sintoma que indica gripe, um resfriado ou outras doenças. Saiba como eliminar a congestão nasal rapidamente neste artigo.