5 óleos medicinais que você pode usar contra a congestão nasal
Em caso de complicações, a congestão nasal pode causar infecções respiratórias, por isso é essencial saber como tratá-la a tempo.

Quando temos um resfriado, uma gripe ou uma doença respiratória, a presença da congestão nasal é muito comum. Este é um sintoma muito chato que não nos deixa respirar e, em alguns casos, até causa dor de cabeça.
Caso você tenha a sensação de que não consegue respirar, sente-se cansado e desesperado devido ao congestionamento, escolha alternativas naturais para aliviar esse sintoma. Neste caso, recomendamos o uso de óleos essenciais que ajudarão você a sentir um alívio imediato.
Como ocorre a congestão nasal?
A congestão nasal ocorre quando os tecidos moles dentro do nariz ficam inflamados. Esta inflamação responde a agentes externos, como alérgenos, vírus ou bactérias.
Em muitos casos, a congestão é acompanhada de corrimento nasal excessivo, causando dores de garganta.
Confira também esses Óleos essenciais para se acalmar
Óleos medicinais para aliviar a congestão nasal
1. Óleo essencial de eucalipto
Esse remédio ajudará a reduzir a inflamação nas vias aéreas e a expulsar o excesso de muco dos pulmões. O óleo essencial de eucalipto tem propriedades antioxidantes e também fortalece o sistema imunológico.
Ingredientes
- 3-4 gotas de óleo essencial de eucalipto (14 g)
- 2 xícaras de água (500 ml)
O que fazer?
- Aqueça meio litro de água em uma panela.
- Espere ferver e adicione o óleo de eucalipto. Desligue o fogo e despeje a mistura em um recipiente de boca larga.
- Coloque uma toalha sobre a cabeça e incline o rosto na direção do recipiente. Faça isso com muito cuidado para que você possa respirar o vapor sem se queimar.
2. Óleo essencial de lavanda
O óleo de lavanda tem propriedades antifúngicas, antibacterianas, desintoxicantes e propriedades analgésicas, e é muitas vezes utilizado na aromaterapia.
Ingredientes
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
- 2 gotas de óleo de amêndoa
O que fazer?
- Em um recipiente misture ambos os óleos.
- Em seguida, aplique-os diretamente no peito, pescoço e costas.
Aplicar este óleo topicamente é muito bom para tratar o resfriado, gripe, tosse e a congestão nasal. Ele ajudará a soltar o muco acumulado nos pulmões e nas vias aéreas.
3. Óleo essencial de tomilho
O óleo de tomilho tem propriedades antibacterianas e antioxidantes. Ele ajudará a fortalecer os sistemas imunológico e respiratório. É frequentemente utilizado para tratar os sintomas do resfriado, como tosse, dor de garganta e congestão nasal.
O óleo essencial de tomilho também pode ser usado na aromaterapia para aliviar a dor de garganta.
Conheça nesse artigo as Propriedades e benefícios do tomilho
Ingredientes
- 3-4 gotas de óleo essencial de tomilho
- 2 xícaras de água (500 ml)
O que fazer?
- Aqueça meio litro de água em uma panela. Quando a água estiver fervendo, adicione o óleo essencial de tomilho.
- Finalmente, faça nebulizações com a mistura. Lembre-se de colocar uma toalha sobre sua cabeça para que você possa inalar o vapor e limpar suas vias aéreas.
4. Óleo essencial de hortelã
A hortelã tem um aroma muito penetrante e o uso tópico desse óleo essencial permitirá que as vias respiratórias se dilatem. Aplique-o todas as noites antes de dormir até aliviar a congestão nasal.
Ingredientes
- 2 gotas de óleo essencial de hortelã
- 2 gotas de óleo de jojoba
O que fazer?
- Em um recipiente, misture ambos os óleos.
- Aplique a mistura no pescoço e no peito, esfregando suavemente até sentir a pele absorver a mistura completamente.
5. Óleo essencial de orégano
Normalmente, a infusão de orégano é usada para tratar o resfriado e a gripe devido às suas propriedades medicinais. O mesmo vale para o óleo essencial.
Ingredientes
- 3-4 gotas de óleo essencial de orégano
- 2 xícaras de água (500 ml)
O que fazer?
Para fazer nebulizações com este óleo, você só precisa fazer o mesmo procedimento indicado anteriormente com o óleo de eucalipto e tomilho.
- Ferva a água e adicione o óleo de orégano.
- Despeje a mistura em um recipiente de boca larga, coloque uma toalha sobre a cabeça e incline o rosto até ficar perto do recipiente (a 15 cm aproximadamente).
- Inale o vapor e você verá que em alguns minutos a congestão nasal aliviará.
Ao aplicar qualquer um desses tratamentos com frequência, seus sintomas serão aliviados em pouco tempo. Lembre-se de visitar um médico se o congestionamento não diminuir dentro de uma semana. Além disso, evite se expor a odores fortes ou alérgenos que piorem o desconforto.