Como curar a tosse seca em crianças  

· 22 de agosto de 2018
Embora a tosse seja um mecanismo de defesa do corpo humano, se a tosse seca na criança for persistente e não diminuir, deveremos ir a um especialista

A tosse seca em crianças não gera muco, mas tende a causar irritação e, se os sintomas não forem tratados, pode piorar. É uma condição muito comum em crianças menores de 10 anos, e episódios podem ocorrer várias vezes por ano, por diferentes razões.

Esta condição afeta crianças e adultos. Às vezes é um mal necessário, já que permite a expulsão de um corpo estranho, uma substância ingerida, ou pode ser a manifestação de uma doença.

Embora a tosse seca tenha sido rotulada como uma doença, é um mecanismo natural que o corpo usa para limpar as vias aéreas.

Causas da tosse seca

A tosse seca em crianças pode dar febre

As causas da tosse seca podem ser muito variadas, mas a principal é a inflamação por rinite, bronquite e laringite, entre outras.

Além disso, algumas situações especiais podem gerar episódios de tosse seca, sem que uma doença esteja envolvida. É o caso de ambientes contaminados por fumaça de tabaco, umidade excessiva ou mudanças súbitas de temperatura.

Algumas das causas mais comuns que produzem tosse seca em crianças são as seguintes:

  • Ambientes muito frios ou secos
  • Lugares com aparelhos de ar condicionado
  • Odores fortes
  • Reações alérgicas
  • Espaços onde há uma grande quantidade de poeira
  • Irritação nas vias respiratórias por causa de um resfriado ou gripe
  • Por consequência de doenças do refluxo gástrico

Muitas vezes os pais procuram remédios para combater a tosse seca em crianças. Seja com um tratamento natural ou um medicamento, a intenção é aliviar o desconforto do seu filho.

Leia também: Como preparar um remédio com cebola para aliviar a tosse, a gripe e as alergias

Tratamentos naturais para acalmar a tosse seca em crianças

Existem vários remédios naturais para aliviar os sintomas da tosse seca em crianças, que podem confortá-las e fazê-las se sentirem melhor.

Consumir muito líquido

A ingestão de líquidos durante o período de desconforto respiratório é essencial para melhorar os sintomas irritantes.

Dar à criança muita água, várias vezes ao dia, é uma maneira de manter as mucosas úmidas. Deve ser tomada à temperatura ambiente: isso minimizará a tosse de forma eficaz.

Banhos de vapor

Os banhos de vapor são outra maneira de ajudar seu filho. Para um melhor resultado, a criança deve respirar o vapor, se possível, por 20 minutos. Isso ajudará a reduzir a irritação, e a umedecer o trato respiratório.

Certifique-se antes de que a temperatura não esteja muito alta para evitar queimaduras.

Sucos de fruta não cítricas

Sucos de fruta não cítricas para curar a tosse seca em crianças

É importante que os sucos que você dê ao seu filho durante esses episódios não sejam à base de cítricos e nem estejam muito quentes, pois geram mais muco.

Não se esqueça de que o trato respiratório é parte da pele. Assim, a mucosa, como o resto da derme, deve ser tratada à temperatura ambiente.

Umidificador

Coloque um umidificador no quarto da criança, ligue-o e mantenha-o funcionando por alguns minutos, enquanto seu filho não estiver presente. A ideia é que a criança tenha o quarto úmido e quente.

Você pode colocar uma essência de eucalipto ou louro: o cheiro vai ajudar a limpar as vias respiratórias e a relaxar enquanto dorme.

Mistura de mel com limão

Dê ao seu filho uma colher pequena de mel com algumas gotas de limão antes de dormir, e você notará como alivia os episódios de tosse seca.

É normal que a tosse aumente à noite, isso acontece pela posição horizontal em que o corpo está. Por isso, a sensação de sufocamento e irritação das membranas mucosas aumenta.

Veja também: Bicarbonato de sódio e água, uma solução perfeita para curar e limpar a garganta

Receita de xarope natural para tratar a tosse seca

O limão, embora seja uma fruta cítrica, ajuda a alcalinizar o corpo rapidamente. O mel, por sua vez, ajuda na eliminação de bactérias e hidrata a garganta.

Ingredientes

  • 1 xícara de mel (336 g)
  • ½ xícara de água (125 ml)
  • 1 limão

Preparo

  • Coloque o mel em uma panela e aqueça em fogo baixo (não deixe ferver, pois perderá suas propriedades).
  • Coloque a água, e o limão inteiro em um recipiente previamente lavado.
  • Cozinhe o limão por 3 minutos ou até que fique mole.
  • Retire o limão do fogo, coe a água, e deixe esfriar. Em seguida, corte o limão em fatias e retire as sementes.
  • Ponha o limão no mel que está aquecido, e cozinhe à baixa temperatura por uma hora.
  • Após o tempo indicado, retire a mistura do fogo e coe as fatias de limão.
  • Finalmente, deixe esfriar e despeje em um frasco esterilizado com tampa.

Este xarope pode ser tomado por crianças e adultos, uma vez que é ideal para acalmar a tosse seca. Os pequenos da casa podem ingerir meia colher de chá, três vezes ao dia. Os adultos podem tomar uma colher quantas vezes julguem necessário.

É muito importante monitorar a frequência da tosse seca em crianças. Se depois de um tempo, e depois de aplicar estes tratamentos não melhorar, você deve levar seu filho a um especialista.