Você tem congestão nasal? Diga adeus com estes 7 remédios com plantas

1 de novembro de 2019
Se você sofre de congestão nasal, tente incluir em suas receitas especiarias picantes, como pimenta caiena, para ajudar a eliminar o muco e melhorar a respiração. 

A congestão nasal é um sintoma comum em casos de resfriados, alergias, gripes, etc… Embora faça parte do processo de desintoxicação e cura do nosso corpo, quando você tem congestão nasal isso pode ser muito desconfortável na rotina diária.

Neste artigo compartilhamos 7 remédios à base de plantas para tratar congestão nasal. Propomos diferentes métodos para dizer adeus a esse sintoma através de infusões, massagens e vaporizações.

7 remédios naturais que ajudam quando você tem congestão nasal 

1. Sementes de mostarda 

A mostarda não é apenas um molho para temperar nossas receitas. As sementes desta planta são um remédio curativo usado desde os tempos antigos por suas propriedades vasodilatadoras, circulatórias, analgésicas, etc… É um excelente tratamento natural para limpar as vias aéreas quando você tem congestão nasal.

Primeiramente, podemos consumir sementes de mostarda em infusões ou caldos de legumes. Também podemos aplicar o óleo de mostarda, mas sempre diluído em outro óleo vegetal, como o de amêndoas, gergelim ou óleo de coco.

Descubra: 7 formas naturais de criar defesas para evitar doenças respiratórias e gripe

2. Gengibre para congestão nasal

Bebida de gengibre para a congestão nasal

O gengibre é um remédio muito eficaz que pode ajudar quando você tem congestão nasal; também podemos tirar proveito de suas propriedades para evitar outros sintomas frequentes de gripes e resfriados. Além de ser um antibiótico natural, ajuda a eliminar o muco e a descongestionar as vias aéreas.

Podemos consumi-lo de várias maneiras, cru, em pó, sucos, infusões, batidos, etc… No entanto, também podemos colocar seu óleo em um difusor de aromaterapia. Dessa forma, melhoraremos nossa respiração enquanto desfrutamos de seu aroma especial.

3. Aloe vera 

A aloe vera é uma planta medicinal com tantos benefícios que recomendamos sempre tê-la em casa. Possui múltiplos usos, interna e externamente, destacando-se por suas virtudes anti-inflamatórias, hidratantes, protetoras e regeneradoras, entre outras.

A aloe vera também é útil se você tiver congestão nasal, pois pode ajudar a aliviar o nariz entupido. Para fazer isso, podemos misturar a aloe vera natural com água, em partes iguais, e usá-la como um spray nasal. Também podemos consumi-la em sucos, misturados com frutas.

4. Pimenta caiena 

Se você gostar de comida apimentada, já sabe o efeito descongestionante que a pimenta caiena causa de modo imediato. No entanto, nem todos os condimentos picantes têm as mesmas propriedades. Entre eles, é altamente recomendável esta pimenta.

Esse tempero facilita a eliminação do muco e aumenta a temperatura do corpo, entre outras propriedades terapêuticas. Se não tivermos o hábito de consumir comidas apimentadas, podemos começar a adicioná-la em quantidades muito pequenas aos nossos ensopados, depois aumentar gradualmente.

5. Hissopo 

Pimenta ajuda a aliviar a congestão

O hissopo (Hyssopus officinalis) é uma planta medicinal com propriedades mucolíticas e expectorantes. Nesse sentido, é um remédio para aliviar a congestão nasal e nos permite tratar gripes, faringites, sinusites, alergias, etc…

Podemos tomá-lo em infusão, extrato ou cápsulas, sempre de acordo com as indicações do fabricante. Também podemos usar topicamente o seu óleo essencial. Como curiosidade, é também uma planta aromática culinária, embora menos conhecida que outras, que podemos usar como condimento.

Não perca: Como tomar própolis ao sentir os primeiros sintomas de gripe e resfriado

6. Óleo essencial de pinho 

Os óleos essenciais são remédios naturais que nos permitem tratar diferentes sintomas e distúrbios de maneira eficaz e prática, enquanto desfrutamos de seu delicioso aroma. No entanto, precisamos conhecer bem suas propriedades e maneiras de usá-los.

Se você tiver congestão nasal, poderá optar pelo óleo essencial de pinho. Este óleo alivia a congestão nasal e ajuda a prevenir condições como sinusite, asma, bronquite, etc…

Sem dúvida alguma, a maneira mais rápida de usar esse óleo essencial é aplicar algumas gotas nas narinas e sobrancelhas. Dessa maneira, obtemos um efeito descongestionante imediato. Também podemos usar um difusor de óleo na sala de nossa casa, ou onde estivermos. Se quisermos multiplicar seu efeito curativo, podemos combiná-lo com o óleo de hissopo.

7. Vaporizações de eucalipto ajudam a aliviar quando você tem congestão nasal

A vaporização de eucalipto é um método antigo de descongestionar as vias aéreas em geral. Ao respirar o vapor da decocção desta planta, facilitamos a respiração e favorecemos a eliminação do muco.

Finalmente, podemos fazer a vaporização uma vez por dia, por exemplo, antes de dormir. Recomendamos permanecer por 5 minutos, e colocar uma toalha na cabeça para melhor concentrar os vapores.

Então, você gostou desse artigo? Conte para nós qual é o método mais efetivo para você. Lembre-se também de consultar um médico antes de experimentar qualquer tratamento, pois mesmo que sejam naturais, nem todos podem ser adequados para a sua condição.

 

  • Stewart, M., Ferguson, B. J., & Fromer, L. (2010). Epidemiology and burden of nasal congestion. International Journal of General Medicine. https://doi.org/10.2147/IJGM.S8077
  • Ali, B. H., Blunden, G., Tanira, M. O., & Nemmar, A. (2008). Some phytochemical, pharmacological and toxicological properties of ginger (Zingiber officinale Roscoe): A review of recent research. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2007.09.085
  • Millet, Y., Jouglard, J., Steinmetz, M. D., Tognetti, P., Joanny, P., & Arditti, J. (1981). Toxicity of some essential plant oils. Clinical and experimental study. Clinical Toxicology. https://doi.org/10.3109/15563658108990357