Creme regenerador de aloe vera muito fácil de preparar

O aloe vera é uma das plantas mais utilizadas na produção de diversos produtos cosméticos, como cremes regeneradores, por exemplo.
Creme regenerador de aloe vera muito fácil de preparar

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

Recentemente, virou moda fazer seus próprios cremes caseiros para o cuidado do rosto ou do corpo, levando em conta que, ao serem preparados com ingredientes naturais, podem ser muito mais benéficos para a saúde da pele. Por isso, há quem opte por fazer o seu próprio creme regenerador de aloe vera.

Não é segredo para ninguém que o aloe vera é uma das plantas mais utilizadas no mundo da cosmética. Dizem que ajuda acima de tudo a hidratar e nutrir a pele, além de reduzir cicatrizes recentes.

Para que serve um creme regenerador?

Mulher passando um creme regenerador

Dizem que um creme regenerador ajuda a nutrir e cuidar da pele para restaurar sua elasticidade, firmeza e luminosidade. Não é uma “solução” definitiva para os problemas que a epiderme pode apresentar, mas sim uma contribuição extra para que tenha um bom aspecto.

Geralmente, esse tipo de produto é aplicado à noite, quando a pele pode aproveitá-lo melhor, através de seus próprios mecanismos naturais.

Quanto à aplicação dependendo da idade, é algo um tanto opcional, de certa forma. Há quem comece a cuidar mais da pele a partir dos 25 anos e outras pessoas a partir dos 30 ou mais.

Além de levar em conta a idade com que passamos a cuidar mais da pele com mais cuidado, é importante lembrar que os bons resultados só aparecem se aplicarmos o creme regenerador dentro de uma rotina de cuidados adequada.

Creme regenerador de aloe vera

Existem várias receitas caseiras para preparar um creme regenerador de aloe vera. Em algumas, o ingrediente principal é misturado com outro, como óleo de rosa mosqueta, óleo de coco virgem ou óleo de amêndoa. Contudo, em outros casos, o aloe vera tem destaque total.

Na receita que vamos comentar a seguir, decidimos aproveitar as propriedades de vários ingredientes para obter uma fórmula muito nutritiva para a pele.

Aloe vera e seus benefícios para os cabelos danificados

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de gel de aloe vera (45 ml).
  • 1 colher de manteiga de cacau (20 g).
  • 1 xícara de óleo de amêndoa (250 ml).
  • 3 colheres de sopa de cera de abelha natural (45 g).
  • Gotas de óleos essenciais naturais (a gosto).

Utensílios

  • Recipiente para o creme.
  • Pote de vidro hermético.

Nota: Se você não tiver uma planta de aloe vera (babosa) em casa, pode pedir algumas folhas para um vizinho que a tenha ou comprar uma planta para você. Você verá que ela tem mais possibilidades de uso do que se pode pensar.

Modo de preparo

  • Para preparar o seu creme regenerador de aloe vera, você vai precisar cortar as folhas em pequenos pedaços. Uma vez feito isso, terá que remover a polpa ou gel do interior da folha. Para isso, corte os pedaços ao meio e raspe o interior com uma colher.
  • Quando tiver a polpa de aloe vera, você irá colocá-la no recipiente de vidro hermético e adicionar a manteiga de cacau e o óleo de amêndoas. Em seguida, também inclua a cera de abelha.
  • Quando o recipiente estiver cheio, você irá aquecê-lo em banho-maria. Depois, deixe na água quente por alguns minutos e espere os ingredientes amolecerem e derreterem.
  • Quando tudo estiver pronto, você poderá remover o pote de vidro do banho-maria (com muito cuidado para não se queimar) e então agitá-lo para misturar os ingredientes.
  • Caso você não goste da textura ou ela tenha ficado muito cheia de caroços, você pode usar um liquidificador para misturar melhor os ingredientes uns aos outros.
  • Quando o creme estiver pronto, é a hora de adicionar as gotas do óleo essencial que você tiver escolhido. Com a mistura ainda quente, separe e coloque o seu creme nos recipientes escolhidos para armazená-lo.
Creme regenerador de aloe vera

Considerações finais

Deixe o creme esfriar e a parte que não será usada de imediato deve ser mantida na geladeira. Dessa forma, não perderá suas propriedades e durará mais tempo, já que os cremes naturais normalmente “perdem a validade” antes de qualquer creme industrializado.

Como vimos, fazer um creme regenerador de aloe vera é muito simples. Com apenas uma série de ingredientes que não serão difíceis de encontrar, podemos cuidar da nossa pele à noite com um produto completamente natural.

E aí? Você aceita o desafio de fazer o seu próprio creme regenerador de aloe vera? Você já fez algum outro tipo de produto natural? A satisfação de fazer seus próprios cosméticos, sem dúvida, é inestimável.

Pode interessar a você...
Como combater a digestão lenta com preparações à base de aloe vera
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como combater a digestão lenta com preparações à base de aloe vera

Confira receitas de sucos que ajudarão você a manter uma dieta equilibrada, a melhor forma de evitar digestões lentas, azia e desconforto.



  • Khorasani, G., Hosseinimehr, S. J., Azadbakht, M., Zamani, A., & Mahdavi, M. R. (2009). Aloe versus silver sulfadiazine creams for second-degree burns: A randomized controlled study. Surgery Today. https://doi.org/10.1007/s00595-008-3944-y
  • Muller, M. J., Hollyoak, M. A., Moaveni, Z., Brown, T. L. H., Herndon, D. N., & Heggers, J. P. (2003). Retardation of wound healing by silver sulfadiazine is reversed by Aloe vera and nystatin. Burns. https://doi.org/10.1016/S0305-4179(03)00198-0
  • Shahzad, M. N., & Ahmed, N. (2013). Effectiveness of Aloe Vera gel compared with 1% silver sulphadiazine cream as burn wound dressing in second degree burns. Journal of the Pakistan Medical Association.