Creme de vitamina C: antioxidante e regenerador cutâneo

· 24 de maio de 2018
Você sabia que incluir em sua rotina diária cremes e produtos cosméticos ricos em vitamina C pode ser uma grande alternativa para combater o efeito dos radicais livres na pele? 

Os especialistas da saúde e em dermatologia são conscientes da importância de cuidar e estimular a saúde da pele. Por isso, passam anos investigando quais são os melhores produtos para o seu cuidado. Hoje, falaremos sobre o creme de vitamina C.

Nesse sentido, as loções, cremes, soros, ampolas, leites, espumas, etc, vêm para complementar o cuidado que damos a nossa pele com uma boa alimentação e uma ingestão apropriada de água.

Entre todos os produtos para o cuidado da pele, o creme de vitamina C é um dos mais recomendados pelos especialistas.

Além de manter a pele hidratada, conta com várias propriedades. Estas fazem com que seja considerado um dos produtos básicos para manter uma superfície cutânea em perfeito estado. É ideal para nos proteger de todos os efeitos negativos que os agentes que se encontram no exterior possam nos causar.

O que é e para que serve a vitamina C? 

Cápsulas de vitamina C

O ácido ascórbico, que conhecemos comumente como vitamina C, é uma substância essencial e necessária para o adequado funcionamento do corpo humano. Esta vitamina hidrossolúvel que se deriva do metabolismo da glicose é indispensável para ter uma pele saudável.

Intervém na síntese do colágeno, de proteínas, de lipídios, de norepinefrina, de serotonina, de L-carnitina e além disso, intervém no metabolismo da histamina, a tirosina e a fenilalanina. Também participa na formação de vitamina E, necessária para uma pele macia, suave, saudável e elástica.

O organismo humano não conta com a capacidade de produzir, nem acumular por muito tempo o ácido ascórbico. Por essa razão, esta vitamina deve ser obtida por meio dos alimentos, suplementos ou cremes, entre outros. Assim assegura-se uma administração adequada e mantemos o nível ótimo desta importante substância.

  • Sua concentração máxima no corpo pode ser obtida em órgãos como o fígado, o cérebro, o baço, as glândulas suprarrenais, a tireoide e o olho (principalmente no humor vítreo).
  • Na pele também podemos encontrar ácido ascórbico, mas em baixo nível, por isso é necessário aplicar produtos que possam oferecer um aporte direto de vitamina C a este grande órgão protetor.

Por que podemos nos beneficiar de um creme de vitamina C?

Cápsula de vitamina C

Entre as propriedades mais importantes do ácido ascórbico se ressalta sua função como potente antioxidante, além de ser um excelente regenerador de células cutâneas.

Esta qualidade como antioxidante também serve para proteger a pele do envelhecimento precoce causado pela radiação solar.

Se aplicarmos cremes com um conteúdo adequado de ácido ascórbico na superfície de nossa pele, poderemos obter benefícios antioxidantes.

Desta forma, conseguiremos:

  • Evitar os efeitos dos radicais livres no metabolismo das células cutâneas, reduzindo o aparecimento precoce de sinais de envelhecimento.
  • Prevenir o aparecimento de manchas de cor marrom, as linhas de expressão marcadas ou as rugas.
  • Além disso, ao ser um elemento essencial da síntese do colágeno, tem a propriedades de regenerar as células cutâneas, devolvendo à pele sua característica flexibilidade e tonicidade.

Esta vitamina também traz luminosidade para a pele. Por estas e outras razões, passou a ser um dos componentes principais dos produtos dermatológicos, com uma concentração mínima de 5%.

Os cremes com vitamina C alcançaram um nível de popularidade muito alto no cuidado da pele feminina, especialmente no desejo de antienvelhecimento.

A seguir veremos alguns dos produtos cuja formulação pode oferecer um conteúdo de vitamina C:

Diferentes produtos para a pele com vitamina C

1. Formulação em creme

Não é de estranhar que possamos encontrar no mercado produtos com uma concentração de ácido ascórbico em sua forma mais pura. Estes são capazes de reparar a estrutura cutânea com grande eficácia.

  • Devolvem o brilho da pele, reduzem as rugas e manchas de forma notável.

2. Séruns

Sérum com vitamina C

O mercado de cosméticos também lançou séruns capazes de oferecer uma hidratação máxima, prevenindo e reduzindo os sinais de envelhecimento.

  • Estes produtos servem, fundamentalmente, para estimular a produção de colágeno, tão importante na meia idade.

Pesquise todas as opções que tem ao seu alcance e pense quais são as que melhor se encaixam para você, de acordo com o seu tipo de pele e preferências.