Beber água todos os dias ajuda a curar diferentes transtornos

É importante ressaltar o fato de que beber água será sempre muito mais benéfico em jejum e fora das refeições, já que assim não poderá interferir no processo digestivo.

Você sabia que poderíamos melhorar ou curar diversos transtornos de saúde com o simples bom hábito de beber água todos os dias fora das refeições?

Estamos cansados de ouvir esta recomendação dos médicos, nutricionistas ou de algum amigo ou familiar e, porém, temos dificuldade em conseguir manter este hábito.

Neste artigo enumeraremos todos os problemas de saúde que desapareceriam de nossas vidas se bebêssemos pelo menos um litro e meio de água por dia.

Você vai se surpreender e vai começar a beber hoje mesmo!

O que podemos curar ao beber água todos os dias?

A seguir enumeraremos os transtornos que podemos melhorar ou inclusive curar se adquirirmos o bom hábito de beber água todos os dias na quantidade recomendada.

Prisão de ventre

Beber água todos os dias ajuda a prevenir a prisão de ventre

Em muitos casos, em especial quando mantemos uma alimentação equilibrada e rica em fibras, a prisão de ventre pode estar relacionada a uma falta de hidratação.

  • Ao beber mais água facilitamos a evacuação.
  • Se nossas fezes são redondas, secas e pequenas, é possível que beber mais água nos ajude a superar a prisão de ventre sem a necessidade de tomarmos laxantes.

Problemas de pele

Os problemas de pele como a acne, as impurezas, os eczemas ou o ressecamento podem ser tratados bebendo mais água fora das refeições.

  • A água nos ajuda a arrastar as toxinas que se acumulam no organismo para fora dele, e de acordo com a genética e outras questões, elas podem sair do corpo através dos poros da pele.
  • Ao bebermos água, facilitamos que estas toxinas saiam do organismo através da urina.

Cálculos renais

Beber água todos os dias previne os cálculos renais

A primeira recomendação dos médicos para prevenir o surgimento de cálculos ou pedras nos rins é a de beber, pelo menos, dois litros de água pobre em sódio todos os dias.

Deste modo aumentaremos a produção de urina e impediremos a cristalização progressiva dos cálculos, e facilitaremos assim que essas pequenas areias sejam eliminadas.

Todas as pessoas com predisposição a desenvolver cálculos renais, por antecedentes pessoais ou familiares, deveriam levar este hábito muito a sério.

Sobrepeso

Beber água ajuda a perder peso por diferentes motivos:

  • Permite eliminar o excesso de líquidos que se acumula em nosso organismo e que nos faz ganhar peso e volume.
  • Acelera o metabolismo e, portanto, a queima de calorias.
  • Melhora o processo digestivo e a assimilação de nutrientes.
  • Facilita a evacuação intestinal.
  • Diminui o apetite e a ansiedade por comer a qualquer hora.
  • Aumenta a sudorese e a eliminação de toxinas e líquidos.

Hipertensão arterial

Beber água todos os dias ajuda a prevenir a hipertensão

As pessoas que estão preocupadas porque sofrem de hipertensão arterial devem saber que se se acostumassem a beber água em pequenos goles durante o dia poderiam regular a pressão arterial sem a necessidade de tomar nenhum tipo de remédio.

  • Isso acontece graças ao fato de que aumentamos a produção de urina.
  • Sempre devemos ter em conta que, para evitar a medicação ou outros tratamentos, é preciso manter uma alimentação equilibrada e pobre em sódio, assim como evitar o estresse e o nervosismo.

Envelhecimento

O envelhecimento ocorre como consequência do dano que os radicais livres causam em nosso organismo. Porém, dentre outros fatores, se caracteriza por uma perda gradual da água que temos em nosso corpo.

O recém nascido tem 80% de água, o adulto tem uma redução até 70%, e uma pessoa idosa até 60%.

  • Neste sentido, beber água nos ajuda a atrasar este processo de desidratação e envelhecimento.
  • Isso é alcançado tanto a nível externo, para prevenir o surgimento de rugas e flacidez da pele, quando a nível interno, para evitar o envelhecimento das células que nos predispõem a sofrer de doenças crônicas e degenerativas.

Quando e como devemos beber água?

Para que ela desempenhe em nosso organismo uma função terapêutica, devemos saber que é imprescindível beber água todos os dias com o estômago vazio, ou seja, fora das refeições.

Se não fizermos isso, não será tão benéfica e pode prejudicar o processo digestivo.

  • O momento mais adequado para beber água é em jejum. O resto pode ser tomado ao longo da manhã e da tarde.
  • Se você tem problemas para pegar no sono é melhor evitar beber água a partir do meio da tarde.
  • Tome um litro e meio ou dois litros de água ao longo do dia em pequenos goles.
Recomendados para você